Este Artigo sobre a Revolta do Vintém e a Revolta dos Vinte Centavos foi escrito pelo prof. Michel Goulart, editor do site História Digital.

Revolta dos Vinte Centavos

Manifestação no centro do Rio de Janeiro, em 2013

Do Vintém aos Vinte Centavos

As manifestações populares que estamos vivenciando nos últimos dias vêm mobilizando milhares de pessoas em todo o país. O início foi marcado pelo protesto contra o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo, mas adquiriu proporções bem maiores, em parte por causa das redes sociais e o seu potencial mobilizador. Talvez alguns não saibam, mas protestos contra o aumento de tarifas em transportes coletivos não são novidades na história do Brasil. Neste sentido, vamos destacar a Revolta do Vintém, Greve da Meia Passagem e a atual Revolta dos Vinte Centavos.

A Revolta do Vintém foi um protesto que ocorreu entre 1879 e 1880, nas ruas do Rio de Janeiro, contra a cobrança de vinte réis, ou seja, um vintém, nas passagens dos bondes. Este aumento foi instituído pelo ministro da fazenda Afonso Celso de Assis Figueiredo, o Visconde de Ouro preto. O protesto mobilizou em torno de 5 mil pessoas. Aos gritos de “fora o vintém!”, a população espancou os condutores, esfaqueou os burros, virou os bondes e arrancou os trilhos ao longo da Rua Uruguaiana. A estatística de feridos e mortos não é precisa, estima-se entre 15 a 20 feridos e entre 3 a 10 mortos. O ministério, desgastado, foi substituído e o novo ministério revogou o aumento das tarifas.

A Greve da Meia Passagem, por sua vez, foi uma greve estudantil que ocorreu em 1979, em São Luís, no Maranhão, visando a adoção de meia passagem para estudantes. O início da greve ocorreu quando o então prefeito da cidade, Mauro Fecury, apresentou a proposta de um terceiro aumento consecutivo da passagem em apenas um ano. Na ocasião, estudantes da Universidade Federal do Maranhão entraram em greve e foram reprimidos ao sair em passeata para o centro da cidade. A greve foi marcada por forte repressão policial às passeatas e assembleias, mas apesar disso conseguiu a adoção de outros estudantes e setores da sociedade.

A recente mobilização, por enquanto chamada de Revolta dos Vinte Centavos, iniciou com a declaração do aumento em R$ 0,20  no preço da passagem de ônibus na cidade de São Paulo e ficou marcada pela truculência policial nos primeiros dias de manifestações. Em pouco tempo, as manifestações atingiram outras cidades brasileiras, inclusive com apoio em cidades estrangeiras, como Londres e Paris. Ainda é cedo para compreender as motivações dos protestos, mas algumas pessoas associam-nas com os altos custos da Copa do Mundo, a corrupção que corrói as instituições políticas e econômicas no país, a impunidade, dentre outros motivos.

Percebemos, assim, que as manifestações que estamos presenciando não têm nada de novo, pois a insatisfação com o transporte público já é registrada desde o século XIX. No entanto, o uso das redes sociais tornam inédito o seu alcance, fazendo com que os protestos atinjam proporções intercontinentais. De qualquer forma, só o tempo vai dizer se esta é apenas mais uma manifestação popular, ou se estamos diante de uma verdadeira revolução social.

* Este artigo foi publicado nos jornais locais