O período que vai do séc. V ao XI, aproximadamente, é conhecido por muitos como Idade das Trevas. Na verdade, o termo foi cunhado na década de 1330 por Petrarca, para fazer referência ao declínio da literatura latina. Mais tarde, foi tomado pelos protestantes (séc. XVI) e, em seguida, pelos pensadores iluministas (séc. XVIII) como um termo depreciativo.
O termo não oferece um julgamento justo. Felizmente, para os atuais estudantes de História, o período é agora conhecido como Alta Idade Média. Assim, dado os antecedentes sobre o termo, eis aqui cinco razões pelas quais a Idade das Trevas foram, na verdade, um período de grande progresso. Esta lista foi extraída e adaptada do Listverse.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
1- Surgimento da Álgebra

Pergaminho com escrita em árabe
Graças ao conhecimento do povo islâmico, o mundo ocidental recebeu o primeiro livro sobre álgebra. O livro “Compêndio sobre Cálculo por Completude e Balanço” foi escrito por Al-Khwarizmi, e o título árabe do livro (al-?abr) inspirou o termo “álgebra”. Este livro forneceu a primeira solução sistemática de equações lineares e quadráticas. Al-Khwarizmi, juntamente com Diophantas, é considerado o Pai da álgebra.
2- Arte e Arquitetura
Durante a Alta Idade Média, a arquitetura foi diferente e inovadora. Ela introduziu a idéia de imagens realistas na arte, e estabeleceu as bases para o período românico, que surgiu na Baixa Idade Média. O período também incluiu a introdução e absorção de formas clássicas e conceitos arquitetônicos.
3- Renascimento Carolíngio
O Renascimento Carolíngeo foi um período de avanços na literatura, redação, artes, arquitetura, jurisprudência, estudos bíblicos e litúrgicos, que ocorreu no final do séc. VIII e IX. O mais conhecido rei carolíngio foi Carlos Magno. O Império Carolíngio foi considerado um renascimento da cultura do Império Romano.
4- Nascimento das Universidades

Pessoas estudando nas universidades da Idade Média
A educação clássica foi o sistema utilizado pelas universidades que foram criadas na Alta Idade Média. As universidades ensinavam artes, direito, medicina e teologia. A Universidade de Bolonha, fundada em 1088, foi a primeira a conceder titulação. Além da estrutura clássica, com base no ensino grego antigo, essas universidades medievais eram fortemente influenciadas pela educação islâmica, que foi próspera na época.
5- Desenvolvimento Agrícola

Práticas de agricultura na Idade Média
Se porventura você quisesse morrer de fome, a Alta Idade Média não seria o momento apropriado para isso! Como conseqüência do excelente clima e grande conhecimento agrícola, o Ocidente se destacou nessa área. Durante o Feudalismo, ferramentas de ferro foram largamente utilizadas, e o gerenciamento da terra era feito pelo sistema de rotação de culturas. Excedentes também foram criados para que os animais fossem alimentados com grãos, e não grama.
Seria muito improvável se pensar o “período das trevas” dando à luz as primeiras universidades.
Prezado Prof. Michel
Sempre é bom acrescentar contribuições que revelem a importância da Idade Média. E isso o seu texto faz muito bem. Meus parabéns! :-)
Obrigado, Adinalzir.
Al-kwarizm significa litaralmente “o Corézmio”, A Corésmia era uma parte da Pérsia. E a Pérsia Medieval era a parte intelctualmente mais sofisticada do Mundo Islâmico Pos-desintagraçao do Califado Abassida. Rivalizando com a Pérsia da época estava al-Anadalus (A Espanha islâmica). Muito provavelmente Al-kwarizm era apenas um apelido ou pseudonimo do autor do livro, como al-Mansur ( o Vitorioso), al-Cid… Mas a palavra no ocidente originou algarismo, originalmente aqueles simbolos designados pelos hindus para denotar quantidades (1,2,3…). Na nossa atual Matematica Ocidental , boa parte da algebra é de origem islâmica e boa para da Geometria é grega/mesopotâmia. Mas muito tb foi criaçao do proprio Ocidente. Um avanço se fez na geraçao do Newton (seculo XVII).
Que deu origem ao termo algarismo?
sim, isto mesmo Al-Kwarizm>algarismo
O Renascimento carolingio infelizmente não emplacou muito por causa das imensas dificuldades economicas e politicas do imperio, fosse ele mais estavel, ai sim o Renascimento Carolingio poderia ter dado conseuquencias como do Renascimento Florentino. para filosofar tem que ter barriga cheia primeiro. Ao inves disto, a naufragar do Imperio, viu nascer o feudalismo e o predominio da Igreja em assuntos politicos.
UNIVRSIDADE: Que quase todo o conhecimento era concentrado nas maos da igreja, todos estao carecas de saber, mas acentuar que a criação da primeira universidade foi um esforço do Estado para diminuir a concentração do saber na mao da igreja, não é algo tao popular. A criação da cruzada e da universidade sao iniciativas surgidas por causa da briga Estado Imperial X Igreja catolica. A aliança estabelecida por romanos e francos perigou após 1050.
O arado pesado celta, bom para solos densos como os da Europa Transalpina, já existia na Antiguidade, mas os romanos por algum motivo o desprezaram. 1)A volta do uso do arado celta, 2)a criação medieval do arado puxado pelo ombros e peito não pelo pescoço do animal, num jeitão de cachorro de treno 3) e um misterioso aquecimento global pre-peste negra são as causas do brutal aumento da produtividade agricola no fim da Alta idade media
1. ALGEBRA:Vale notar que , apesar do Ocidente medieval cristão ter adotado o coração da álgebra dos islâmicos, o sistema de notação envolvendo letras e números e o “sagrado sinal” de igual, foi um aprimoramento posterior do Ocidente.
Perguntas formuladas pelas cabeças medievais europeias cristãs ocidentais:
1) Quem deve predominar Estado ou Igreja?
2) Devemos moldar nossos pensamentos por nossas crenças ou o oposto?
3)Reforçar os direitos do individuo ou destacar os limites impostos pela participação deste individuo dentro da coletividade aquele pertence?
4)É preferível o risco de adotar inovações ou preservar tradições seguras?
5) Submeter todos a leis consentidas por todos ou a autoridade de quem sabe mais?
6) Submeter as relações entre Estados a leis consensuais ou reconhecer a inevitabilidade do domínio dos mais fortes?
Nao só na China ou no Islam a filosofia brilhou. A navalha de Okham é desta época! amon Lull é desta época. Nesta fase da historia europeia se formularam claramente importantes questoes e para algumas até foram dadas respostas!
Adorei os 5 pontos que fazem da Idade Média um período de mudanças. Na arte por exemplo, temos Giotto que integrou a cena e o envolvimento do espectador em seus quadros, num tempo emque a arte era mais para fazer as pessoas “lerem” as histórias, já que eram analfabetas. Compartilho plenamente a idéia de que o medieval não era período das trevas.
Abraços e obrigada sempre
Rita Merlino
É isso aí, Rita. É a ideia que nós, enquanto historiadores, tentamos desconstruir.