Gladiadores eram lutadores escravos treinados na Roma Antiga. O nome “Gladiador” provém da espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio). Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Conheça 5 Tipos de Gladiadores que Lutavam nas Arenas da Roma Antiga. Esta lista foi extraída e adaptada do Mundo Estranho.
- Todas as Aulas de História em Apenas Um Slide para Poupar o Seu Tempo
- Apostilas Completas de História Geral e do Brasil para Salvar Seus Estudos
1- Trácio

Homem vestido de gladiador Trácio
Os Trácios eram os únicos a lutar com a sica, uma espada curva. Como usavam um escudo pequeno, eles tinham também chapas de metal para proteger as pernas. O capacete com plumas era outra marca registrada. Era um dos mais conhecidos gladiadores da Roma Antiga.
2- Murmillo

Homem vestido de gladiador Murmillo
O Murmillo tinha o apelido de “homem-peixe” por usar um capacete com o desenho de um peixe na lateral. As armas e proteções eram similares às do secutor, podendo variar o escudo. As lutas entre trácios, murmillos e retiarius eram consideradas os verdadeiros clássicos das arenas.
3- Hoplomaco
O Hoplomaco homenageava os guerreiros das falanges gregas, por isso portava uma lança, que podia ser usada junto com uma adaga ou com uma espada. Tinha boas proteções para o corpo, como o secutor, mas precisava se virar apenas com um pequeno escudo circular.
4- Retiário

Homem vestido de gladiador Retiário
O Retiário era o tipo mais ágil e veloz, mas também o mais indefeso, pois tinha pouca proteção – nem sequer usava capacete. Encarava gladiadores “pesados”, como o secutor, usando só uma rede e um tridente. Para finalizar a luta, contava ainda com uma adaga. É um dos icônicos gladiadores da Roma Antiga.
5- Secutor
O Secutor era treinado para encarar o retiarius, um “tanque de guerra” bem protegido. Tinha um grande escudo retangular e capacete mais liso (para não prender na rede do retiarius) e com pequenos buracos para os olhos (para evitar as pontas do tridente). Sua arma era uma espada.
O que caracterizava o elmo do Tracio era um grifo, que infelizmente nao se vê na foto. O que caracterizava o elmo do Murmillo era um peixe de mesmo nome que tb nao se vê bem na foto. O que caracterizava o elmo do Secutor era exatamente não ter saliências, como citado, já que seu oponente tradicional era um retiário…. TODOS os gladiadores deveriam lutar com torax nu, exatamente para existir a chance de um ipon ou nocaute de reviravolta para quem tivesse perdendo, no caso uma única estocada certeira em coração ou pulmão. Dái não entendo os cardiofilaxes (placas de metal na frente do coração) do Secutor e do Hoplomacus. Nem sempre dava para se esperar pelos polegares…
véio matou à pau esta postagem muito boa eu não sabia nada a repeito e tu me esclareceu curiosidades que tinha desde mlk…
Excelente, Mayquel. Você deve saber que tem até um filme cujo título é Quo Vadis. Veja mais aqui:
http://filmehistorico.blogspot.com/2010/07/quo-vadis-completo.html
Há um famoso clássico da literatura polonesa chamado "Quo Vadis? – romance nos tempos de Nero", de 1895, de Henryk Sienkievicz, que apresenta uma bela narrativa de luta de gladiadores no capítulo LIV, ou XV do segundo tomo. Quando se gosta de Antiguidade, é uma leitura que vale a pena.
Umas das Melhores Matérias que gostei em História foi sobre os tipos de Gladiadores e tipos de luta e sem esquecer da Politica do "Pão e Circo".
Vou dar uma olhada neste link. Quem sabe, não é uma boa divulgá-lo por aqui. Vlw
Prof Michel, eu jogava um jogo online em que eu era um gladiador e tinha que ganhar batalhas e ir galgando até chegar no top.
o link é: http://www.gladiatus.com
É dai que eu conheço algumas armaduras, armas, capacetes e etc.
Muito interessante esse post, professor. Eu não tinha conhecimento sobre o nome dos tipos de gladiadores. Mas alguns dos equipamentos eu ja tinha conhecimento.
estupendo post
ótimo post, eu ainda não conhecia os tipos de gladiadores.