Agora é prá valer!! Já fazia um tempo que eu vinha prometendo escrever esta dica, mas custei a publicá-la. Isto porque, como sou um cara pentelho criterioso, tentei encontrar mais fontes com sugestões para a rapaziada se dar bem em história. Encontrei a inspiração deste artigo no blog do professor Eustáquio Vidigal. Portanto, confira Como Estudar História e Memorizar Fatos Importantes Desta Matéria.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos

Imagem de luneta antiga sobre mapa histórico
Através de um roteiro simples, ele sintetiza o conjunto de conhecimentos necessários para evitar estudar história através da decoreba de fatos e datas. Estas dicas valem, especialmente, para alunos do ensino fundamental e médio.
A Dica
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Aplicação
Exemplo de aplicação deste roteiro:
a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.
b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.
Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal. E se alguém quiser deixar novas sugestões para aplicar este roteiro, escolha um fato histórico e mande ver nos comentários ;-)
Parabéns! Gostei muito do seu blog, voc~e visitou o meu e pediu para usar alguns links, fique a vontade.
Também gostei bastante deste artigo e gostaria de usar no meu blog e como técnica com os alunos, pode ser?
Oi, Soniaaa. Claro que eu permito. Pode linkar a vontade. Apareça mais vezes. Vou visitar o seu blog. Um grande beijo.
Achei assunto aqui relevantes. Visite o Compartilhando e me dê seu parecer.Grata.
Amigooo,
Adorei esse Blog, achei-o dinâmico e muito criativo.Vou linká-lo lá no meu Compartilhando as Letras.Esse post é excelente, se vc me permitir eu publico lá no Compartilhando as Letras e coloco um link para cá, divulgando o seu Blog.Aguardo retorno.
http://www.compartilhandoasletras.com
Obrigada
É isso aí, Vitor. Um abraço
dai michel, muito boas essas dicas, agora vou estudar assim e ver se ganho notas melhores uhauha abraço
Hahah, cortaram a cabeça de Hitler no museu de cera da Alemanha. Será que foi Rasputin? ;_
Michel, faltou citar a ligação de Hitler com o satanico rasputin ali sobre a segunda guerra mundial…..rsrs
Tá muito bom o blog meu amigo!
Boa idéia, Rita. Eu vou lançar o desafio para os meus alunos também. Em sala de aula, claro, por que apenas pelo blog não é suficiente. Ah, e pode reproduzir o artigo como desejar. Um grande beijo.
Olá Prof. Michel
Seu blog, como sempre, nos trazendo assuntos de grande interesse para os estudantes.Gostaria de pedir permissão para reproduzir este seu artigo no meu blog e lançar um desafio para os alunos tentarem fazer uma ficha semelhante a do exemplo, dos temas que estamos estudando. Desde já obrigada pela atenção. abraços Rita.