Nestas 25 fotos históricas raras do Holocausto, você verá por que, durante os meses de março a julho de 1944, , líderes e entidades judaicas faziam apelos desesperados aos governos norte-americano e britânico.

Imploravam que a força aérea aliada bombardeasse as ferrovias de acesso a Auschwitz-Birkenau, bem como seus fornos crematórios e câmaras de gás. Tentavam, ao menos, diminuir o célere ritmo da destruição.

Durante todo o ano de 1944 os pedidos se  sucederam, mas a resposta dos aliados era sempre a mesma: “não”. Por que Auschwitz não foi bombardeado? Por que os aliados, em 1944, após terem ocupado o sul da itália e adquirido a supremacia aérea que lhes permitiu atacar o leste europeu, não tentaram salvar vidas judaicas, destruindo o transporte e a máquina de extermínio?

Perguntas que ainda não têm uma resposta definitiva. Porém, para não esquecermos desta tragédia que vitimou milhões de pessoas, confiram algumas fotos emblemáticas do holocausto.

Estas fotos foram extraídas do blog Foto na História e Imagens e Letras.

1.

Foto-Holocausto-Lista-Schindler

Esta foto foi capturada em 1944, na Alemanha, e mostra a famosa lista de “Oskar Schindler”, que salvou centenas de judeus dos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Foram aproximadamente 1.700 pessoa salvas.

2.

Foto-Holocausto-Filha-Himmler

Esta foto foi capturada em 1941, por Dan H. Andersen, na Polônia. A filha de Himmler, Gudrun Burwitz, com seu pai Heinrich Himmler (centro) visitando um campo de concentração. Desde jovem a menina foi incentivada a visitar campos de extermínios e não é de se espantar que aos 81 anos de idade ela ainda defendia o neo-nazismo na Europa.

3.

Foto-Holocausto-Auschwitz-II

Esta foto foi capturada em 1943, na Polônia. Auschwitz II (Birkenau) é o campo que a maior parte das pessoas conhece como Auschwitz. Ali se encerraram centenas de milhares de judeus e ali também foram executados mais de um milhão de judeus e ciganos.

Seu objetivo principal era o extermínio em massa. Para cumprir esse objetivo, equipou-se o campo com quatro crematórios e câmaras de gás. Cada câmara de gás podia receber até 2.500 prisioneiros por turno. O extermínio em grande escala começou na primavera de 1942.

4.

Foto-Holocausto-Criancas-Ciganas

Esta foto foi capturada em 1943, em Auschwitz, Polônia, e mostra crianças ciganas desnutridas, que foram utilizadas como cobaias humanas para os experimentos dos médicos nazistas, como Josef Mengele.

5.

Foto-Holocausto-Corpos-Exumados

Esta foto foi capturada em 17 de maio de 1945, por Edward Belfer, em Weimar, na Alemanha. Jovem alemã se assusta quando se depara com alguns corpos exumados, dos 800 trabalhadores judeus executados pelas tropas da SS (polícia nazista) perto Namering, na Alemanha.

Os aliados, depois que adentraram na Alemanha, fizeram estas exumações para a população ver o que os líderes nazistas faziam.

6.

Foto-Holocausto-Aguardando-Enterro

Esta foto foi capturada em 12 de maio 1945, por Sam Gilbert, na Áustria. Uma imagem rara, forte e comovente. Alguns corpos de judeus, retirado e empilhados por civis alemães. Trata-se de ex-prisioneiros do campo de concentração de Mauthausen-Gusen (Áustria), que morreram de fraqueza ou executados (como o cadáver da direita, com um tiro visível na testa).

7.

Foto de judeus mortos, quase incinerados

Esta foto foi capturada em 14 de abril de 1945, por W. Chichersky, em Weimar, na Alemanha. Um caminhão carregado de corpos de prisioneiros dos nazistas, no campo de concentração de Buchenwald, em Weimar, na Alemanha. Os corpos estavam prestes a ser destruídos por incineração quando o acampamento foi capturado pelas tropas do 3º Exército dos EUA.

8.

Foto-Holocausto-Mulher-HumilhadaFoto-Holocausto-Mulher-Humilhada

Esta foto foi capturada em 3 de abril de 1941, na Alemanha, e mostra mulher judia sendo espancada e humilhada durante a Segunda Guerra Mundial, pela população alemã, pelo simples fato de ser judia.

9.

Foto-Holocausto-Aliancas-Judeus

Esta foto foi capturada em 1945, em Auschwitz, Polônia, e mostra alianças e anéis de casamento dos judeus, recolhido dos prisioneiros em Auschwitz, no principal Campo de Concentração nazista.

10.

Foto-Holocausto-Judeu-Desnutrido

Esta foto foi capturada em 7 de maio de 1944, por Margaret Bourke-White, na Turíngia, Alemanha. Judeu prisioneiro do Campo de concentração de Buchenwald, deformado pela desnutrição, inclina-se contra seu beliche depois de tentar andar como outros trabalhadores escravos presos, ele trabalhou em uma fábrica nazista até ser libertado pelos russos, em 1945.

11.

Foto-Holocausto-Cinzas-Humanas

Esta foto foi capturada em 1944, e mostra soldados soviéticos impressionados com uma grande pilha de cinzas humanas encontradas no campo de concentração de Majdanek, Polônia.

12.

Foto-Holocausto-Mulher-Perseguida

Esta foto foi capturada em 4 de julho de 1941, na Alemanha, e mostra outra mulher judia, sendo espancada e humilhada.

13.

Foto-Holocausto-Criancas-Judias

Esta foto foi capturada em 20 de dezembro de 1940, e mostra os rostos de crianças judias que viviam em um gueto em Szydlowiec, Polônia, sob ocupação nazista.

14.

Foto-Holocausto-Trem-Judeus

Esta foto foi capturada em 1942, na Alemanha, e mostra trem nazista lotado de judeus, rumo ao campo de concentração Auschwitz, na Polônia.

15.

Foto-Holocausto-Gas-Ziklon-B

Recipiente do gás venenoso Zyklon B, utilizado para exterminar judeus nas câmaras de gás.

16.

Foto-Holocausto-Judeu-Forno-Crematorio

Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha. Corpo de um judeu sendo depositado em um forno crematório. A fumaça que saía das chaminés, devido à queima dos corpos, era conhecida como holocausto. O termo acabou se tornando genérico para o sofrimento dos judeus nos campos de concentração.

17.

Foto-Holocausto-Camara-Gas

Esta foto foi capturada em 1945, na Polônia. Câmara de gás onde judeus e inimigos do nazismo era exterminados. Em Auschwitz, estas câmaras podiam comportar até 2500 indivíduos. Consta que, para controlar as pessoas, os alemães diziam que estas câmaras serviam para banho coletivo.

18.

Foto-Holocausto-Dormitorios

Esta foto foi capturada em 1945, na Alemanha. Dormitórios coletivos em campos de concentração, geralmente forrados com feno.

19.

Foto-Holocausto-Dormitorio-Judeus

Esta foto foi capturada em 1943, na Polônia, e surpreende pela qualidade da imagem e iluminação. Dormitório coletivo de judeus. Detalhe para uso de panelas como travesseiros.

20.

Foto-Holocausto-Judeu-Execucao

Esta foto foi capturada em 1944, na Alemanha, e mostra judeu sentado à beira de uma cova coletiva, olhando atentamente para a câmera, à espera de sua execução.

21.

Foto-Holocausto-Testes-Hipotermia

Esta foto foi capturada em 1942, na Alemanha, e mostra judeu em tanque gelado, servindo como experimento para testes de hipotermia. A ciência nazista usava seres humanas como cobaias para, além de outros testes, verificar quanto tempo um indivíduo aguenta em baixas temperaturas corporais.

22.

Foto-Holocausto-Subnutricao

Esta foto foi capturada em 1944, na Áustria, e mostra mulher subnutrida tentando manter-se em pé.

23.

Foto-Holocausto-Cabelos

Esta foto foi capturada em 1945, em Auschwitz, Polônia, e mostra 700 kg de cabelo retirados de judeus no campo de concentração. Segundo alguns historiadores, além da infestação de piolhos, os cabelos extraídos eram vendidos na Alemanha para a fabricação de perucas.

24.

Foto-Holocausto-Sofrimento-Judeu

Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha, e mostra o sofrimento extremo de uma vítima do holocausto, já com o corpo deteriorado devido a desnutrição e as condições desumanas.

25.

Foto-Holocausto-Oculos

Esta foto foi capturada em 1945, em Auschwitz, Polônia, e mostra óculos das vítimas do campo de concentração confiscados pelos nazistas.