Home/Atividades/Atividade: Divisão da sociedade medieval

Atividade: Divisão da sociedade medieval

abril 14th, 2014|Atividades|1 Comment


Nesta atividade, o objetivo é escrever o nome de cada grupo social existente na Idade Média, assim como a função de cada um. A sociedade medieval se dividia em clero (oratore, aqueles que rezavam); nobreza (bellatore, aqueles que guerreavam); e camponeses (laboratore, aqueles que trabalham).

Vale ressaltar que esta divisão de funções foi uma justificativa ideológica da Igreja, através do argumento de que cada um tinha o seu papel na sociedade feudal, conforme a vontade de Deus. Veja o discurso de Adalberon, bispo medieval

Assim, pois, a cidade de Deus que é tomada como una, na verdade é tripla. Alguns rezam, outros lutam e outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas (…)

De certa forma, esta proposta satisfazia os interesses do clero e dos senhores feudais, afinal, nada melhor do que o campesinato aceitar, resignado, a função que Deus havia dado a eles.

Esta é uma atividade sobre o feudalismo durante a Idade Média. Se você deseja mais informações a respeito deste assunto, sugerimos que leia o resumo sobre o Feudalismo.

Clique na imagem para ampliar

Atividade-Grupos-Sociais-Medievais[toggle title=”Resposta”]

PRIMEIRA FLECHA

Clero

Oratore

SEGUNDA FLECHA

Nobreza

Bellatore

TERCEIRA FLECHA

Camponês

Laboratore

[/toggle]

One Comment

  1. Jonathan Batista 29 de janeiro de 2018 at 14:07 - Reply

    O TEXTO É CHEIO DE CALUNIAS HISTÓRICAS ANTICATOLICAS.

    PARA OS “ESTORIADORES” DO SITE ACABAR COM SEUS RANÇOS ANTICATOLICOS E IGNORÂNCIA, VOU SUGERIR A LEITURA DOS SEGUINTES LIVROS:

    “COMO A IGREJA CATÓLICA CONSTRUIU A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL”, DE TOMAS WOODS JR

    “HISTÓRIA DA IGREJA”( DEZ VOLUMES), DANIEL ROPS

    “IDADE MÉDIA: O QUE NÃO NOS ENSINARAM NA ESCOLA”, REGINE PERNOUD.

    CREIO QUE ESTES LIVROS SEJAM O SUFICIENTE PARA O SITE SE INFORMAR ACERCA DA HISTÓRIA CORRETA E NÃO EM OPINIÕES PESSOAIS E ESCRITOS FORA DE SEU CONTEXTOS HISTÓRICO ORIGINAL E SEM A ANÁLISE “HERMENÊUTICA” CORRETA.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.