Do computador ao chocolate, é enorme a lista de produtos criados para fins militares e depois adaptados para o uso no dia-a-dia. Esta lista está limitada às inovações surgidas nos séculos 19 e 20 – e não ultrapassa o ambiente da casa, senão seria incluído aparelhos como o radar e a ultra-sonografia. Conheça 5 Invenções Militares Que São Muito Utilizadas no Nosso Dia-a-Dia.
Esta lista foi extraída e adaptada do Mundo Estranho.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
1- Leite Condensado
O Leite Condensado foi criado por Gail Borden, nos Estados Unidos, durante a Guerra de Secessão (1861-1865). Procurando uma forma de prolongar o armazenamento do leite, reduzir seu volume e contornar a falta de refrigeração, o inventor patenteou um método para fabricar leite condensado, em 1856. A novidade ficou meio esquecida até o início da guerra, quando o exército dos estados do Norte (Ianques) incluiu o produto na ração das tropas, comprando grande quantidade do produto.
Curiosidade: Quando voltavam para casa de licença, os soldados contavam às famílias sobre o novo tipo de leite. O produto ficou tão popular que a fábrica de Borden mal conseguia atender às encomendas.
2- Margarina
A Margarina foi criada por Hippolyte Mège-Mouriès, na França, durante a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871). Na década de 1860, o imperador francês Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, ofereceu um prêmio a quem descobrisse uma alternativa barata para a manteiga – na época, um produto caro e escasso. Até hoje os historiadores discutem se o imperador fez isso para facilitar a vida dos franceses pobres ou para abastecer suas forças armadas, às vésperas da Guerra Franco-Prussiana.
Curiosidade: Seja como for, o químico Mège-Mouriès apresentou a margarina, em 1869, levando o prêmio de Napoleão III.
3- Panela de Teflon

Imagem de Panela de Teflon, invenção militar
A Panela de Teflon foi criada por Roy J. Plunkett, nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra (1939-1945). Em 1938, o químico Roy Plunkett realizava experiências com gases para refrigeração. Por acaso, uma amostra virou uma substância pegajosa, em que quase nada grudava. Em 1945, a invenção recebeu o nome de teflon. Os primeiros usuários do novo produto foram os militares americanos, que aplicaram o teflon para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica.
Curiosidade: Depois do fim da Segunda Guerra, a empresa em que Plunkett trabalhava encontrou diversas aplicações para o teflon, como o revestimento não adesivo para panelas.
4- Forno Microondas

Imagem de Forno Microondas, uma invenção militar
O Forno de microondas foi criado por Percy Spencer, nos Estados Unidos, durante a Guerra Fria (1945-1991). Quando a Segunda Guerra estava no fim, um funcionário da fornecedora militar Raytheon, o engenheiro Percy Spencer, notou que um chocolate em seu bolso derreteu quando ele inspecionava magnétrons, componentes usados em radares. Deduzindo que a meleca havia sido causada pelo calor gerado pelos magnétrons, Percy criou um aparelho para aquecer comida usando esse princípio. A Raytheon comprou a idéia e lançou o microondas.
Curiosidade: O primeiro microondas pesava 340 quilos e custava de 2 mil a 3 mil dólares!
5- Computador

Imagem de um Computador, uma invenção militar
O Computador foi criado por engenheiros da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, durante a Guerra fria (1945-1991). O primeiro computador, chamado de Eniac, foi projetado para o exército americano. O aparelho servia para ajudar nos cálculos de artilharia. Ficou pronto em 1946 e ajudou nos cálculos para construir a bomba de hidrogênio, testada pelos Estados Unidos em 1952.
Curiosidade: A máquina tinha mais de 2 metros de altura e ocupava uma área de 15 por 9 metros – algo como um armário gigante. Custou em torno de 400 mil dólares.
É, não tinha pensado nisso, realmente.
Nossa, todas as invenções foram feitas durantes as guerras (as que tu apresentou, cláro). Nenhuma delas foi planejada antes das guerras para ser uma ''possível arma''.
A do computador esta errada.
os americanos, não inventaram o computador, eles foram os primeiros a apresenta lo.
O primeiro computador (100% eletrônico) foi o Z-1 (Konrad Zuse) mais foi destruído em um bombardeio aliado. e os americanos nunca se conformaram que os "malditos" nazistas criaram o primeiro computador, ultra secreto (não tão secreto, os seus planos foram roubados e uma replica mais potente foi construída na Inglaterra onde serviu para Encriptação de códigos e cálculos bélicos).
O majestoso computador britânico erra chamado de colossus.
Hmmm… convencida ;P
A Mulher só cria coisa boa =D Humm….
Somos dez …
Beijos Marcela ?
Os americanos são mentirosos quando se referem a invenções.
Os ingleses e os russos também alegam que tudo foi inventado, respectivamente, na Inglaterra e na Rússia.
Essas mentiras tem a intenção de demonstrar que eles são os gênios que reformaram o mundo civilizado.
Agrava que os norte-americanos exaltam as guerras como momentos de desenvolvimento e criatividade.
Mas,… quem é aguerrido usa tudo pra detonar os demais, e ainda se gaba de que isso é um "grande avanço" para a humanidade.
Essa do leite condensado eu nunca tinha lido antes.
Mas já li que os indianos fazem, há muitos séculos, uma mistura de leite e açúcar aquecida, sem ferver.
E li, também, que um general uruguaio famoso (não lembro se não foi o próprio José Artigas, o grande herói do Uruguai) tinha uma "cozinheira" de acampamento que fazia pra ele e pros convidados dele uma mistura de leite e açúcar aquecida.
Como existem antecedentes de mentiras famosas – e irrefutavelmente mentirosas – dos norte-americanos, eu prefiro acreditar nos indianos e nos uruguaios, que seriam, pelo menos no leite condensado, muito anteriores à malfada guerra civil norte-americana.
É verdade, a internet já existe desde a Guerra Fria.
Professor, me falaram certa vez que durante a guerra fria, os EUA ja tinham acesso à Internet como nós temos hoje em dia. Isso é verdade?
Eu dei uma pesquisada. O Leite Moça pertence à marca Nestlé. Assim, creio que não tem relação direta com Borden.
Muito bom mesmo, o microondas e computador eu já sabia, mas foi muito interessante também a forma que descobriram a margarina e o leite condensado…
Você sabe me dizer se essa fabrica de Borden seria a atual produtora do "Leite Moça"?