Quadrinhos sobre a vinda dos imigrantes

Home » Atividades » Quadrinhos sobre a vinda dos imigrantes

É muito bacana quando os alunos demonstram criatividade em projetos e avaliações que propomos em sala de aula. As vezes o resultado é tão bom, que facilmente nos surpreende. Foi o caso de dois trabalhos sobre a Vinda dos Imigrantes Europeus para o Brasil, desenvolvido por alunos do sétimo ano do colégio Energia de Urussanga-SC.

No geral, as HQ’s abordam o fim gradativo da mão-de-obra escravista, o sistema de parceria, as dificuldades encontradas pelos imigrantes, a colonização do sul de SC, entre outros temas. Tudo no contexto do Segundo Reinado, durante o governo de D. Pedro II.

Imigração Europeia no Sul do Brasil

Antes de 1870, dificilmente o número de imigrantes excedia a duas ou três mil pessoas por ano. A imigração europeia cresceu primeiro pressionada pelo fim do tráfico internacional de escravos para o Brasil, depois pela expansão da economia, principalmente no período das grandes plantações de café no estado de São Paulo.

A colonização italiana se deu em maior expressividade no sul do estado, no vale do rio Tubarão, as colônias de Azambuja, Pedras Grandes e Treze de Maio: no vale do Urussanga, os núcleos de Urussanga, Acioli de Vasconcelos (atual Cocal) e Criciúma. Outras colônias foram criadas e ocupadas por italianos vindos do Rio Grande do Sul.

By | 2014-01-21T08:53:26+00:00 27 de agosto de 2010|Categories: Atividades|Tags: , , , , |2 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

2 Comments

  1. formaxima.com 27 de agosto de 2010 at 20:29

    Michel muito maneiro seu blog ótimo trabalho e excelente conteúdo desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS
    ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

  2. Prof_Michel 27 de agosto de 2010 at 23:58

    Valeu, Rodrigo. Que ilumine os seus também. Grande abraço

Leave A Comment