Do computador ao chocolate, é enorme a lista de produtos criados para fins militares e depois adaptados para o uso no dia-a-dia. Esta lista está limitada às inovações surgidas nos séculos 19 e 20 – e não ultrapassa o ambiente da casa, senão seria incluído aparelhos como o radar e a ultra-sonografia. Conheça 5 Invenções Militares Que São Muito Utilizadas no Nosso Dia-a-Dia.
Esta lista foi extraída e adaptada do Mundo Estranho.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
1- Leite Condensado
O Leite Condensado foi criado por Gail Borden, nos Estados Unidos, durante a Guerra de Secessão (1861-1865). Procurando uma forma de prolongar o armazenamento do leite, reduzir seu volume e contornar a falta de refrigeração, o inventor patenteou um método para fabricar leite condensado, em 1856. A novidade ficou meio esquecida até o início da guerra, quando o exército dos estados do Norte (Ianques) incluiu o produto na ração das tropas, comprando grande quantidade do produto.
Curiosidade: Quando voltavam para casa de licença, os soldados contavam às famílias sobre o novo tipo de leite. O produto ficou tão popular que a fábrica de Borden mal conseguia atender às encomendas.
2- Margarina
A Margarina foi criada por Hippolyte Mège-Mouriès, na França, durante a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871). Na década de 1860, o imperador francês Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, ofereceu um prêmio a quem descobrisse uma alternativa barata para a manteiga – na época, um produto caro e escasso. Até hoje os historiadores discutem se o imperador fez isso para facilitar a vida dos franceses pobres ou para abastecer suas forças armadas, às vésperas da Guerra Franco-Prussiana.
Curiosidade: Seja como for, o químico Mège-Mouriès apresentou a margarina, em 1869, levando o prêmio de Napoleão III.
3- Panela de Teflon

Imagem de Panela de Teflon, invenção militar
A Panela de Teflon foi criada por Roy J. Plunkett, nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra (1939-1945). Em 1938, o químico Roy Plunkett realizava experiências com gases para refrigeração. Por acaso, uma amostra virou uma substância pegajosa, em que quase nada grudava. Em 1945, a invenção recebeu o nome de teflon. Os primeiros usuários do novo produto foram os militares americanos, que aplicaram o teflon para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica.
Curiosidade: Depois do fim da Segunda Guerra, a empresa em que Plunkett trabalhava encontrou diversas aplicações para o teflon, como o revestimento não adesivo para panelas.
4- Forno Microondas

Imagem de Forno Microondas, uma invenção militar
O Forno de microondas foi criado por Percy Spencer, nos Estados Unidos, durante a Guerra Fria (1945-1991). Quando a Segunda Guerra estava no fim, um funcionário da fornecedora militar Raytheon, o engenheiro Percy Spencer, notou que um chocolate em seu bolso derreteu quando ele inspecionava magnétrons, componentes usados em radares. Deduzindo que a meleca havia sido causada pelo calor gerado pelos magnétrons, Percy criou um aparelho para aquecer comida usando esse princípio. A Raytheon comprou a idéia e lançou o microondas.
Curiosidade: O primeiro microondas pesava 340 quilos e custava de 2 mil a 3 mil dólares!
5- Computador

Imagem de um Computador, uma invenção militar
O Computador foi criado por engenheiros da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, durante a Guerra fria (1945-1991). O primeiro computador, chamado de Eniac, foi projetado para o exército americano. O aparelho servia para ajudar nos cálculos de artilharia. Ficou pronto em 1946 e ajudou nos cálculos para construir a bomba de hidrogênio, testada pelos Estados Unidos em 1952.
Curiosidade: A máquina tinha mais de 2 metros de altura e ocupava uma área de 15 por 9 metros – algo como um armário gigante. Custou em torno de 400 mil dólares.
Ainda antes do Colossus, forma criados:
Z1, Konrad Zuse, Alemanha, 1936.
Z3, Alemanha, 1941.
Mark I, II e III, IBM em conjunto com a Marinha dos EUA a partir de 1944 e para uso em cálculos balísticos. A criadora da linguagem COBOL, Grace Hopper (oficial da marinha e matemática) participou dos trabalhos.
Referente a invenção do computador:
ENIAC não foi o primeiro computador construído, mas sim o primeiro projetado pelo EUA. Colossus foi projetado e construído pela liderança de Alan Turing em 1943 para quebrar o código nazista da Enigma. Quem quiser saber mais sobre como se desenvolveu a elaboração do primeiro computador moderno leia “O homem que sabia demais – Alan Turing”.
Este artigo de feitura recente nao deveria aparecer quando clicamos a aba HOME do site?
prof Michel, por que esta lista nao aparece no indice “Home” do site HD?
Como assim?
José Vidal, tb nao morro de amores pelos americanos, mas subestimar o “inimigo” é o primeiro passo para perder para ele. Recentemente fui convencido por A+B que os Wrhigts inventaram avião antes de Dumont.
Nobel, não embarque no “politicamente correto”. Nao vejo grande diferença inveçao militar e ivencao em tempo de guerra” ou entre o militar usar e inventar, se muitas vezes ele banca e dá toda infraestrutura para os cientistas. Nao fique com imagem romantica que os cientistas sao inocentes uteis sempre. Openheimer (pai do do orjeto Manhatan) sabia o que estava construindo, por exemplo.
O brabo é conceituar o que seria o primeiro computador , já que Pascal já apresentava algo similar no seculo XVII! Conceituando computador como algo capaz de reter memoria de informaçao e fazer calculos logicos com estas informaçoes e ser movido por eletricidade, diria que o primeiro computador realmente foi nazista e da IBM e serviu para catalogar dados pessoais d emilhares de cidadaos visando facilitar catalogar quem era judeu ou nao. Que primeiro uso mais improdutivo…
Bacana, mas não são “invenções militares”, como diz o título. São “invenções de tempo de guerra”, o que é diferente.
Militares não inventam nada, no máximo usam para o mal as invenções dos outros.
me ajudou no trabalho hehehehe
e o padre brasileiro inventor do rádio, o outro que criou o balão…
faltou a internet
Toda e qualquer invenção foram importante para a civilização terráquea.Desde o telefone, veículo, televisão, computador, escova de dente, etc… foram importantes para a sociedade em todo mundo.