Nesta lista, vamos conhecer 12 Deuses do Olimpo na Mitologia Grega Extremamente Poderosos, a grande morada dos deuses. A mitologia é um dos aspectos mais fascinantes da cultura grega, sendo que a semelhança entre deuses e humanos é um dos aspectos do humanismo grego.
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As imagens foram extraídas da série de jogos God of War, que narra as aventuras do espartano Kratos em sua busca por vingança contra os deuses. Esta lista foi extraída e adaptada do blog Monte Olimpo e Mundo Estranho.
1- Zeus
É o deus principal, governante do Monte Olimpo, rei dos deuses e dos homens. Era o senhor do céu e o deus da chuva, aquele que tinha o terrível poder do relâmpago. A tempestade representava a sua fúria. Sua arma era o raio e sua ave a águia, animal em que costumava se transformar. Zeus era um tanto mulherengo e teve diversas esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, tendo vários filhos semi-deuses, entre eles, Hércules e Perseu.
2- Hera
Mulher de Zeus e rainha do Olimpo, Hera é a deusa do matrimônio, do parto e da família. Extremamente ciumenta, é vingativa com as amantes do marido e com os filhos de Zeus que elas geram. Íris, a deusa do arco-íris, era a servente e mensageira de Hera, e o pavão, a sua ave favorita. Para os gregos, Hera e Zeus simbolizam a união homem-mulher.
3- Posêidon
O irmão mais velho de Zeus e Hades é Posêidon, o deus do oceano. Morava em seu palácio no fundo do mar, junto a sua esposa Anfitrite. Com um movimento de seu tridente, causa terremotos e tsunamis – por isso os navegantes sempre rezavam para esse deus pedindo águas tranquilas e que lhes protegessem dos “monstros marinhos” (que eram as baleias). Posêidon vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia.
4- Atena
É a deusa da sabedoria, imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe era páreo, pois, enquanto este só prezava a guerra violenta e sanguinária, Atena era extremamente estratégica. Filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Quando Zeus recebeu a notícia de que Métis estava grávida, ficou com medo de que seu filho o destronasse, como aconteceu com seu pai e seu avô. Carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja.
5- Ares
O terrível deus da guerra é outro filho de Zeus e Hera. Representado como um homem forte e de caráter violento, ele tinha o prazer em apreciar a dor alheia e, no campo de batalha, pode matar um mortal apenas com seu grito de guerra! Quando estão perto dele, as pessoas sentem raiva e vontade de bater uma nas outras. Pai de vários heróis – humanos que são protegidos ou filhos de deuses -, Ares ainda se tornou um dos amantes de Afrodite.
6- Deméter
Filha de Cronos e Réia, era a deusa das plantas, da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. De seu romance de trágico desfecho com Iásion, Deméter teve um filho chamado Pluto, que posteriormente tornou-se a personificação da riqueza e da abundância. Iásion morreu atingido por um raio fulminante enviado pelo enciumado Zeus ao surpreender juntos os dois amantes. De sua união com sei irmão Zeus nasceu Core que, raptada por Hades, tornou-se Perséfone, a rainha dos mortos.
7- Apolo
Apolo era o deus da luz e do sol, na verdade, os gregos acreditavam que ele era o próprio sol, conduzindo a sua carruagem dourada e resplandecente no céu, para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham, enquanto a noite prevalece. Por isso era chamado também de Febo (brilhante). Seus cabelos eram louros e seus olhos claros como o dia. Também era o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco.
8- Artêmis
Ártemis se tornou a deusa da vida selvagem e da caça. Seus cabelos eram negros e tinha olhos escuros, ao contrário de Apolo, ela era a deusa da noite enluarada. Como era uma caçadora, desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem. Possuia um arco e flecha como os de Apolo, só que prateados. Apesar de portar o arco, a deusa é protetora dos animais.
9- Hefesto
Também filho de Zeus e Hera, Hefesto era o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Foi ele que, com a ajuda dos Ciclopes, forjou o raio de seu pai Zeus e os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus, que forjava no interior das montanhas. Hefesto nasceu tão feio que foi jogado pela mãe, Hera, – a despeito de ela ser a deusa da família – do alto do monte Olimpo.
10- Afrodite
Deusa do amor, da beleza e do sexo, Afrodite é a mais bela das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar. Da espuma que surgiu na água, ergueu-se a virgem Afrodite. Sua presença causou tumulto no Olimpo, pois os deuses começaram a brigar para conquistá-la, inclusive Zeus. Temendo que o ciúme pusesse fim à paz que reinava entre eles, Zeus a casou com Hefesto, o mais decidido e tranquilo dos deuses, e também como forma de agradecê-lo por ter forjado os raios.
11- Hermes
Filho de Zeus com a deusa Maia, Hermes era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Ele era o mensageiro dos deuses e também conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Protetor dos viajantes, comerciantes, dos ladrões e trapaceiros, em suma, de tudo que requer habilidade e astúcia. Representado como um homem de sandálias e capacete com asas e também portando em uma das mãos o caduceu, uma vara com duas serpentes entrelaçadas.
12- Dionísio
Dionísio, o deus do vinho, das farras e da loucura, era filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, filha de Cadmo e Harmonia. Sêmele, instigada por Hera, rogou a Zeus que a ela se apresentasse em todo seu esplendor. O deus a preveniu de que seria impossível a qualquer mortal resistir a tal visão. Sêmele, que se encontrava grávida na ocasião, não resistiu e caiu fulminada por raios e trovões. Zeus, com o auxílio de Hefesto, retirou-lhe o filho do ventre e o costurou à sua coxa de onde, passado o tempo de gestação, saiu Dionísio.
O machado duplo de Zeus cretense assim, do dues hitita da tempestade Teshub. como o martelão de Tor tinha formato de genitais acentuando o cárater de deus-fertil de ambos.
Vou começar tentando dissecar a historia de Zeus:
ZEUS: Pela etimologia ele seria um deus menor dentro do panteão indo-europeu original Diaus , cujo nome é meramente Céu e mais tarde também virou o substantivo comum deus. A correlação com o latim Iu é boa. Como Zeuspapaios é correlato de Iu-piter. Os aqueus são os imigrantes indo-europeus que chegaram a Helade em torno de 2000aC. Mas Zeus estava em Helade muito antes. Antes da chegada dos aqueus: anatolios nao-indoeuropeus e os indoeuropeus luvitas vieram do mar para Helade e as ilhas Egeias (e até uma onde de semitas chegou em Creta) com deuses típicos do panteão do Crescente Fértil. Eles trazem a agricultura e o bronze em diferentes momentos.Este Zeus cretense é um fertilizador , ele é o deus-chuva. Nos mitos greco-romanos classicos , Zeus permanece emprenhador, ele é pai de muitos, e as vezes se metamorfoseia em nuvem que solta raios e chuva e Zeus-bebe é criado em Creta. Creta com sua terra vulcanica e era especialmente fértil, ,mas sem rios como o Nilo , precisava da chuva. O deus-Chuva é mais alto que o deus-Sol na hierarquia. Mas está abaixo da deusa-Terra, sua mãe.. Zeus cretense era cultuado em cavernas, útero da terra e depois em úteros grandiosos produzidos pelos homens os Labirintos (casa do machado). Onde no mito tardio estava o Minotauro. O labris era o machadão de duas cabeças necessário ao abate do touro.O Zeus cretense original era simbolizado pelo forte e fértil copulador Touro. Seus chifres abundam na arquitetura cretense. Um rei-deus copulador, fertilizador era associado com touros por todo crescente fertil (o faraó era o Touro poderoso, Osiris, Horus e Apis eram touros). Touradas , com ginastas homens e mulheres,eram feitas em honra deste Zeus cretense, que só era abatido longe dos olhos do povo…Comer sua carne era comungar.Sua carne era tostada e a fumaça alimentaria os deuses-ancestrais tutelares das familias. Zeus-aguia, indiferente aos humanos é indoeuropeu. Minos eram sacerdotes-rei, repesentantes na Terra deste deus -touro Zeus cretense, como no Egito Sumeria e entre Hurritas. Os trovoes são o Touro celeste escavando o Ceú. O rei o sacrifica porque tinha que sobrepujar o avatar deste deus-força da Natureza para representar o papel de deus-tutelar-força -coletiva dos homens, como fez Teseu ou Gilgamesh.
deuses podem ter sua historia identificada pela etmologia do seu nome ou pelos seus atributos. a etmologia é triaçoeira porque geramente os nomes divinos eram tabus e cada deus podia eter varios atributos ainda mais depois de alguns sincratismos com outros deuses devido a vitorias militares. Por exemplo se um Deus era conhecido como Produtor de Viúvas pelo seu caráter guerreiro e como Bom-de-cama, ao investigar somente etmologia dos nomes dificilmente imaginariamos que ambos se tratam do mesmo deus.
O Sol, a Terra e o Céu divinizados aparecem no conjunto dos deuses-forças-da-Natureza entre os panteões originais dos dois grupos de povos, pois eram importantes para nômades e sedentários, agricultores e pastores.
Mas nem todo deus grego chegou a Gracia Europeia (Helade) pelos indoeuropeus. Antes da primeira onda de imigrantes indoeuropeus, a Helade recebeu anatolios nao-indoeuropeus que a tradição classica greco-romana chamava de pelasgios (porque vieram pelo mar). Estes caras trazem deuses e idéias típicas do Crescente Fértil como deuses que se dispõem em gerações, onde uma derruba a outra pelo controle do Universo. Enquanto os indoeuropeus preferem a ideia dos ciclos (Varuna alternando com Mitra, cada diade fechando com cada triade), os camitosemiticos, sumerios e hurritas concordam com uma historicidade linear do universo. Um tempo onde os deuses não tinham criado o mundo, seguido de um tempo onde ele existe e geralmente é corpo de algum deus despedaçado. Os deuses-Tempo (Krono) e deus-Planta (Baco-Osiris-Dumuzi-Tamuz) tem lugar destacado neste panteão de povos que descobriram a agricultura.
A triade indoeuropeia típica se baseia em:
A)Soberania: Varuna (que é indiferente com humanos, tem um senso de justiça difícil de humanos entender) e Mitra que é compassivo com humanos. Um dos deuses menores que acompanha Mitra seria o deus-ancestral dos indoeuropeus Ariaman.
B) Potencia: Ligado aos guerreiros, destruição, mas tb que renova o universo. São temíveis e idaelmente espera-se que os deuses da Soberania não a deixem com estes.Geralmente há um par deles um ligado a Varuna e outro ligado aos deuses da Criação-Produtividade-Riqueza Material e a proteção das criaturas. Ares e Atená
C) Criação-fertilidade-riqueza: Geralmente são gêmeos. As vezes são casal. gsotam de suas criaturas e gostam de viver no mesmo plano que elas. Um deles pode estar atraído pela Soberania , outro pela destruição renovadora. Todos os deuses-ancestrais familiares estão ligados a esta esfera. Nasátias indianos, Apolo e Artemis estao cá.
A crença nos deuses-ancestrais em todo mundo está ligada tb a sedentarização, já que os mortos relutam a deixar o local onde seus corpos tombaram. isto não é apanágio dos protoindoeuropeus. mas Ligar todos os mortos da família a deuses-ancestrais que se manifestam no fogo e considerar os deuses-forças-da-natureza organizados em panteões trinos desdobrados em pares sim.
Como inúmeros outros povos, estes protoindoeuropeus cultuavam os deuses-forças-da- Natureza, mas tinhamespecial predileção, como outros povos de organização clânica, pelos seus deuses-ancestrais. Em especial quando viram que o poder humano coletivo era capaz de dobrar algumas forças da Natureza e quando viram que as forças da Natureza não respondiam fáceis a barganhas, O que era interpretado como os deuses da Natureza eram indiferentes aos humanos, diferentemente dos ancestrais que se preocupavam com seus descendentes. Se mais não fossem por serem pais de seus filhos, porque os protoindoeuropeus acreditavam que suas almas, apesar de imortais, ficavam perambulando pela Terra, independente de se em vida tinham sido bons ou maus, ainda necessitando de COMIDA. Assim se os vivos dependiam dos mortos para proteção, os mortos dependiam dos vivos para não passar fome.
O pau ainda come entre historiadores para saber o local onde a língua protoindoeuropeia surgiu. os candidatos mais cotados são Ucrânia, foz do Danúbio e norte da Anatólia, que tb seria o local de origem dos sumérios e dos hurritas. o outro tronco linguistico importante no Crescente Fertil : o camitosemitico teria se originado na Africa, talvez no Paleolítico da montanhosa Etiópia.
A evolução dos mitos é mais ou menos estas, mas a evolução histórica por trás do mito me parece ainda mais interessante. Envolve o sincretismo indoeuropeu e camitosemitico.