No dia 11 de setembro, lembramos dos ataques que ocorreram nos Estados Unidos no ano de 2001. Muitos de nós ainda temos na memória a imagem dos quatro aviões que foram seqüestrados. Três deles foram usados em atos terroristas, sendo lançados sobre prédios, causando a morte de milhares de pessoas. Vamos conhecer (ou relembrar) 15 curiosidades sobre os ataques terroristas nos Estados Unidos.
Esta lista foi extraída e adaptada da Wikipédia e do Guia dos Curiosos.
– Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas.
– O terceiro avião caiu contra o Pentágono, em Arlington, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
– Durante o sequestro dos aviões, os terroristas usaram armas para esfaquear e matar os pilotos, os comissários de voo e os passageiros. Relatórios feitos com as chamadas telefônicas vindas dos aviões indicaram que as facas foram usadas para ferir atendentes e, em ao menos um caso, em um passageiro.
– Alguns passageiros foram capazes de fazer ligações, usando o serviço de telefone da cabine e celulares, e fornecer detalhes, inclusive de que vários dos sequestradores que estavam a bordo de cada avião tinham usado sprays químicos contra a tripulação, como gás lacrimogêneo ou spray de pimenta.
– Segundo a Federal Aviation Administration, que controla o tráfego aéreo nos Estados Unidos, às 9h49 de 11 de setembro, dia dos ataques terroristas, 3.667 aviões sobrevoavam o território americano. Ao meio-dia, é comum existirem cerca de 5.000 vôos. Às 11h40 daquele dia, apenas 290 vôos foram registrados.
[youtube id=”RprdQbb4nVM” width=”600″ height=”350″]
– O total de mortos foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário, pois uma pessoa teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do World Trade Center.
– As vítimas foram distribuídas da seguinte forma: 246 nos quatro aviões (onde não houve sobreviventes), 2606 na cidade de Nova Iorque e 125 no Pentágono. Todas as mortes ocorridas foram de civis, exceto por 55 militares atingidos no Pentágono.
– Pelo menos 353 pessoas que ficaram presas nas torres gêmeas do World Trade Center (WTC) no dia 11 de setembro conseguiram falar com pessoas fora dos prédios. Entre telefonemas e e-mails, haviam mensagens de desespero, de despedida e até de tranqüilização.
– Em 2002, um integrante da lista oficial de desaparecidos foi encontrado em uma clínica de Nova York. Gerge Sims sofria de amnésia e apresentava sintomas de esquizofrenia. Segundo a família, ele estava “vendendo coisas” nas proximidades do WTC no dia do acidente.
– Jornalistas do canal Al Jazeera afirmaram que a Al-Qaeda inicialmente tinha planejado fazer com que os aviões sequestrados atingissem instalações nucleares em vez das torres do WTC e Pentágono, mas foi decidido não atacar as centrais nucleares por causa de temores de que os ataques poderiam sair da controle.
– Nos dias seguintes ao episódio, houve uma queda significativa no número de passageiros das companhias aéreas em todo o mundo. Por receio de voar, muita gente desistiu. E o medo ainda persistiu. Tanto é que empresas europeias alteraram escalas ou cancelaram voos para os EUA marcados para 11/09/2002.
– Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrir, especialmente nas indústrias aérea e de seguro. O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia norte-americana.
– No dia 16 de setembro de 2001, Bin Laden – líder da Al-Qaeda – negou qualquer participação nos atentados lendo um comunicado que foi emitido por ele através do canal Al Jazeera. Ele teria dito: “Insisto que não executei este ato, que parece ter sido realizado por indivíduos com seus próprios motivos”.
– Entretanto, em novembro de 2001, as Forças Armadas dos Estados Unidos encontraram uma fita de vídeo caseiro numa casa destruída em Jalalabad, Afeganistão, onde Bin Laden fala com Khaled al-Harbi. Em várias partes da fita Bin Laden reconhece ter planejado os ataques.
– Os Estados Unidos responderam aos ataques com o lançamento da Guerra ao Terror: o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que abrigou os terroristas da Al-Qaeda. Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.
O governo americano esconde mais coisas do que podemos imaginar. Vamos pensar, os ataques foram”forjados” e alguém precisa levar a culpa certo? Culpar bin Laden seria a melhor desculpa pra mandar o comando pro exército atacar, uma manobra puramente política e calculista, DUVIDO que este homem esteja morto, os EUA são muito exibidos, eles iriam mostrar pra Deus e o mundo bin Laden morto, mas o que se tem são imagens de baixa resolução cretinas, assim como o suposto vídeo da “confissão” dele…
Eu não estou nem um pouco convencido de que os EUA sejam o verdadeiro responsável “diretamente ou indiretamente” dos atentados de 11 de setembro. Pois essa idéia de que eles mesmos tenham premeditado essa tragédia para que pudessem atacar os países do Oriente Medio, como foi exposto aqui por algum internauta, torna-se inconcebível uma vez que, para conseguir esse objetivo, estaria colocando em risco a vida de milhares de pessoas, sendo elas norte-americanas ou não.
Concordo que foi a cia o FBI e a Agência secreta MEI que executaram a queda das torres – Sacrificar + ou – 3000 mil almas e garantir petróleo pra resto do país.
Tanto é que americano s morreram poucos pois etc era um centro comercial. Tinha lá mais estrangeiros que nativos americanos.
O governo ja nao queria mais as torres,em um documentario que eu vi ,varios arquitetos e especialistas acharam que as torres do word trade center eram feias e sem logica para um local tao privilegiado como a baixa manhatan, aposto que o governo quis derruba-las logo que varios desingners colocaram suas opnioes sobre o estilo das torres.O presidente dos EUA nao se importou com quantas vidas foram perdidas naquele dia, so queriam poder fazer um predio mais novo moderno e bonito que hoje se chama de one word trade center
Bom, eu creio que o governo americano criou essa teoria de que foram eles (governo) que atacaram as torres, para gerar um certo ar de poder, para fazer com que as pessoas pensem que eles mandam e tal, quando na verdade outras pessoas cometeram esse atentado.
eu também acho que foi os EUA que planejou tudo isso! É a cara deles! Duvido muuuito que 1 avião ia derrubar uma torre daquelas! os EUA preparou tudo isso com a intenção de provocar uma guerra, olha como são maus, usaram isso como pretesto pra guerriar contra o outro País onde mataram milhares de pessoas e os EUA ainda saiu com inocente de tudo isso, affs…
Foi um sacrificio feito pelos Illuminati ao diabo, tanto que as torres foram implodidas, e o que acertou o pentagono foi um micel, e nao um aviao pois nao ha provas de aviao nenhum
Desculpe, mas acho isso uma grande bobagem
Gleiciane, no inicio do século os EUA passavam por uma crise financeira e sabemos que eles tem grande parte de seu PIB baseado em produção de armas. Em todas as guerras do seculo XX eles estiveram envolvidos de uma forma direta ou indireta, indireta fornecendo armas e tecnologia e muitas vezes fornecendo armas para os dois lados. Alem de seu apetite por petroleo, sendo eles os maiores consumidores do mundo. Depois de 2001 eles inventaram o termo Guerra ao terror, que serve de muleta para qualquer ação do governo, acabamos de ver essa desculpa ser usada na espionagem contra lideres do mundo. Depois de 2001, eles invadiram o iraque sem o aval da ONU e usaram desculpas de ligação de Saddam com a Al Qaeda e as armas de distruição em massa, que se mostraram mentirosas. Nenhum cidadão do mundo tinha direito a defesa, muitos foram presos e levados para Guantanamo e ficaram sob tortura. Em NY cientistas Dinamarqueses encontraram Nano Thermite na poeira dos escombros do WTC. Os predios foram feitos para aguentar colisão de aviões 707 e tem sua estrutura feita em aço. Alem de aguentar a colisão de um avião, a estrutura de aço aguenta ao calor de combustiveis, que alcançam no máximo 900 graus. Para derreter aço é necessário 1200 graus. Ai que entra o Nano Thermite, ele é um tipo de explosivo que alem de explosivo aquece a mais de 1300 graus, por isso os bombeiros encontraram cachoeiras de aço derretido nas torres. Alem disso um outro predio de 47 caiu naquele dia, sem nem um avião sequer ter colidido com ele e o governo afirma que pegou fogo com residuos que cairam das torres e por isso ele veio abaixo. Nenhum predio no mundo caiu por ter pegado fogo, ainda mais esse que tb tinha estrutura moderna e reforçada. No pentagono existem varias provas que não foi um avião que colidiu com o predio, seria impossivel um avião bater naquele predio daquela altura. E o avião da Pensilvania, nas imagens de onde o avião teria caido, fica claro que não foi um avião que caiu ali, não tem uma peça sequer que demonstre isso, não tem uma asa, uma poltrona, uma cauda, nada. E o mais absurdo é terem encontrado o passaporte do terrorista nos escombros das torres, ja que ele estaria no avião que explodiu e centenas de corpos não foram encontrados e estariam nos predios.
rsrs gente vale pontos em INGLES pf me ajude :(
hahah eu so queria saber pois fiquei muito confusa mais qual seria o proposito daquele “ataque terrorista”?
so pelo $?