A cada quatro anos são disputados os jogos olímpicos, em uma determinada cidade sede. No ano de 2012, a sede é a cidade de Londres, na Grã-Bretanha. Com a abertura dos jogos e a pira olímpica devidamente acesa, começam as pesquisas feitas para conhecer a origem das Olimpíadas, o que rende sempre excelentes projetos escolares. Para dar aquela força, conheça 15 curiosidades históricas das Olimpíadas.
Esta lista foi extraída e adaptada do Guia dos Curiosos.
– Os jogos olímpicos surgiram na Grécia, como homenagem aos deuses do Olimpo, em 776 a.C. Os gregos encontraram nos jogos uma forma pacífica de reunir as populações de suas cidades, que viviam em guerra, apesar de falarem a mesma língua e praticarem a mesma religião.
– Os jogos ocorriam em Olímpia, a principal cidade de Elida, na península do Peloponeso. Nos primeiros jogos olímpicos, era disputada uma única prova: a corrida de 170 metros. Aos poucos, os gregos foram incluindo outras modalidades.
– Os jogos olímpicos da antiguidade aconteciam de quatro em quatro anos e duraram mais de mil anos, até 393, quando o imperador romano Teodósio I aboliu o evento, alegando que se tratava de uma festa pagã. A ideia do paganismo dos jogos está associada a ascensão do cristianismo no século IV.
– O criador dos jogos olímpicos da era moderna foi o Barão de Coubertin. Seu nome verdadeiro era Pierre de Fredy. Ele nasceu em Paris, França, no dia 1º de janeiro de 1863 e morreu em Genebra, Suíça, no dia 2 de setembro de 1937. Seu coração, lacrado numa urna de bronze, está sepultado em Olímpia.
– Em 1896, em Atenas, na Grécia, foram realizados os primeiros jogos olímpicos modernos. Naquele ano, o príncipe grego Constantino invadiu a pista de corrida e percorreu os metros finais da maratona ao lado do corredor Spyridon Louis, seu compatriota e vencedor da prova.
– A bandeira olímpica simboliza a paz mundial. Seus 5 aros entrelaçados representam a união entre os 5 continentes. Com as cinco cores é possível compor todas as bandeiras do mundo, e cada cor representa um continente (azul=Europa; amarela=Ásia; preta=África; verde=Oceania; e vermelha=América).
– O revezamento que leva a tocha olímpica de Atenas até a sede dos jogos foi ideia do alemão Theodore Lewald, membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1936. Na antiga Olímpia, um fogo permanente queimava diante de Héstia, a deusa do coração e da chama sagrada. O fogo tinha significado divino.
– A primeira visita da tocha olímpica ao Brasil ocorreu em 13 de junho de 2004. Ela desembarcou no Rio de Janeiro às 6h42, vinda da Cidade do Cabo (África do Sul). Essa foi também a primeira vez em que a chama passou pela América Latina. O avião que trouxe a tocha ao país se chamava Zeus.
– O corredor Emil Zatopek, eleito o esportista tcheco do século XX, quebrou 18 recordes mundiais durante sua carreira. Ele era chamado de “Locomotiva Humana” pela constância de suas passadas. Tornou-se uma lenda olímpica, pois foi o único atleta de longa distância a conquistar três medalhas de ouro numa única Olimpíada.
– Em 1916, as Olimpíadas de Berlim não foram realizadas por causa da Primeira Guerra Mundial. Em 1940, os jogos foram transferidos de Tóquio para Helsinque, pois os japoneses estavam em guerra com os chineses. Porém, os jogos foram suspensos por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1944, as Olimpíadas de Londres também foram suspensas.
– A primeira mulher brasileira que participou de uma edição das Olimpíadas foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles, 1932. Com 17 anos, ela era a única mulher na delegação, que contava com 66 homens. Mais que a primeira brasileira, Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a participar dos jogos.
– Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico brasileiro, ganhando as provas de salto triplo em Helsinque (1952) e Melbourne (1956). Ao longo dos 12 anos de carreira, quebrou 7 vezes os recordes do salto triplo, sendo sua melhor marca a de 16,56 m, no Pan-Americano do México em 1955.
– Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o corredor brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava com folga a maratona, quando um irlandês vestido com roupas típicas invadiu a pista e o arrastou para fora do percurso. O atleta conseguiu se libertar, mas acabou a prova em terceiro.
– O juramento olímpico dito na cerimônia de abertura por todos os atletas e juízes foi escrito por Pierre de Coubertin. Em 1920, o trecho do discurso que dizia “honrar nosso país” foi substituído por “honrar nossa equipe” com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas.
– Em 1896, os primeiros nove esportes foram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro. As provas de natação nas Olimpíadas de Atenas foram realizadas nas águas da baía de Zea. A temperatura da água durante as provas nunca ultrapassou os 13 graus.
Excelente. Saber esses pequenos detalhes é sempre bacana. Gosto muito de olimpiadas, principalmente tudo que fala de corridas. Parabéns pelo site.
Crotona inteira procurou por Milo, até pastores encontraram dois cotos roídos de antebraço saindo de uma árvore e rastros de lobos no chão do bosque.
Posso imaginar o que veio a seguir. O Sol baixou tarde no verão italiano, mas veio a escuridão. Veio a friagem.. Ele já não gritava por ajuda, gritava de dor, clamava clemência aos deuses olímpicos. Imaginava como seria sua vida de atleta, sem as mãos. Milo não foi a repetição do filme 27h, porque suas duas mãos estavam presas. Então finalmente seus gritos foram ouvidos.
Um dia, Milo enfiou as duas mãos no corte, mas a árvore não cedeu para o outro lado, caiu sobre suas mãos. A árvore não o esmagou, mas Milo ficou preso, com as mãos esmagada dentro do corte no tronco. Primeiro ele gritou de dor. Depois ele clamou por ajuda. Mas ninguem veio. Milo era um sujeito amado e odiado por muitos, mas ele preferia treinar em lugares bem escondidos.
Quando suas machadadas certeiras estavam quase a romper o tronco, ele parava de golpear com o machado e punha suas duas mãos no corte e ,empurrando a arvore para cima, terminava de derruba-la para o lado oposto aonde estava.
Milo de Crotona,Magna Grécia, hoje sul da , foi campeão várias vezes nos Jogos Olimpicos originais. Sua espacialidade era o pancration , parecido com atual UFC, combinando atual luta greco-romana com savate. Conta-se que ainda adolescente era capaz de romper bandanas usadas para conter o suor, como dos tenistas de hoje, som por as mãos, usando apenas esforço evacuatório! Ganhou muitas coroas de louro. Tinha como hábito ir para bosques sozinho, descer o machado em troncos de árvore para treinar.
Adorei mto essas curiosidades mto legal fessor ;D
É maneiro exatamente pq Olimpiadas demonstram que diferentes podem coexistir
eu adoro as olimpiadas
eu adoro as olimpiadas elas ensinjam muitas coisa ksksksskkskskssks