No segundo domingo de maio, comemora-se o Dia das Mães. A comemoração teve origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em depressão. Algumas amigas, então, tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Em pouco tempo, a comemoração se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada: dia 9 de Maio.
Esta lista foi extraída e adaptada do Brasil Escola. As imagens são obras de artistas renomados. A primeira é Madonna Litta, criada em 1490 por Leonardo da Vinci; a segunda é Maternal Kiss, criada em 1897 por Mary Cassatt.
– A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Réia, a Mãe dos Deuses.
– No início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães de trabalhadores ingleses. Nesse dia, eles tinham folga para ficar em casa com as mães, o chamado “Mothering Day” (Dia da Maternidade).
– Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872, pela escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República”.
– No Brasil, a data foi instituída pela Associação Cristã de Moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932. Em 1947, a data passou a fazer parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
– Em outras partes do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio.
– Algumas tribos, como os Assam, na África, afirmam não ter famílias, mas sim “maharis”, ou seja, “maternidades”.
– Os nomes das famílias chinesas têm geralmente uma indicação (prefixo) relativa à maternidade. É uma maneira de homenagear as mães da família.
– A Família Imperial do Japão assinala os seus descendentes a partir de Omikami Amatersasu, a Mãe do Mundo.
– As escrituras da religião hindu atribuem à Grande Mãe, Kali Ma, a invenção da escrita, através de alfabetos, pictogramas e imagens sagradas de grande beleza.
– O Presidente George Washington disse um dia: “A minha mãe é a mulher mais bonita que alguma vez vi. Atribuo todo o meu sucesso na vida, à educação moral, intelectual e física que recebi dela”.
parabéns pelo seu dia mamãe kkkkkkkkkkkkk bjs
poisé eu ja ouvi falar daquela frase do presidente George Washington
Gabriel Muffato.
Pois é, atrasadão, hehehe
Cara, como sempre, a data comemorativa demorou aproximadamente uns vinte anos para chegar ao Brasil.
Exelente post!
Interessante, Putz. Vou dar uma olhada. Valeu!!
Os brasileiros do blog Caipirinha e Vinho (http://caipirinhaevinho.blogspot.com/) postado direto da Itália, diz que estranhou a frieza com que os italianos comemoram a data. Nada de presentes, nada de almoço com as mães, nada de comerciais na TV, enfim…
'- O Presidente George Washington disse um dia: "A minha mãe é a mulher mais bonita que alguma vez vi. Atribuo todo o meu sucesso na vida, à educação moral, intelectual e física que recebi dela".'
IDEM.
Déia e Adinalzir, valeu o carinho! :)
Meus parabéns pelo excelente post, e pelo blog cada vez mais eficiente e interativo!
Aquele abraço!
Olá Michel!
Parabéns pelo Post acerca do Dia das Mães!
Muito bom mesmo!
Beijos
Déia