Home/Atividades/Atividade: Xadrez e a Sociedade Feudal

Atividade: Xadrez e a Sociedade Feudal

abril 10th, 2014|Atividades|3 Comments


Nesta atividade, vamos ver de que forma o jogo de xadrez pode ser utilizado para explicar a sociedade feudal durante a Idade Média. O xadrez é originário da antiga Pérsia, porém a configuração das peças que usamos até hoje é inspirada na sociedade medieval.

Esta é uma atividade sobre o feudalismo durante a Idade Média. Se você deseja mais informações a respeito deste assunto, sugerimos que leia o resumo sobre o Feudalismo.

Clique na imagem para ampliar

Atividade-Xadrez-Sociedade-Feudal[toggle title=”Resposta”]

Peão: representa o camponês ou servo.

Torre: representa o feudo, ou a fortificação do castelo.

Cavalo: representa a nobreza, os cavaleiros.

Bispo: representa a Igreja.

Rainha: representa o suserano, aquele que oferece a terra.

Rei: representa o vassalo, aquele que recebe a terra.

[/toggle]

3 Comments

  1. Klaus do Iate 10 de abril de 2014 at 21:27 - Reply

    rainha =suserano, rei= vassalo, cavalo=nobreza? Poxa isto não cofunde mais que explica?

  2. Klaus do Iate 10 de abril de 2014 at 21:40 - Reply

    Conforme bem lembrado lembrado o xadrez é persa antigo, mas ele é inspirado num jogo indiano pra quatro pessoas e que as peças eram ligeiramente diferentes e os movimentos determinados por dados: o Xaturang. No jogo persa que chegou ao Ocidente e fez sucesso em toda Europa Medieval (até reis vikings jogavam), os termos vem do persa (Xeque-mate= o rei está morto) as peças faziam parte do exercito de dois jogadores e movimentos não eram determinado por dados, como fazemos hoje e a correspondência era mais realista que a medieval/atual: Xá=Rei, Vizir=Rainha ( o primeiro ministro podia saber mais do governo que o xá e por isto…) , Mago=bispo, Cavalaria=Cavalo, Elefante=torre, infantaria=peão. O Xaturang ainda originou o chinês XU DOU KI, um xadrez japonês, um xadrez chinês ( o chamado no Brasil de xadrez chinês é um outro jogo não-relacionado) e ainda há uma versão da Asia central que o conquistador TimurLenk gostava muito (com girafas, canhoes além das peças tradicionais!).

  3. Walter júnior 30 de julho de 2015 at 13:04 - Reply

    Houve um engano na resposta da representação do Rei, já que no medievo ele era conhecido como o suserano dos suseranos, e não Vassalo. Os Vassalos eram nobres (Duque, Marquês, Conde, Visconde etc) que juravam obediência e fidelidade e ajuda ao rei em casos de guerra, ou sequestro.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.