No dia 11 de setembro, lembramos dos ataques que ocorreram nos Estados Unidos no ano de 2001. Muitos de nós ainda temos na memória a imagem dos quatro aviões que foram seqüestrados. Três deles foram usados em atos terroristas, sendo lançados sobre prédios, causando a morte de milhares de pessoas. Vamos conhecer (ou relembrar) 15 curiosidades sobre os ataques terroristas nos Estados Unidos.
Esta lista foi extraída e adaptada da Wikipédia e do Guia dos Curiosos.
– Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas.
– O terceiro avião caiu contra o Pentágono, em Arlington, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
– Durante o sequestro dos aviões, os terroristas usaram armas para esfaquear e matar os pilotos, os comissários de voo e os passageiros. Relatórios feitos com as chamadas telefônicas vindas dos aviões indicaram que as facas foram usadas para ferir atendentes e, em ao menos um caso, em um passageiro.
– Alguns passageiros foram capazes de fazer ligações, usando o serviço de telefone da cabine e celulares, e fornecer detalhes, inclusive de que vários dos sequestradores que estavam a bordo de cada avião tinham usado sprays químicos contra a tripulação, como gás lacrimogêneo ou spray de pimenta.
– Segundo a Federal Aviation Administration, que controla o tráfego aéreo nos Estados Unidos, às 9h49 de 11 de setembro, dia dos ataques terroristas, 3.667 aviões sobrevoavam o território americano. Ao meio-dia, é comum existirem cerca de 5.000 vôos. Às 11h40 daquele dia, apenas 290 vôos foram registrados.
[youtube id=”RprdQbb4nVM” width=”600″ height=”350″]
– O total de mortos foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário, pois uma pessoa teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do World Trade Center.
– As vítimas foram distribuídas da seguinte forma: 246 nos quatro aviões (onde não houve sobreviventes), 2606 na cidade de Nova Iorque e 125 no Pentágono. Todas as mortes ocorridas foram de civis, exceto por 55 militares atingidos no Pentágono.
– Pelo menos 353 pessoas que ficaram presas nas torres gêmeas do World Trade Center (WTC) no dia 11 de setembro conseguiram falar com pessoas fora dos prédios. Entre telefonemas e e-mails, haviam mensagens de desespero, de despedida e até de tranqüilização.
– Em 2002, um integrante da lista oficial de desaparecidos foi encontrado em uma clínica de Nova York. Gerge Sims sofria de amnésia e apresentava sintomas de esquizofrenia. Segundo a família, ele estava “vendendo coisas” nas proximidades do WTC no dia do acidente.
– Jornalistas do canal Al Jazeera afirmaram que a Al-Qaeda inicialmente tinha planejado fazer com que os aviões sequestrados atingissem instalações nucleares em vez das torres do WTC e Pentágono, mas foi decidido não atacar as centrais nucleares por causa de temores de que os ataques poderiam sair da controle.
– Nos dias seguintes ao episódio, houve uma queda significativa no número de passageiros das companhias aéreas em todo o mundo. Por receio de voar, muita gente desistiu. E o medo ainda persistiu. Tanto é que empresas europeias alteraram escalas ou cancelaram voos para os EUA marcados para 11/09/2002.
– Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguro. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia norte-americana.
– No dia 16 de setembro de 2001, Bin Laden – líder da Al-Qaeda – negou qualquer participação nos atentados lendo um comunicado que foi emitido por ele através do canal Al Jazeera. Ele teria dito: “Insisto que não executei este ato, que parece ter sido realizado por indivíduos com seus próprios motivos”.
– Entretanto, em novembro de 2001, as Forças Armadas dos Estados Unidos encontraram uma fita de vídeo caseiro numa casa destruída em Jalalabad, Afeganistão, onde Bin Laden fala com Khaled al-Harbi. Em várias partes da fita Bin Laden reconhece ter planejado os ataques.
– Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda. Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.
Botando uma lenhazinha na fogueira das teorias conspiratorias: Por que os EUA nao agiram com Osama como agiram com Saddam , permitindo uma execu’cao no youtube? Um imperio que quer se fazer temido nao deveria dar mostras inequivocas que liquidou Spartacus?
Taí, boa pergunta!
Mas ‘e fato que foi a CIA quem criou monstros como Osama e Sadam, alimentando-os com carne humana at’e que eles resolveram morder seus criadores.
Os prós e contras do ataque, todos nós já nos questionamos ou nos questionaremos de onde o mundo vem, para onde tudo vai ou quem governa o mundo, e cada um de nós temos teses, argumentos, textos, estudos, mais infelizmente nada que comprove com clareza tudo que acontece ou aconteceu, sempre tive um lado religioso aflorado e quando me deparo com o 11 de setembro penso em quantas vidas morreram, quantas famílias sofreram, será por um ideal capitalista? ou por uma religião extremista? ou tudo será uma grande máquina á qual estamos condicionados a viver? um governo domina o mundo ou o mundo domina um governo? mais quem seria esse mundo? quem seria esse governo? perguntas que não querem calar…
O grande sentido da vida e a falta de sentido nas guerras, pessoas morrendo, fome, miséria, culpamos a Deus, culpamos o Bush. Conspirações e certezas absolutistas impostas pela mídia, enfim, quando me deparo com o 11 de setembro, não culpo ninguém além de nós mesmos, uma humanidade adormecida com o ser humano e sensacionalista com o material.
Me parece a resposta mais sensata. Parabéns, Walmor.
Concordo! Sempre tive este ponto de vista…Desde o momento que o fato tomou conta da mídea mundial. É que so quem tem visão e raciocínio pode ver o que a “massa” não enxerga. Os americanos fazem o que querem no mundo inteiro. Qualquer dia vão querer tomar o Brasil pra salvar dos traficantes e de quebra ficam com a Amazõnia e outras riquezas mais que o Brasil possui…Tudo já está sendo arranjado. Veja nossas Leis na área da Educação, principalmente…povo ignorante…povo escravo…Quem nos vende? Nossos Governos!
Concordo com seu ponto de vista Lucas e, inclusive, acredito ser coerente e completamente possível para a ” máquina americana”. Mas o que mais me deixa receoso é colocar na balança se uma enganação desse tamanho trouxe tantas consequências boas ao governo americano a ponto de esse ser o próprio autor dos atentados.
Mas é como você disse: não sabemos praticamente nada acerca do assunto. Muito ainda está encoberto debaixo dos panos midiáticos capitalistas.
Tudo foi pensado para que ninguém questionasse a possibilidade dos EUA estarem envolvidos no atentado. Conseguiram! Bin Laden, apenas mais um funcionário do governo e aliado ao Bush, era o líder de um grupo terrorista criado pelos EUA para controlar o povo fanático e usufruir disso(na verdade é algo muito mais além). Ou seja, a Al-Qaeda sempre foi uma “base norte-americana” no oriente(sem que seus adeptos soubessem), que tinha como líder Osama Bin Laden! Tudo isso é apenas mais um teatro americano (provavelmente o governo mais inteligente do mundo). E graças a esse recurso, conseguiram que Osama forjasse ser um terrorista, contra as ideologias americanas, convocando, assim, povos sunistas a roubarem os aviões e fazerem o serviço sujo. Resumindo, EUA e Osama enganaram os fundamentalistas islâmicos para alcançar o seu objetivo. Hoje, Bin Laden, ainda vido, está sob proteção do país que o contratou, em algum lugar do mundo. Mas o governo tinha que o “matar” por culpa do exacerbado patriotismo norte-americano!
Não consigo acreditar no que a mídia impõe. Algo me diz que o que penso não está errado, mas se quisesse comprovar a veracidade destes eventos, eu levaria a vida toda…ou morreria antes.
* Quanto aos bilhões de “prejuízos”…isso não é nada para eles não é mesmo? Observe quantas vezes maior é o PIB americano, comparado ao 2º colocado no ranking (China) – 3X!
Pode até ser irracional, tudo bem. Mas em meu ver, sabemos apenas 5% do que o mundo realmente é, e juro…não dá pra acreditar em tudo que ouvimos! Quantos acontecimentos ou personagens históricos nós sabemos que definitivamente não existiram, ou pelo menos não foram como contavam os livros! E os que não sabemos? O que acontece hoje será a história do futuro, e pontos se ligarão automaticamente durante os anos! É uma pena que não estaremos mais aqui para estudarmos a fundo a estranha história deste planeta chamado Terra. E assim vamos indo, mascarando a verdade e vivendo debaixo das asas de alguns, que prejuízos nos causam, por anos e anos!
eu concordo com você Lucas, creio mesmo que essa tenha sido uma estratégia perfeita do governo americado de também unir novamente a nação, a final estava tudo realmente saindo dos eixos. é engraçado também que nao existe explicações pra todo o dinheiro que estava no WTC ter sumido um dia antes sem nenhuma explicação.
Bom questionamento Michel. E além do mais, seria a Guerra ao Terror tão lucrativa para arcar com os bilhões em prejuízos registrados pela economia americana? Quantas empresas faliram no momento em que as torres do WTC desabaram? Acredito ser irracional pensar dessa maneira.
Pois é, adoro ler sobre teorias da conspiração. Porém, não costumo levar muito a sério.
Conforme escrito na reportagem, Bin Laden disse: “Insisto que não executei este ato, que parece ter sido realizado por indivíduos com seus próprios motivos”. O verdadeiro terrorista não é Bin Laden(“O filho norte-americano”). Os “indivíduos” citados por ele, são o próprio governo dos EUA, ganhando apoio do povo ignorante para invadir os supostos “países terroristas” a fim de explorá-los; com a desculpa de vingança, a qual o povo estava totalmente a favor. Pois graças ao atentado, Bush conquistou a população e ganhou motivo para iniciar a mentirosa “Guerra ao terror”! Bin Laden é apenas a retratação do governo norte-americano. Não digo que não sou capitalista, pois sou. Mas o exagero desta ideologia causa sofrimento, muito sofrimento. De tempo em tempo sempre surge uma nova maneira de enganar e lucrar, e isso se chama poder, o qual é alimentado pela fraqueza do povo! Os mais sábios e aptos sempre estarão em vantagem, e enquanto o planeta existir, vai também existir o controle e um eventual extermínio da população.
Lucas, deixa eu entender. Você quer dizer que, na sua opinião, o ataque foi premeditado pelo governo americano com o objetivo de conseguir uma justificativa para atacar os países do Oriente Médio? Mas, considerando esta tese, como explicar os terroristas de origem árabe envolvidos no sequestro dos aviões?
11 de Setembro é fake, tinham bombas dentro das torres. Os aviões eram hologramas feitos pelo projeto Blue Beam. https://panoffolin.wordpress.com/tag/project-blue-beam/
Adoro Teorias da Conspiração.