O período regencial foi um período muito turbulento na história do Brasil. A abdicação de D. Pedro I, associado a insatisfações políticas e econômicas que atravessavam o país, fizeram estourar várias revoltas, a maioria com tendências separatistas, que colocaram em risco a unidade nacional. Neste sentido, conheça 4 Revoltas do Período Regencial que Ameaçaram a Unidade Brasileira.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
Cabanagem

Cabanos em confronto com a guarda nacional, no Pará
A Cabanagem ocorreu na província do Pará, de 1835 a 1840. Seu nome deriva das cabanas construídas às margens dos rios, onde vivia a maior parte da população. Os principais líderes foram Félix Malcher, Francisco Vinagre e Eduardo Angelim. As causas principais foram a revolta dos liberais contra o presidente nomeado pelo governo regencial e a situação de miséria dos cabanos. A revolta resultou no domínio sobre Belém durante um ano e lutas no interior do Pará. Além disso, acarretou a morte de 40% da população da província.
Sabinada
A Sabinada ocorreu na província da Bahia, de 1837 a 1838. Seu nome se originou do líder do movimento, o médico Francisco Sabino. A causa principal foi a insatisfação com as autoridades impostas pelos regentes na província. Os revoltosos propunham a existência de uma República Bahiense de caráter transitório até que o Imperador Dom Pedro II alcançasse a maioridade. Porém, sem adesão à causa, a repressão por parte do governo imperial, então sob a regência de Araújo Lima, tornou-se fácil.
Balaiada

Fazedores de Balaio, no Maranhão
A Balaiada ocorreu na província do Maranhão, de 1838 a 1841. Seu nome deriva do fato que parte dos revoltosos eram fabricantes de balaios. Os principais líderes foram Manuel “Balaio”, Raimundo Gomes e Cosme. As causas principais foram a insatisfação com o presidente nomeado pelos regentes e as precárias condições de vida dos vaqueiros, fazedores de balaios e escravos. A revolta resultou na conquista da vila de Caxias e na anistia dos revoltosos. Foi uma das grandes revoltas do Período Regencial.
Revolução Farroupilha

Gaúchos assando churrasco, no Rio Grande do Sul
A Revolução Farroupilha ocorreu na província do Rio Grande do Sul, de 1835 a 1845. Seu nome se originou dos precários trajes dos revoltosos. Seus principais líderes foram Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi. As causas principais foram os altos impostos sobre produtos gaúchos e exigência por mudanças políticas. A revolta resultou na criação da República Rio-Grandense, no Rio Grande do Sul e na República Juliana, em Santa Catarina. Os revoltosos foram anistiados.
responda em portugues
Leia o texto
onde ocorreu a revolta regencial
E bastante interessante amas legal foi a Forrou pilha
acoisa durou uns 10 anos, nao foi acalmada pelo golpe da maioridade e os chefes farrapos nao foram derrotados militarmente
Hmmm…interessante, agora mesmo terminei meu trabalho de História sobre as Revoltas do Período Regencial, mas como tem que saber de todos eles pra falar um pouco lá na frente sobre tudo, vim ler sobre as Revoltas e encontrei aqui! Legal, fácil de decorar, agora só tenho que esperar o dia pra ver se vou conseguir falar lá na frente, pois sempre morro de medo!! :D :) :O ;)
valeu
Hmmm…interessante, agora mesmo terminei meu trabalho de História sobre as Revoltas do Período Regencial, mas como tem que saber de todos eles pra falar um pouco lá na frente sobre tudo, vim ler sobre as Revoltas e encontrei aqui! Legal, fácil de decorar, agora só tenho que esperar o dia pra ver se vou conseguir falar lá na frente, pois sempre morro de medo!! :D
Professor,
senti falta da Revolta dos Malês (BA), ela não deveria estar listada também?
Esta está em outra postagem: https://historiadigital.org/curiosidades/10-revoltas-que-ocorreram-na-bahia/
iso é metira
Iso? Metira?
gosteii de mais!!!!!
isso me ajudou muito obrigado