No dia 04 de setembro, lembramos do sequestro do embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, por militantes do MR-8. Este fato direciona nossa atenção para a história deste movimento, que teve uma atuação agressiva no período da ditadura militar brasileira. Assim, conheça 10 curiosidades sobre o MR-8.
Esta lista foi extraída e adaptada da Wikipédia. Para ter um conhecimento maior sobre o período e dos movimentos de contestação que surgiram neste contexto, leia o artigo 10 músicas de protesto à Ditadura Militar e também 10 Torturas da Ditadura Militar.
– MR-8 significa Movimento Revolucionário 8 de Outubro, uma organização política que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira e deseja a instalação de um governo socialista no país. O movimento surgiu em 1964 no meio universitário da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.
– Inicialmente, o movimento tinha o nome de Dissidência do Rio de Janeiro (DI-RJ). Mais tarde, foi rebatizado em memória à data da captura de Ernesto Che Guevara, na Bolívia, em 8 de outubro de 1967. O movimento teve várias atuações como guerrilha urbana.
– O MR-8 se tornou conhecido nacional e internacionalmente devido ao sequestro do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, no dia 04 de setembro de 1969, realizado em conjunto com a Aliança Libertadora Nacional (ALN), de São Paulo.
– Fernando Gabeira, também militante, relatou o sequestro no livro “O que é isso, companheiro“, depois transformado em filme. O movimento conseguiu negociar a liberdade do embaixador em troca de 15 prisioneiros políticos, que embarcaram no avião Hércules 56 para o México, no dia 06 de setembro.
– Através do sequestro, o movimento também conseguiu chamar a atenção internacional para o governo repressor e autoritário que ocorria no Brasil. No entanto, o preço a pagar foi caro. Muitos integrantes do grupo foram duramente perseguidos e reprimidos, resultando na morte e prisão de muitos militantes.
– No MR-8 militava Iara Iavelberg, então companheira do ex-capitão Carlos Lamarca. A partir de 1971, o movimento passou a contar com a militância de Lamarca. Em agosto daquele ano, Iara foi encontrada morta em Salvador. Em setembro, Lamarca foi morto, no interior da Bahia.
– Com a morte de Lamarca, a maioria dos militantes se retirou para o Chile em 1972, sendo o grupo reestruturado posteriormente com outras orientações.A preferência por ações armadas deu lugar à atuação política, e o MR-8 foi abrigado no MDB, tendo Orestes Quercia como principal liderança.
– Além de Carlos Lamarca, Iara Iavelberg e Fernando Gabeira, também militaram no MR-8 Franklin Martins, Cid Benjamin, Cláudio Torres da Silva, Vera Silvia Magalhães, César Benjamin, Stuart Angel Jones, Daniel Aarão Reis Filho, Miguel Ferreira da Costa, entre outros.
– O MR-8 continua atuando até os dias de hoje, junto a diversas organizações políticas, como corrente no PMDB, sindicais e estudantis, tendo seus militantes participado de diversas diretorias da UNE. O seu braço juvenil é a Juventude Revolucionária Oito de Outubro (JR-8).
– Atualmente, o movimento organiza-se como o Partido Pátria Livre (PPL), fundado em 21 abril de 2009. O partido defende o socialismo científico. Seu símbolo é uma bandeira verde e amarela com uma estrela vermelha e a inscrição “Pátria Livre” e seu código eleitoral é o 54.
Deixaram o resultado da pilhagem e desvios que os esquersopatas jamais enxergarão ou assumirão… pois é tudo se faz pela “causa”!
Um país sem memória é um país sem futuro. A partir de 68 instaurou-se uma ditadura sanguinária no Brasil. Hoje temos um projeto de ditador na presidência, só que muito menos qualificado e muito mais ignorante que os militares da década de 60. Os grupos armados que combateram à ditadura militar cumpriram um papel importante para a redemocratização do Brasil. Alguns deles objetivavam uma ditadura do proletariado, mas a maioria queria apenas que as reformas de base que o pres. Jango tentou aprovar fossem de fato implementadas, o que teria colocado o Brasil em outro patamar de justiça social e igualdade. Um país mais justo e menos desigual.
O regime militar da época deveria ter matado todos. Assim teria feito a limpa e não teriamos Lula e Dilma como presidentes.
O seu partido deveria ser extinto e qualquer outra coligação com idéias marxistas , socialistas e comunistas deveria ser proibida pela constituição do Brasil.
Nada mudou, a luta continua.
Infelizmente a unica conquista que os movimentos armados que lutavam contra a ditadura militar conseguiram, foi a libertação, extradição, e anistia de seus próprios membros. Já que as mudança politicas, e estruturais revolucionarias fracassaram. E hoje temos a volta de movimentos que idolatram torturadores, e assassinos da ditadura militar que instituiu o fim dos direitos políticos e da liberdade de expressão no Brasil. Ditadura que só acabou porque eles quebraram o Brasil. O analfabetismo e a fome eram tremendas. Agora temos novamente o mesmo pensamento atrasado dominando o país. Resta saber quanto tempo esse regime da ignorância vai durar. A luta é pra sempre.
Em 2012 o país estava era sendo pilhado…tal como continuou em 2013 ate 2017 como foi sendo escancarado pela lava-jato.
Faltou citar que esse movimento foi responsável por assassinatos também e quiçá talvez até hoje o façam. O Brasil não está bom? “Ame-o ou deixe-o!”
Uma coisa é certa, de honroso esse grupo não tem nada.
Alguém consegue identificar todos da foto acima, algemados em frente ao avião da FAB? grato
Lendo os comentários deste post dá para perceber alguns sintomas dos problemas da conjuntura atual do Brasil:
Lá em 2012, quando este texto foi publicado e o Brasil estava passando por uma fase de crescimento e desenvolvimento econômico-social, apenas aqueles que realmente se interessam pela História e estão mais conscientes do mal que foi o Regime Militar, se manifestavam a respeito deste assunto. A grande maioria da sociedade se quer sabe o que foi isso.
Porém, conforme foram passando os anos e o país foi entrando em uma crise que, entre outros problemas, leva ao crescimento do fascismo, comentários pró-ditadura começam a aparecer neste post.
Grupelhos assassinos que somente nos legaram bandidos como Dilma, serra, Dirceu, genuíno, Gabeira, Martins, dentre tantos outros. A questão: o que deixaram de bom???…NADA, absolutamente NADA.