No dia 04 de setembro, lembramos do sequestro do embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, por militantes do MR-8. Este fato direciona nossa atenção para a história deste movimento, que teve uma atuação agressiva no período da ditadura militar brasileira. Assim, conheça 10 curiosidades sobre o MR-8.

Esta lista foi extraída e adaptada da Wikipédia. Para ter um conhecimento maior sobre o período e dos movimentos de contestação que surgiram neste contexto, leia o artigo 10 músicas de protesto à Ditadura Militar e também 10 Torturas da Ditadura Militar.

Integrantes do MR-8

– MR-8 significa Movimento Revolucionário 8 de Outubro, uma organização política que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira e deseja a instalação de um governo socialista no país. O movimento surgiu em 1964 no meio universitário da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

– Inicialmente, o movimento tinha o nome de Dissidência do Rio de Janeiro (DI-RJ). Mais tarde, foi rebatizado em memória à data da captura de Ernesto Che Guevara, na Bolívia, em 8 de outubro de 1967. O movimento teve várias atuações como guerrilha urbana.

– O MR-8 se tornou conhecido nacional e internacionalmente devido ao sequestro do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke Elbrick,  no dia 04 de setembro de 1969, realizado em conjunto com a Aliança Libertadora Nacional (ALN), de São Paulo.

Fernando Gabeira, também militante, relatou o sequestro no livro “O que é isso, companheiro“, depois transformado em filme. O movimento conseguiu negociar a liberdade do embaixador em troca de 15 prisioneiros políticos, que embarcaram no avião Hércules 56 para o México, no dia 06 de setembro.

– Através do sequestro, o movimento também conseguiu chamar a atenção internacional para o governo repressor e autoritário que ocorria no Brasil. No entanto, o preço a pagar foi caro. Muitos integrantes do grupo foram duramente perseguidos e reprimidos, resultando na morte e prisão de muitos militantes.

Foto de Iara Iavelberg

– No MR-8 militava Iara Iavelberg, então companheira do ex-capitão Carlos Lamarca. A partir de 1971, o movimento passou a contar com a militância de Lamarca. Em agosto daquele ano, Iara foi encontrada morta em Salvador. Em setembro, Lamarca foi morto, no interior da Bahia.

– Com a morte de Lamarca, a maioria dos militantes se retirou para o Chile em 1972, sendo o grupo reestruturado posteriormente com outras orientações.A preferência por ações armadas deu lugar à atuação política, e o MR-8 foi abrigado no MDB, tendo Orestes Quercia como principal liderança.

– Além de Carlos Lamarca, Iara Iavelberg e Fernando Gabeira, também militaram no MR-8 Franklin Martins, Cid Benjamin, Cláudio Torres da Silva, Vera Silvia Magalhães, César Benjamin, Stuart Angel Jones, Daniel Aarão Reis Filho, Miguel Ferreira da Costa, entre outros.

– O MR-8 continua atuando até os dias de hoje, junto a diversas organizações políticas, como corrente no PMDB, sindicais e estudantis, tendo seus militantes participado de diversas diretorias da UNE. O seu braço juvenil é a Juventude Revolucionária Oito de Outubro (JR-8).

– Atualmente, o movimento organiza-se como o Partido Pátria Livre (PPL), fundado em 21 abril de 2009. O partido defende o socialismo científico. Seu símbolo é uma bandeira verde e amarela com uma estrela vermelha e a inscrição “Pátria Livre” e seu código eleitoral é o 54.