Um dos aspectos mais intrigantes para os historiadores, no século XX, é a ascensão do nazismo e a forma como se consolidou na sociedade alemã entre as décadas de 1930 e 1940. A partir do seu surgimento, o nazismo causou uma reviravolta na Europa e no mundo. Confira fotos inéditas e raras a respeito deste sistema.

As fotos foram extraídas e adaptadas do blog Foto na História.

1.

Foto de Zeppelin Alemão no Rio de Janeiro

Esta foto foi capturada em 25 de maio de 1930, na Guanabara, RJ, Brasil. O Graf Zeppelin (LZ 127) foi um dirigível fabricado pela empresa Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, na Alemanha. O dirigível era a grandiosidade personificada e simbolizava os avanços do transporte aéreo da época. Fez uma grande viagem na década de 1930 e sobrevoou cidades como Buenos Aires, no final de junho de 1934. Nesta viagem experimental, sobrevoou por cidades como Porto Alegre, Pelotas e Paranaguá, além de Joinville. [RETIFICAÇÃO: O Graf Zeppelin LZ 127 não tem relação direta com o nazismo. O LZ 129 Hindenburg foi utilizado, a partir de 1936, como propaganda nazista.]

2.

Foto-Nazismo-Suastica-Humana

Esta foto foi capturada em 27 de agosto de 1933, na Alemanha, e mostra a juventude hitlerista fazendo uma suástica humana em homenagem a um soldado desconhecido.

3.

Foto-Nazismo-Soldados-Criancas

Esta foto foi capturada em 1945, em Berlim, Alemanha, e mostra crianças alemãs utilizadas como soldados nos últimos momentos da Segunda Guerra.

4.

Foto-Nazismo-Soldados-Polonia

Esta foto foi capturada em 1 de setembro de 1939, por Hans Sönnke, na Polônia. Tropas alemãs invadindo a Polônia antes do início da Segunda Guerra Mundial. Na Imagem, a tropa retira uma barreira na fronteira da Polônia. O fato foi o estopim para o início da guerra.

5.

Foto-Nazismo-Recuperacao-Soldados

Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha, e mostra soldados nazistas em recuperação no hospital, durante a Segunda Guerra Mundial.

6.

Foto-Nazismo-Soldado-Lenin

Esta foto foi capturada em 1943, na Rússia, e mostra soldado alemão apertando nariz da estátua de Lênin.

7.

Foto-Nazismo-Soldado-Adao

Esta foto foi capturada em 1942, na Rússia, e mostra um soldado com uma folha sobre o órgão genital, simulando uma espécie de Adão.

8.

Foto-Nazismo-Momentos-Descontracao

Esta foto foi capturada em 1943, na Rússia. Nos momentos mais tranquilos da Segunda Guerra Mundial, os soldados nazistas gostavam de registrar os momentos engraçados, de diversão, mostrando um lado mais “humano”.

9.

Foto-Nazismo-Soldados-Enforcados

Esta foto foi capturada em 1944, em Kiev, Ucrânia, e mostra soldados alemães enforcados acusados de crimes de guerra.

10.

Foto-Nazismo-Soldados-Inverno-Russo

Esta foto foi capturada em 27 de março de 1944, na União Soviética. Soldados alemães cobertos de neve e gelo durante o inverno na União Soviética. O inverno soviético ajudou muito os seus nativos, pois os alemães foram surpreendidos pela dificuldade física de enfrentar um inverno tão violento. Muitos recuaram ou pereceram.

11.

Foto-Nazismo-Soldado-Rendendo

Esta foto foi capturada em 13 de junho de 1942, na União Soviética, e mostra soldados do Exército Vermelho apontando armas para um soldado alemão, que foi surpreendido pela tropa soviética.

12.

Foto-Nazismo-Sofa-Suicidio-Hitler

Esta foto foi capturada em 1945. por William Vandivert, no bunker de Hitler, em Berlim, Alemanha. Correspondentes de guerra examinado o sofá onde Hitler teria se suicidado, apenas com luz de velas. Pode-se observar a mancha de sangue no braço do sofá e a arma utilizada.

13.

Foto-Nazismo-Invasao-Chancelaria

Esta foto foi capturada em 1945, em Berlim, Alemanha, e mostra as tropas russas dominando Berlim e entrando na sala da chancelaria nazista.

14.

Foto-Nazismo-Roterda-Ataque

Esta foto foi capturada em 1940, em Roterdã, Países Baixos, e mostra a cidade após os ataques aéreos nazista em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.

15.

Foto-Nazismo-Obras-Roubadas

Esta foto foi capturada em abril de 1945, por William Vandivert, em Unterstein, Alemanha. Hermann Goering (Chefe da Força Aérea Nazista) foi o maior ladrão de obras de artes europeias durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da queda do nazismo, soldados americanos carregam um camião com tesouros de arte recuperadas em Unterstein, Alemanha, para devolver a seus museus.

16.

Foto-Nazismo-Punicao-Relacionamento-Nazista

Esta foto foi capturada em 1944, em Montelimar, França. Esta jovem francesa foi punida pela população civil por ter tido relações sexuais com nazistas. Teve a cabeça raspada publicamente, como símbolo de “colaboradores nazistas”.

17.

Foto-Nazismo-Parada-Militar

Esta foto foi capturada em 1938, em Nuremberg, Alemanha, e mostra tropas nazistas na parada militar de Nurembrg em 1938: a superorganização era uma coisa que incentivava os jovens a quererem entrar no serviço militar.

18.

Foto-Nazismo-Padres-Nazistas

Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha, e mostra membros da Igreja Católica seguidores do Nazismo.

19.

Foto-Nazismo-Ovo-Pascoa

Esta foto foi capturada em 1943, na Alemanha, e mostra soldados norte-americanos nomeando as bombas como “Ovos de Páscoa para Hitler”.

20.

Foto-Nazismo-Super-Canhao

Esta foto foi capturada em 1941, na Alemanha. Schwerer Gustav e Dora são os nomes pelos quais ficaram conhecidos os canhões ferroviários 80 cm K (E) alemães. Os canhões foram desenvolvidos no final dos anos 30 pela Krupp, com o objetivo de destruir alvos fortificados. Pesavam cerca de 1344 toneladas, e podiam disparar projéteis de até 7 toneladas a uma distância superior a 37 km.

21.

Foto-Nazismo-Batismo-Nazista

Esta foto foi capturada em 1936, na Alemanha. As políticas eugênicas eram levadas aos extremos. Na imagem acima, pode-se ver um batismo que fazia parte do “Programa Lebensborn”, que traduzindo do alemão para o português: “Fonte da Vida”. Foi um programa de relocação e auxílio à infância iniciado pelo líder nazista Heinrich Himmler, em apoio à herança racial do Terceiro Reich.

22.

Foto-Nazismo-Cartaz-Deficientes

Esta foto foi capturada em 1 de abril de 1995, no Brasil. Cartaz nazista (que circulou na Alemanha no período da Segunda Guerra) que mostra deficientes como um peso morto para o país. A imagem foi publicada no Jornal do Brasil.

23.

Foto de garoto com a cruz de ferro

Esta foto foi capturada em 1944, na Alemanha. Nos últimos meses da Segunda Guerra, os nazistas passaram a utilizar crianças como soldados. Este menino chegou a receber a Cruz de Ferro, uma condecoração geralmente dada por bravura. Ele deve ter matado soldados de países antinazistas.

24.

Foto-Nazismo-Fusca-Hitler

Esta foto foi capturada em 1933, na Alemanha, e mostra o esboço do Fusca em um guardanapo feito por Adolf Hitler  para o Engenheiro Ferdinandi Porsche.

25.

Foto-Nazismo-Garotas-Nazistas

Esta foto foi capturada em 24 de fevereiro de 1936, em Berlim, Alemanha, e mostra um grupo de meninas alemãs em fila para aprender a cultura musical sob os auspícios do movimento da juventude nazi, em Berlim, Alemanha.

26.

Foto-Nazismo-Fanaticos-Mirins

Esta foto foi capturada em 1943, em Berlim. A Juventude Hitlerista foi uma instituição obrigatória para jovens da Alemanha nazista, que visava treinar crianças e adolescentes alemães de 6 a 18 anos, de ambos os sexos, para os interesses nazistas. Os jovens se organizavam em grupos e milícias paramilitares. Esses grupos de indivíduos, doutrinados pelo estado, existiu entre 1922 e 1945.

27.

Foto-Nazismo-Medico-Nazista

Esta foto foi capturada em 1943, na Polônia. Este é Sigmund Rascher: médico alemão da Luftwaffe, a força aérea da Alemanha nazista, durante a segunda guerra mundial. Em seus experimentos com prisioneiros judeus, Rascher teve a cooperação do também médico Josef Mengele, conhecido por “Anjo da Morte” por realizar atrocidades durante suas experiências, como injetar tinta nos olhos de crianças e deixar pessoas em tanques de água gelada para testar suas resistências.

28.

Foto-Nazismo-Soldado-Corvo

Esta foto foi capturada em 1944, na Rússia, e mostra um corvo se preparando para atacar o cadáver de um soldado nazista morto em batalha durante a Segunda Guerra Mundial.

29.

Foto-Rara-Adolf-Hitler

Esta foto foi capturada em 1938, em Munique, Alemanha. Nesta foto pode-se perceber como Hitler fascinava os jovens alemães. Tratava-se de um encontro de jovens da SA (milícia paramilitar nazista).

30.

Foto-Nazismo-Suicidio-Himmler

Esta foto foi capturada em 24 de maio de 1945, em Lüneburg, Alemanha. Em 1945, Himmler – braço direito de Hitler – chegou a conclusão que a Alemanha não teria mais condição de ganhar a Segunda Guerra, e viu que a única saída seria dazer um acordo de paz com os Estados Unidos e a Inglaterra. Quando Hitler descobriu, Himmler foi declarado um traidor e destituído de todos seus títulos e cargos. Mais tarde, quando Himmler ia ser examinado por médicos ingleses na cela, já capturado, rapidamente ingeriu uma cápsula de cianeto que trazia escondida.