Zumbis da série The Walking Dead

Zumbis da série The Walking Dead

Já que os zumbis estão na moda, resolvi procurar informações sobre a origem histórica destas criaturas. E não é que encontrei?!? Os zumbis podem ser criados, realmente!!! É o que mostra uma pesquisa sobre a religião vodu no Haiti, que revela o poder de duas substâncias no corpo e na mente, e suas consequências.

O vodu e a tetrodotoxina

De acordo com os princípios do vodu – religião originada afro-haitiana – uma pessoa morta pode ser revivida por um sacerdote ou feiticeiro. Assim, esta pessoa morta permanece sob o controle do sacerdote já que não tem vontade própria. Existe na tradição vodu o “astral zumbi”, parte da alma humana que é capturada por um sacerdote e usada para aumentar o seu poder.

Em 1937, enquanto pesquisava o folclore do Haiti, Zora Neale Hurston encontrou o caso de uma mulher que apareceu em uma aldeia, identificada como Felicia Felix-Mentor. O assombroso é que seus parentes diziam que Felicia havia morrido e sido enterrada em 1907, com 29 anos de idade. O caso foi arquivado por falta de informações.

Suposta foto de Felicia Felix-Mentor

Suposta foto de Felicia Felix-Mentor

Várias décadas depois, Wade Davis, um etnobotânico de Harvard, apresentou um caso farmacológico de zumbis quando viajou para o Haiti, em 1982. Como resultado de suas investigações, afirmou que uma pessoa viva pode ser transformada em zumbi injetando-se duas substâncias específicas na sua corrente sanguínea (geralmente através de uma ferida).

A primeira, chamada pelos nativos de “coup de poudre” (do francês: tiro de pó), inclui a tetrodotoxina, uma poderosa neurotoxina, frequentemente encontrada na carne do peixe baiacu. A segunda consiste numa poção com drogas dissociativas, tais como a datura. Acredita-se que estas substâncias associadas induzem pessoas a um estado de morte no qual ficam inteiramente sujeitas às vontades do sacerdote.