Absolutismo é um dos conteúdos mais importantes para compreender o período da Idade Moderna. Através dele, entendemos as principais manifestações políticas, econômicas, artísticas e até religiosas deste período. Portanto, confira 4 Importantes Teóricos Absolutistas que Justificavam o Poder do Rei.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
Mas quem justificava todo este poder? É aí que entra a ação dos teóricos absolutistas, cujas ideias sustentavam o poder absoluto das monarquias europeias. A justificativa dos teóricos absolutistas tomou forma através das obras que ficaram marcadas na história e fizeram a alegria de muitas coroas no velho continente. Algumas destas obras se tornaram verdadeiros clássicos e são lidas por milhares de pessoas no mundo inteiro. Portanto, não deixe de ler
1- Nicolau Maquiavel

Pintura de Nicolau Maquiavel
Maquiavel (1469-1527) foi um diplomata e historiador italiano, que defendia que o monarca deveria utilizar de qualquer meio – lícito ou não – para manter o controle do seu reino. A frase que resume suas ideias é: “Os fins justificam os meios”. A Itália foi uma das últimas regiões unificadas na Europa (1870).
Obra: O Príncipe (1532)
2- Jean Bodin
Bodin (1530-1596) foi um jurista francês, membro do Parlamento e professor de Direito, que defendia que a soberania é um poder perpétuo e ilimitado. Sendo assim , as únicas limitações do soberano eram a lei divina e a lei natural. Bodin usava de argumento religioso para justificar o poder do rei, da mesma forma que Bossuet.
Obra: Seis livros da República (1576)
3- Thomas Hobbes

Pintura de Thomas Hobbes
Hobbes (1588-1679) foi um matemático e filósofo inglês, que discorreu sobre a natureza humana e a necessidade de governos e sociedades. Dizia que o ser humano, no estado natural, é cruel e vingativo, necessitando de um governo forte e centralizado para manter o seu controle. A frase que resume suas ideias é: “O homem é o lobo do homem”.
Obra: Leviatã (1651)
4- Jacques Bossuet

Pintura de Jacques Boussuet
Bossuet (1627-1704) foi um bispo e teólogo francês que criou o argumento que o governo era divino e os reis recebiam o seu poder de Deus. Assim, desobedecer a autoridade real seria considerado um pecado mortal. Um dos reis que se valeu de suas ideias foi o monarca absolutista Luís XIV.
Obra: Política tirada da Sagrada Escritura (1709)
Mano eu vim procurar Nicolau Maquiavel e so achei esse tal de Nicollas Maquievel
Vlw gente me ajudou mt ✌
QUANDO FAZER ISSO EM UM TRABALHO SEMPRE COMENTE QUANTOS CADA UM QUE LER ESSE COMENTARIO
GOSTEI MUITO DE FAZER ESSE TRABALHO PORQUE TIREI 10 KKK E SERIO PRA QUEM LEU ESSE COMENTARIO
ajudou muito nas minhas pesquisa com alunos mas preciso de um pouco mais…rsrs
Gostei muito das explicações, ajudou muito no trabalho, deu pra entender direitinho a teoria de cada um
sinceranente,ambos aurtores tenian algo en comun.
Quais sao as carracterisca principais de absolutismo?
Pamela, é só ler o texto do resumo sobre o Absolutismo.
Quais as principais ideias dos teoricos do absolutismo?
Pesquisa Concluída…