No dia 11 de setembro, lembramos dos ataques que ocorreram nos Estados Unidos no ano de 2001. Muitos de nós ainda temos na memória a imagem dos quatro aviões que foram seqüestrados. Três deles foram usados em atos terroristas, sendo lançados sobre prédios, causando a morte de milhares de pessoas. Vamos conhecer (ou relembrar) 15 curiosidades sobre os ataques terroristas nos Estados Unidos.
Esta lista foi extraída e adaptada da Wikipédia e do Guia dos Curiosos.
– Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas.
– O terceiro avião caiu contra o Pentágono, em Arlington, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
– Durante o sequestro dos aviões, os terroristas usaram armas para esfaquear e matar os pilotos, os comissários de voo e os passageiros. Relatórios feitos com as chamadas telefônicas vindas dos aviões indicaram que as facas foram usadas para ferir atendentes e, em ao menos um caso, em um passageiro.
– Alguns passageiros foram capazes de fazer ligações, usando o serviço de telefone da cabine e celulares, e fornecer detalhes, inclusive de que vários dos sequestradores que estavam a bordo de cada avião tinham usado sprays químicos contra a tripulação, como gás lacrimogêneo ou spray de pimenta.
– Segundo a Federal Aviation Administration, que controla o tráfego aéreo nos Estados Unidos, às 9h49 de 11 de setembro, dia dos ataques terroristas, 3.667 aviões sobrevoavam o território americano. Ao meio-dia, é comum existirem cerca de 5.000 vôos. Às 11h40 daquele dia, apenas 290 vôos foram registrados.
[youtube id=”RprdQbb4nVM” width=”600″ height=”350″]
– O total de mortos foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário, pois uma pessoa teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do World Trade Center.
– As vítimas foram distribuídas da seguinte forma: 246 nos quatro aviões (onde não houve sobreviventes), 2606 na cidade de Nova Iorque e 125 no Pentágono. Todas as mortes ocorridas foram de civis, exceto por 55 militares atingidos no Pentágono.
– Pelo menos 353 pessoas que ficaram presas nas torres gêmeas do World Trade Center (WTC) no dia 11 de setembro conseguiram falar com pessoas fora dos prédios. Entre telefonemas e e-mails, haviam mensagens de desespero, de despedida e até de tranqüilização.
– Em 2002, um integrante da lista oficial de desaparecidos foi encontrado em uma clínica de Nova York. Gerge Sims sofria de amnésia e apresentava sintomas de esquizofrenia. Segundo a família, ele estava “vendendo coisas” nas proximidades do WTC no dia do acidente.
– Jornalistas do canal Al Jazeera afirmaram que a Al-Qaeda inicialmente tinha planejado fazer com que os aviões sequestrados atingissem instalações nucleares em vez das torres do WTC e Pentágono, mas foi decidido não atacar as centrais nucleares por causa de temores de que os ataques poderiam sair da controle.
– Nos dias seguintes ao episódio, houve uma queda significativa no número de passageiros das companhias aéreas em todo o mundo. Por receio de voar, muita gente desistiu. E o medo ainda persistiu. Tanto é que empresas europeias alteraram escalas ou cancelaram voos para os EUA marcados para 11/09/2002.
– Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguro. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia norte-americana.
– No dia 16 de setembro de 2001, Bin Laden – líder da Al-Qaeda – negou qualquer participação nos atentados lendo um comunicado que foi emitido por ele através do canal Al Jazeera. Ele teria dito: “Insisto que não executei este ato, que parece ter sido realizado por indivíduos com seus próprios motivos”.
– Entretanto, em novembro de 2001, as Forças Armadas dos Estados Unidos encontraram uma fita de vídeo caseiro numa casa destruída em Jalalabad, Afeganistão, onde Bin Laden fala com Khaled al-Harbi. Em várias partes da fita Bin Laden reconhece ter planejado os ataques.
– Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda. Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.
Assalam Aleikum, concordo Rafael, tem muitas lacunas nesse episódio, agora é fácil rotular um dos lados como terroristas, afinal a mídia quando não esta alinhada com o império, está na promoção do mundo cão.
Estranho nenhum judeu/pessoa importante ter ido trabalhar nesse dia,estranho também foi o prédio ter sido projetado pra receber uma pancada de um avião maior e continuar de pé ser atingido por um menor e cair,estranho o fogo que atingiu mais de 5000 graus celsius no pentagono deixar rastros mortais,estranho também foi a maioria das vitimas serem mexicanas,assim como foi estranho o Sr. Bush ter um índice de aprovação de menos 10% e de repente,com esse comprometimento e declaração de guerra ao terror ter passado dos 60% em menos de um dia!Mais estranho ainda é a familia Bush que tanto abomina o terrorismo ter negócios com a família Bin Laden até hoje! E ainda mais estranho haver um treinamento aeronautico militar justo no dia do atentado,em que gravações mostram os pilotos perguntando se era uma ameaça real ou era apenas um treinamento!
Enfim,estranho,assim como as tropas irem pro oriente médio procurar Bin Laden e ele estar a meros 30 metros(?!) dos acampamentos militares americanos
no final do mes de junho de 2000 as empresas imobiliarias juntamente com o sistema financeiro queriam aboganhar o governo dos EUA bancos querendo correçoes de juros e imobiliarias querendo tomar milhares de casas da populaçao foi justamente isto que aconteçeu eles coseguiram (mercado)um ano apos ja em 2001nova pressao sobre o governo EUA quais escritorio das grandes financeiras existente nas torres gemeas? nao sabem?ah equais empresas imobiliarias estavam implantadas la no Wolrd trade center? tambem nao sabem? entre na pagina grandes investidores dos EUA.e veja quem sao.exatamente 15 dias antes do atentado iniciouse uma transferencia dee funcioinarios de alto escalao das empresas financeiras e imobiliarias i9ncluindo seus donos que tem como sede World trade center.segundo imagens de um predio vizinho cameras do circuito externo alcancaram 08 carros fortes e 16 carros civil tudo blindados levando o que? papel higienico? jornal?livros e cadernos para escolas? que nada muito money e como tinha money.pois e meu irmao lembrando outra coisa ja ouviram falar onde esta a maior reserva de petroleo no oriente medio ? foi la que bush foi barrado ao dizer que40% do petroleo daquele territorio deveria ir para os EUA .outra coisa sera que voçes estao bem informados? do 27 andar ao 42 andar do wolrd trade center norte funcionava os setores financeiros de petroleo arabes la do golfo persico e na ala sul do trade center funcionava 08 imobiliarias ocupando 12 andares .concordo em parte com lucas .depois f alo mais
concordo com a filomema sobre opoder dos E.U.A desde que o mundo e mundo eles o leao em pele de cordeiro vao avançando e devorando suas vitimas atraves de sua astucia um ex; a quem possa interesar ler o livro titulo; enterren meu coraçao na beira do rio lançado pelo circulo do livro ……as primeiras vitimas forao nossos irmaos indios e depois os nossos irmaos negros que ate hoje sofren no mundo inteiro com a discriminaçao
Diante de tanta erudição e conhecimento de
História da humanidade dos comentaristas:
Não há o que comentar.
CREIO que tá vivo, mas nao tenho provas disso.
Será?!?
Vocês acreditam mesmo que Osama Bin Laden está morto?
Brigado Michel, mais depois de um professor desses e aulas de histórias tão marcantes, não poderia fazer nada além (mesmo que talvez inconsciente) do que crescer e pensar. Como diria Paulo Freire “Educar é libertar” tenho orgulho de ser fruto teu!
Um humor nigerrimo da epoca em que os terroristas acertaram WTC circulava aqui no RJ:
Errar ‘e humano, acertar duas vezes ‘e mu’culmano.
Claro que os americanos nao poderiam martirizar muito o cara nem deixar um cadaver ou tumulo para local de peregrinacao, mas s’o vejo uma explica’cao.
BinLaden cercado e temendo pela familia (monsstros tb amam) fez um acordo em separado com a CIA para forjar sua propria morte e enganar at’e os amigos da AlKaeda. Bastaria raspar a barba, por um bone e vir morar anonimo no Brasil. Agradaria a todo mundo. O governo Obama tinha como promessa de campanha tirar os “rapazes” do Afeganistao e do Iraque, mas como fazer isto sem uma vitoria emblematica? A cada dia que passa eles veem a casa de marimbondo que catucaram. As vitorias iniciais facilimas sobre as tropas ” regulares” destes paises deram lugar a uma bagun’cada e sangrenta guerrilha com n facc’oes. Os EUA nao se interessam por administrar a bagun’ca , querem apenas garantir a produ’cao de petroleo barato (Iraque, Kazakistao) e e seu envio (oleodutos do Afeganistao, Pakistao)