Este post vai fechar a nossa “trilogia” de armas brancas. É hora de conhecer 10 armas antigas exóticas utilizadas nos mais diferentes locais do planeta, em tempos distintos. Estas armas, se não surpreendem pela função, o fazem pelo formato, às vezes bizarro. Mas nem por isso deixavam de ser letais. Vale lembrar que, atualmente, o termo arma exótica muitas vezes se refere a instrumentos criados para outros fins, mas que cumprem a função de arma, como agulhas, tesouras, clipes, etc. Also you should see

1- Katar

Arma branca Katar

Katar é uma arma de origem indiana. É uma adaga composta de lâminas e um bracelete, para que possa formar uma extensão do braço. Era muito usado pelos mercenários da Antiguidade para executar suas vítimas com muita velocidade, precisão e silêncio. São perfeitas para perfurar armaduras. Eram armas utilizadas para cortar carne e matar bois.

2- Macuahuitl

Arma branca Macuahuitl

Macuahuitl, também conhecida como “espada de madeira”, era uma arma usada pelos astecas e outros povos que habitavam no que atualmente é o México central. Era uma espécie de clava achatada de onde sobressaíam várias lâminas de obsidiana, um tipo de vidro vulcânico muito utilizado para o fabrico de instrumentos cortantes pelos povos pré-colombianos, desconhecedores da tecnologia do bronze.

3- Atlatl

Arma branca Atlatl

Um atlatl é um dispositivo utilizado para aumentar a velocidade inicial de lançamento de um projétil. É constituído geralmente por um bastão de comprimento variável com um gancho em uma das extremidades. O propulsor prolonga o braço humano e multiplica sua força. Era utilizado por diversas culturas do mundo, incluindo povos ameríndios, como os tarairus no Brasil. Na pré-história, também era chamado de propulsor de azagaia.

4- Kylies

Arma branca Kylie

Os kylies, ou bumerangues de caça,  eram usados como arma de arremesso para caçar lagartos, pássaros e outros animais pequenos. Seu uso como uma arma da batalha teve um papel menor. Quando jogados voavam em linha reta e não retornavam ao atirador. O kylie mais velho foi encontrado datado em 20.000 anos e foi feito da presa de marfim de um mamute.

5- Boleadeira

Arma branca boleadeira

Boleadeira é uma espécie de funda lançada nos pés do animal enquanto ele corria, causando-lhe assim a queda e possibilitando ao caçador ir ao local dessa queda e matar o animal. A boleadeira é composta de bolas metálicas ou pedras arredondadas (bolas ou boleadoras em castelhano) amarradas entre si por cordas tendo em cada uma das extremidades uma das bolas, em comparação com o lariat ou riata do cowboy.

6- Zarabatana

Arma branca zarabatana

A zarabatana é uma arma que consiste num tubo originalmente de madeira (caule oco) pelo qual são soprados pequenos dardos, setas ou projéteis. As zarabatanas eram utilizados pelos povos indígenas da América do Sul (Amazônia e Guianas) e Sudeste da Ásia, e por algumas tribos da América do Norte, que as utilizavam para caçar pequenos animais, nomeadamente pássaros, esquilos, macacos e coelhos.

7- Fundíbulo

Arma branca fundíbulo

Um fundíbulo é uma arma de arremesso constituída por uma correia ou corda dobrada, em cujo centro é colocado o objeto que se deseja lançar. Também chamada de atiradeira, catapulta ou estilingue, embora alguns desses nomes possam remeter a tipos de armas de arremesso específicos. Uma das mais antigas e primitivas armas feitas pelo homem, seu uso é registrado entre os primitivos australianos, e diversos povos da Antigüidade, tais como gregos e hebreus.

8- Cestus

Arma branca cestus

O cestus é uma luva de batalha antiga, muito utilizada nas lutas greco-romanas. Era usado como as luvas de boxe modernas, mas eram feitas com tiras de couro e algumas vezes preenchidas com placas de ferro. Em alguns casos, eram usadas com inserção de uma lâmina ou espículas no seu modo mais letal.

9- Tewhatewha

Arma branca tewhatewha

Um tewhatwha era uma arma de contusão utilizada pelos maoris. Ela tem o formato de um machado e, antes utilizada em batalhas, hoje é utilizada em cerimônias religiosas. Era utilizado para defesa e golpes rápidos. O golpe, geralmente, não era dado com a ponta, como em um machado comum, mas com a parte mais fina da arma. Era comum a adição de penas de pombo ou falcão na parte traseira como forma de confundir o oponente.

10- Borduna

Arma branca borduna

Parte importante da cultura bélica indígena, a borduna não era uma ferramenta de uso diário como o arco e flecha, se destinando unicamente para a guerra. A borduna nada mais era do que uma clava – um pau pesado em uma extremidade, que causava danos pelo impacto direto. As formas dessa arma e até os nomes (borduna, manacã, tangapema, ivirapema, tacape, etc), variam de grupo indígena para grupo indígena.