Home/Curiosidades/Top 10 exércitos mais poderosos

Top 10 exércitos mais poderosos

Fevereiro 4th, 2010|Curiosidades|142 Comments


Rankings de poderio bélico são polêmicos, mas, em qualquer lista desse tipo, quem aparece no topo é o exército dos Estados Unidos. Além de armas arrasadoras, os americanos têm um efetivo de 1,4 milhão de soldados e torram uma fortuna com os militares: por ano, são 329 bilhões de dólares, o que dá 1.138 dólares por habitante, um dos maiores gastos do mundo.

Eleger o senhor dos exércitos foi fácil, mas descobrir o resto do ranking nem tanto. A lista foi feita com base nas informações do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês). Das estatísticas do IISS, foram tirados três dados comparativos: o efetivo de cada exército, os gastos militares totais e per capita e a tecnologia e o poder dos armamentos. Obs.: Os números desta lista podem estar desatualizados, pois são dados do IISS do ano de 2002.

Esta lista foi extraída e adaptada do Mundo Estranho.

10- Israel

Soldados do exército de Israel caminhando no deserto

O exército israelense conta com efetivo de 161.500 soldados, gasto militar anual de 9,4 bilhões de dólares (1.499 dólares por habitante) e armas nucleares. Pequeno e pouco populoso, Israel se envolveu em conflitos com os vizinhos árabes e resolveu se armar até os dentes. Para compensar a inferioridade numérica, os israelenses optaram por qualidade: suas tropas estão entre as mais bem treinadas da Terra, a Força Aérea dispõe de tecnologia de ponta e a experiência em combate fez o país desenvolver algumas das melhores armas disponíveis, como o tanque Merkava.

9- Coréia do Sul

Mulheres do exército da Coréia do Sul treinando com baionetas

O exército sul-coreano conta com efetivo de 686.000 soldados, gasto militar anual de 12 bilhões de dólares (266 dólares por habitante) e não possui armas nucleares. Graças à proteção dos Estados Unidos, o país atingiu níveis econômicos, científicos e tecnológicos muito superiores aos do vizinho do norte. Por causa da crise com os comunistas, a Coréia do Sul mantém Forças Armadas poderosas em prontidão na fronteira, embora não tenha armas atômicas. O equipamento é de alta qualidade, comprado dos americanos ou desenvolvido localmente com ajuda ianque.

8- Paquistão

Militar do exército do Paquistão atirando com metralhadora de chão

O exército paquistanês conta com efetivo de 620;000 soldados, gasto militar anual de 2,5 bilhões de dólares (17 dólares por habitante) e possui armas nucleares. A maior potência militar muçulmana tem economia e população inferiores às da rival Índia, mas, para criar um “equilíbrio de terror” no sul da Ásia, o Paquistão também investiu em armas nucleares. Pouco se conhece sobre as armas atômicas ou sobre o tamanho do arsenal do país. Mas a existência da bomba dos dois lados da fronteira tem forçado Índia e Paquistão a uma convivência tensa – e “pacífica”, na medida do possível.

7- Índia

Tanque de guerra do exército da Índia

O exército indiano conta com efetivo de 1.298.000 soldados, gasto militar anual de 13 bilhões de dólares (13 dólares por habitante) e possui armas nucleares. O segundo país mais populoso do planeta sempre esteve em briga com seus vizinhos muçulmanos. Hoje, o maior rival é o Paquistão, com quem disputa terras na região da Caxemira. As aguerridas tropas indianas estão entre as mais bem equipadas dos países emergentes. Além de muitos soldados, a Índia tem armas nucleares e mísseis para transportá-las.

6- Coréia do Norte

Estátua em bronze de soldados do exército da Coréia do Norte

O exército norte-coreano conta com efetivo de 1.082.000 soldados, gasto militar anual de 4,7 bilhões de dólares (214 dólares por habitante) e possui armas nucleares. Assolado pela pobreza e pela fome, este país sustenta um dos estados mais militarizados do planeta. Envolvidos em disputas de território com a Coréia do Sul desde a década de 40, os comunistas do Norte contam com tropas numerosas, com muito armamento convencional. Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologia para produzir armas nucleares.

5- Reino Unido

Soldados do exército da Inglaterra atirando

O exército britânico conta com efetivo de 210.400 soldados, gasto militar anual de 35 bilhões de dólares (590 dólares por habitante) e possui armas nucleares. Até a Segunda Guerra (1939-1945), a Grã-Bretanha era a maior potência naval da Terra. Depois do conflito, a Marinha Real encolheu, mas ainda é uma das principais do mundo. O Exército sempre foi pequeno, mas é um dos mais profissionais do planeta, bem equipado com tanques, blindados de transporte de pessoal e uma parafernália de mísseis.

4- França

Helicóptero do exército da França em missão militar

O exército francês conta com efetivo de 260.400 soldados, gasto militar anual de 38 bilhões de dólares (636 dólares por habitante) e possui armas nucleares. Para se proteger da ameaça comunista na Guerra Fria, os franceses criaram uma força nuclear própria com os três meios clássicos de lançar armas atômicas: mísseis em terra, em submarinos e em aviões. A indústria de defesa é uma das principais da Europa, produzindo tanques de ótima qualidade, como o Leclerc, e aviões clássicos como os das séries Mirage.

3- China

Soldados do exército da China treinando com tronco de árvore na chuva

O exército chinês conta com efetivo de 2.270.000 soldados, gasto militar anual de 48 bilhões de dólares (37 dólares por habitante) e possui armas nucleares. O país mais populoso da Terra conta com bom número de armas nucleares e sempre teve Forças Armadas numerosas, mas o nível pouco sofisticado de sua indústria não permitia equipar as tropas com armas de última geração. Isso mudou recentemente: o salto econômico e a relativa abertura política das últimas duas décadas levaram a China a investir na modernização do arsenal.

2- Rússia

Ataque com veículos de guerra do exército da Rússia

O exército russo conta com efetivo de 988.100 soldados, gasto militar anual de 48 bilhões de dólares (333 dólares por habitante) e possui armas nucleares. O maior herdeiro da ex-URSS possui exército numeroso e pesquisa militar de ponta, mas tem poucos recursos para comprar equipamentos. A vocação por números astronômicos diminuiu: durante a Guerra Fria, a URSS chegou a ter 5,3 milhões de soldados – um recorde – e produziu mais de 70 mil tanques das séries T-54/T-55/T-62. Eles eram inferiores aos modelos ocidentais, mas podiam levar a melhor pela quantidade.

1- Estados Unidos

Desfile com veículos de guerra do exército dos Estados Unidos

O exército estadounidense conta com efetivo de 1.414.000 soldados, gasto militar anual de 329 bilhões de dólares (1.138 dólares por habitante) e, claro, possui armas nucleares. Única superpotência militar depois do colapso soviético, os Estados Unidos são donos da mais poderosa esquadra do globo, que tem uma dúzia de porta-aviões gigantes, a maioria de propulsão nuclear. O país conta ainda com o maior arsenal nuclear e modernos armamentos operados por computadores e guiados por satélites.

BÔNUS

Brasil

Militares do exército do Brasil planejando em frente a um helicóptero

O exército brasileiro conta com efetivo de 287.600 soldados, gasto militar anual de 9,6 bilhões de dólares (55 dólares por habitante) e não possui armas nucleares. Não dá para cravar uma posição para o Brasil no ranking mundial de exércitos, mas dá para fazer algumas comparações. Numericamente, nossas tropas são as maiores da América do Sul. Tecnologicamente, somos semelhantes aos vizinhos. Com fronteiras bem definidas, não há grandes rivalidades regionais. Por isso, o país não tem o mesmo “estímulo” para investir em armas que outros países brigões.

142 Comments

  1. Francisco Castro 4 de Fevereiro de 2010 at 12:10 - Reply

    Olá!

    É preferível viver em um país pacífico, mesmo que haja violência nas ruas, como o Brasil do que viver nesses países que são altamente preparados para matar.

    Abraços

    Francisco Castro

  2. Prof_Michel 4 de Fevereiro de 2010 at 12:29 - Reply

    Concordo com vc, Francisco. Mas não para negar que, em alguma cidades, como Rio de Janeiro, já existe um pé-de-guerra básico, não acha? Agora guerra, ninguém merece mesmo.

  3. Elvis 4 de Fevereiro de 2010 at 17:57 - Reply

    Se estão buscando o desarmamento global, e a unificação dos povos, para que se preparam tanto, ao invés de ajudar países debilitados por causa destes!?

  4. Prof_Michel 4 de Fevereiro de 2010 at 17:59 - Reply

    Olha, a humanidade é cheia de contradições, mas há um ditado latino que diz: Si vis pacem para bellum (Se queres paz, prepara-te para guerra).

  5. Lauro Daniel 4 de Fevereiro de 2010 at 23:20 - Reply

    Olá,

    Na realidade a maior potência militar é a Russia, mas eles não são imperialistas e propagandistas como os EUA.

    Possuem as melhores tecnologias em armas e as bombas mais potentes, aliás, para que eles precisam de exércitos se comente com suas bombas destroem todo o planeta?

    Uma vez eu também pensava que o mais poderoso eram os EUA, mas não são, estudei bastante e pesquisei, os Russos parece que nascem para a guerra e para fazer armas.

    Hitler também pensava que tinha o exército mais poderoso, mas acabou perdendo para a Rússia enquanto os Estados Unidos assistiam como covardes para ficar do lado do vencedor.

    Grande Abraço;
    Lauro Daniel

  6. Ricardo 4 de Fevereiro de 2010 at 23:27 - Reply

    o exercito brasileiro é uma piada

    e pros embusteiros de plantão, podem ter certeza de q eu sei do q estou falando

  7. BrunoHAS 5 de Fevereiro de 2010 at 8:05 - Reply

    Palmas para você…Post super interessante!!
    Continue assim e parabéns pelo blog!

    P.S: Prof Michel…sempre quando falam em violência gostam de citar o Rio de Janeiro…se você pesquisasse um pouco mais antes de postar, veria que outras cidades como São Paulo têm um númuro muito próximo ( senão até maior ) de violência…o que acontece é que o Rio de Janeiro é a cidade mais famosa do Brasil, por isso ganha mais destaque na mídia…fazer o quê…ossos do ofício.

  8. Rafa 5 de Fevereiro de 2010 at 10:36 - Reply

    Paquistão é sacanagem.
    Têm a bomba suja, sim, mas o exército é ruim.Em algumas regiões do país perderam o controle para o Taleban.Dizem que o exército mais bem preparado do mundo islâmico é o da Turquia.

    • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 6:18 - Reply

      Nao é nenhuma sacanagem. Tem que juntar os 4 parametros. O Paquistao é populoso, tem bomba A e má distribuiçao social de riqueza e de educacao. Tem um vizinho nas mesmas condicoes que é seu inimigo ancestral por questao religiosa. Alem disso, recebe suprimento militar americano a rodo desde invasao sovietica ao Afeganistao.Tudo junto mais que explica ele estar nesta lista

  9. Cleverson 5 de Fevereiro de 2010 at 11:03 - Reply

    Mas em guerra na selva somos reconhecidos mundialmente como os melhores.

  10. molho 5 de Fevereiro de 2010 at 11:38 - Reply

    Puts, quanto erro, só pra citar os piores, o exercito de israel é parte do norte americano, afinal o genocídio que eles promovem na região é financiado pelos EUA.

    Os USA podem até gastar, mas as forças armadas deles são de longe a pior do mundo.

  11. Guavas 5 de Fevereiro de 2010 at 12:13 - Reply

    Pode não ser o melhor mais é MEU BRASIL ! .–.

  12. Eloi \ö/ 5 de Fevereiro de 2010 at 12:26 - Reply

    Nada como uma vizinhança tranquila!

  13. euanaliso.com 5 de Fevereiro de 2010 at 12:31 - Reply

    Muito boa esta lista. Mas se todo estes bilhões e bilhões fossem investidos na paz (coisas sociais para o mundo) com certeza todos teriam de tudo.

    Mas como não é o caso, tem tudo que pode mais…

    O ditado deixado pelo Prof_Michel diz tudo…

  14. Akauã dias 5 de Fevereiro de 2010 at 12:35 - Reply

    puxa cara,relamente um post muito util!!parabéns!

  15. wendell 5 de Fevereiro de 2010 at 15:18 - Reply

    2 motivos impedem que o mundo seja coberto pela paz… Religião e politica.

  16. Luciano 5 de Fevereiro de 2010 at 15:48 - Reply

    Como são dados de 2002, portanto, 8 anos atras, não se pode ter como base. A China atualmente é o segundo exército com toda certeza do mundo. O Brasil não está entre os 10 maiores, mas, com as recentes aquisições de tanques, helicopteros e armamento, fora os caças que logo serão comprados, já pode ser considerado uma potência militar, já que nosso exército é de longe o maior da América Latina

  17. Prof_Michel 7 de Fevereiro de 2010 at 18:39 - Reply

    BrunoHAS, eu já morei no Rio de Janeiro. É lamentável o que se passa na cidade. Claro que outras cidades padecem de muita violência, mas a antiga capital do Brasil foi deixada às traças e hoje sofre por isso.

    Molho, o exército israelense ser financiado pelos EUA não o qualifica como parte do exército estadounidense. Gostaria que vc apontasse outros erros para que possamos discutí-los.

    Luciano, concordo com você. Os dados são antigos, mas acho que o ranking tem que ser feito com base em vários aspectos. Assim, não sei se podemos qualificar já a China como o segundo maior exército.

  18. Cesar 7 de Fevereiro de 2010 at 22:42 - Reply

    Olha não é por nada não, mas eu tenho que concordar com o amigo que disse que a Rússia é o melhor exercito do mundo. Basta lembrar que foram eles que derrubaram os dois maiores exercitos já formado, a França de Napoleão foi derrubado por eles, e mais recente na segunda guerra a Alemanha. Agora vocês vão falar: "ah, mas foram os anglo-americanos que derrubaram Hitler", eu respondo, tem certeza disso? A história esta sendo reescrita e agora ate os judeus agradecem mais os Russos do que os americanos, pois foram eles que resgataram os judeus dos campos de concentração, e foram eles que invadiram e tomaram Berlim, americanos e ingleses só estavam (com perdão da palavra) se fudendo tentando chegar a Berlim, só chegaram la depois que os Russos já tinha tomado. Por isso que eu falo, numa guerra aberta eu vou me bandear pro lado dos Russos, eles são os caras.

    • Luan 20 de Maio de 2012 at 2:30 - Reply

      É A SPETSNAZ MANO TOCA AEW O/ kkk

  19. Prof_Michel 7 de Fevereiro de 2010 at 23:29 - Reply

    Cesar, manda bala (sem trocadilho), estamos aqui para discutir, sem frescuras. Quando se fala em exército, existem certas variáveis. A derrota das tropas de Napoleão na Rússia ocorreu devido a uma junção de questões econômicas e, principalmente, climáticas. As tropas alemãs tambéms se ferraram com o frio russo (vide batalha de Stalingrado). Mas acho que o passado "heróico" não qualifica a Rússia como o maior exército do mundo.

    • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 6:36 - Reply

      A questao do clima russo é sempre lembrada, mas é secundaria. O frio é aliado somente de quem está melhor preparado, mas os russos também sao humanos e sofrem com frio. Os mongois tomaram a Russia em pleno inverno. Os alemaes ficaram na Russia por pelo menos dois veroes. Foram decisoes humanas que explicam as derrotas de Napoleao e Hitler. Napoleao por ser previsivel. Hitler porque Stalin (seguro da quietude do Japao) desviou um numero absurdo de tropas da Asia sobre ele, alem de desviar todo seu parque industrial para tras dos Urais.Hitler também ficou previsivel, ao inves de tomar as riquezas do sul, ficou insistindo num ponto bem especifico: Stalingrado. Hanibaal dizia que preferia 1000x enfrentar a Natureza que o inimigo humano porque ela é mais previsivel ( e assim cruzou Alpes e o pantano que o deixou caolho)

  20. Cesar 8 de Fevereiro de 2010 at 20:42 - Reply

    E os japoneses na costa leste da Rússia? Conseguiram invadir? Tomaram uma sova com uma estratégia genial de um general russo que agora esqueci o nome. Eles podem não ter o melhor material, mas até hoje nunca ouvi falar de um povo que invadiu os Russos e se deram bem.

    • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 6:41 - Reply

      General russo: Zukov
      Povo: Mongois, em pleno inverno
      A campanha do czar que demonstrou que nao é preciso ser ocidental para usar tecnologia ocidental é anterior e a derrota dos japoneses em Kalkin Gol 1939, mais que zera o placar entre Japao e Russia.

  21. Prof_Michel 8 de Fevereiro de 2010 at 21:31 - Reply

    É, mas a guerra entre japoneses e russos fez muiiito mal para o czar Nicolau II, hehe.

  22. Banco do Blog 10 de Fevereiro de 2010 at 1:11 - Reply

    O Brasil precisa das forças armadas bem estruturadas. Não precisamos mandar soldados trabalhar no Haiti para que possam ajudar uma população pobre, predominantemente negra e descriminada, sem habitações descentes, com nível de escolaridade ridículo e dominada por gangues e tráfico, é so mandar pras favelas espalhadas por todo o Brasil.

  23. Alberth 18 de Fevereiro de 2010 at 3:27 - Reply

    Achava que o efetivo do Brasil era maior, mas não tem pra que já que não temos conflitos com outros países, só vejo o nosso exército indo em missões para ajudar outros países, como por exemplo agora no haiti.

  24. bobsantos 23 de Fevereiro de 2010 at 21:41 - Reply

    TAÍ A OPORTUNIDADE DE ACEITAR OS GAYS NAS FORÇAS ARMADAS, MANDA-LOS NESSAS MISSÕES COMO A DO HAITI. LÁ SE VÃO DA BEM, PODEM ATÉ PROMOVER BAILES, DESFILES E ETC, VÃO ARRASAR. AGORA, PARA A UM EXÉRCITO SÉRIO, ELES REALMENTE NÃO VÃO DA CERTO.

  25. José Paulo Dal Toé Pozzobon 25 de Fevereiro de 2010 at 14:01 - Reply

    Professor, ultimamente vimos várias reportagens sobre a Venezuela na area militar. Eles andaram comprando vários jatos, armas, "técnologias" e etc.
    Porque eles estão fazendo isso? Eles tem uma 'richa' com os EUA, mas nunca conseguiriam ganhar deles. É apenas uma estratégia de amedrontar os rivais e vizinhos ou eles tem algum plano de entrar em guerra?

  26. José Paulo Dal Toé Pozzobon 25 de Fevereiro de 2010 at 14:03 - Reply

    Professor, faça uma reportagem sobre as FARC. Seus parceiros, armamentos, região em que atua, principais formas de conseguir capital e etc.

  27. Prof_Michel 25 de Fevereiro de 2010 at 14:55 - Reply

    José Paulo, gostei da pergunta. Ter rixa com os EUA às vezes é moda. A Venezuela tem outras coisas com que se preocupar, como a crise energética do país, por exemplo. Quanto as FARC, a sugestão está anotada.

  28. Vitor Guglielmi 25 de Fevereiro de 2010 at 17:35 - Reply

    Michel, o ira nao entra nesta lista? Ultimamente passa muita reportagem sobre eles, que estao com armas nucleares etc .. 😀

  29. Prof_Michel 25 de Fevereiro de 2010 at 17:47 - Reply

    Na verdade, o Irã ainda não tem as bombas atômicas.

  30. José Paulo Dal Toé Pozzobon 26 de Fevereiro de 2010 at 16:06 - Reply

    Professor, caso aconteça uma guerra envolvendo vários países, quem ganharia: OTAN e aliados ou países do oriente médio?

  31. Prof_Michel 26 de Fevereiro de 2010 at 16:09 - Reply

    Sinceramente? Acho que a China, rs. É a bola da vez em poder de fogo.

  32. José Paulo Dal Toé Pozzobon 26 de Fevereiro de 2010 at 19:26 - Reply

    Professor, essa sua lista é de quando?
    A china esta em 3° lugar nela. :S

  33. Henrique Moreira 8A 10 de Março de 2010 at 13:37 - Reply

    O Brasil pode ter um exército não tão forte mas ao menos não tem violencia em relação a guerras contra outros países, se bem que esse é um dos motivos de esses países terem bons exércitos

  34. Prof_Michel 10 de Março de 2010 at 14:35 - Reply

    Isso é verdade, Henrique.

  35. Alice Miottello 13 de Março de 2010 at 18:45 - Reply

    Discordo do comentário acima contra gays nas forças armadas, pois a opção sexual não interfere na seriedade ninguém. Acho que o homossexual que decide ir para a guerra, com certeza, não vai para "colorir" o exército, e sim em busca do cumprimento dos objetivos impostos pela política de guerra de seu país.

  36. Prof_Michel 15 de Março de 2010 at 15:35 - Reply

    Pois é, Alice, acho que o comentário do colega lá em cima não foi muito feliz.

  37. Vinicius 28 de Abril de 2010 at 20:02 - Reply

    Professor todos nós sabemos que o Brasil tem a maior parte da água do Planeta motivos suficientes para que países poderosos nós ataque causando uma guerra no nosso país.Teriamos alguma chance de gahar essa guerra ? E teriamos ajuda de outros países ? Quais países ?

  38. Prof_Michel 28 de Abril de 2010 at 22:01 - Reply

    Vinicius, sinceramente? Não teríamos a menor chance :/

    • Luan 20 de Maio de 2012 at 2:35 - Reply

      Os cientistas já tem quase certeza que ocorrera uma guera por água no futuro…isso é preocupante já que o brasil tem muita água mas pouca estrutura para uma guerra :/

      • Michel Goulart 20 de Maio de 2012 at 20:15 - Reply

        Será que chegamos ao ponto de haver uma guerra por água?!?

        • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 6:53 - Reply

          Por ora nao, mas a 3a guerra mundial deve ser realmente uma disputa por agua , logo os meninos estao certos, o campo de batalha principal será aqui e as bombas A serao de pouca ajuda. SE ela ocorrer, a 4a guerra mundial será uma humanidade unida (pena que tardiamente) disputando lavoura com

          • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 6:54

            …disputando comida contra Artropodes (baratas, gafanhotos)

  39. Rodrigo 31 de Maio de 2010 at 6:52 - Reply

    o brasil nao precisa de guerra,ja vive em uma guerra 24 horas todos os dias

  40. Prof_Michel 31 de Maio de 2010 at 15:25 - Reply

    Nada pode ser mais verdade que isto, Rodrigo. Tens razão :/

  41. hugo 3 de junho de 2010 at 12:06 - Reply

    Hugo

    Acho muito subjetivo fazer tal ranqueamento sobre os mais "poderosos" exércitos. E pela fonte (norte-americana)…

  42. Advogado...com todo orgulho! 5 de junho de 2010 at 10:05 - Reply

    O nosso pais precisaria de armas atômica, claro não temos inimigos, mas com todo certeza entraria na lista das grande potencia,teria mais voz ativa.Digo ainda é o melhor lugar do mundo para se viver.Infelizmente corrupção existe em todo lugar. Mas acredito em meu pais.BRASIL.

  43. Prof_Michel 5 de junho de 2010 at 18:43 - Reply

    Hugo, concordo com a subjetividade. Mas qual lista não é subjetiva? Daí o gancho para discutir estes assuntos. De qualquer forma, independente de ideologia, dá para negar que o exército dos EUA é, atualmente, o mais poderoso?

  44. Keyvin 27 de julho de 2010 at 15:03 - Reply

    prof.Michel, o senhor não acha que se o exército brasileiro possuisse armas nucleares não seria mais fácil ter chances real para, talvez futuramente, possuir uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU? E que essas mesmas armas, também futuramente, talvez, em caso de guerra por riquezas naturais, tais como a amazônia, o petróleo, a água, entre outras, fariam um futuro invasor pensar duas vezes antes de invadir o Brasil, o senhor não acha? E não querendo ser insensato, na minha opnião, o Brasil tem que investir mais nas forças armadas, e mesmo o Brasil sendo um país pacifista, tenho de lembrar que nem todos os países do planeta são pacifistas, e que pelo seus interesses entrariam em guerra com qualquer país, o que eu quero dizer é o seguinte, vamos pegar um exemplo real: todo mundo sabe que os EUA estão com interesses na Amazônia, e qualquer um sabe que os mesmos usam da força para defender seus interesses, e que provalvemente no futuro próximo poderá usar da mesma por dois motivos que eu considero:
    1-defesa dos seus interesses.
    2-fragilidade das forças armadas brasileiras, já que essas pensam que, por ser um país pacifista, não terão que investir em tecnologia militar, mas lembre-se de que adianta o Brasil ser uma nação cheia de riquezas naturais e que, por esse motivo, atrai interesse de paises que, podemos dizer, não são assim tão pacifistas como o Brasil.
    O que eu quero dizer e onde quero chegar, é que nosso Brasil precisa investir pesadamente nas forças armadas, tecnologia militar, armas nucleares, etc, que dessa maneira iremos ganhar um respeito mundial maior e que, se um dia algum país quisesse entrar em guerra com Brasil iria, com toda certeza, pensar bem antes de fazer tal ato, mas para isso, teríamos que mudar nossa maneira de vê o mundo, um mundo, hoje em dia, onde so os mais forte sobrevivem, e os fracos são subjugados aos interesses dos mais fortes, e o Brasil investindo nessa area, entraria para o grupo dos mais fortes, mas é bom citar que, para tal alcances, temos que investir mais em infraestrutura e educação. Passar bem.

    • Luan 20 de Maio de 2012 at 2:38 - Reply

      Não querendo brincar com assunto sério mas…se isso acontecer vai lançar um novo jogo:Call of Duty:Amazônia

    • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 7:03 - Reply

      O medico politico Eneias dizia que se o Brasil quer sair da adolescencia das naçoes e ser ouvido, precisa de armas nucleares. Porem temos tantos problemas mais prementes antes deste para ser resolvido. Se o pais investisse nesta area tenho certeza que ocorreriam coisas como: superfaturamento, aumento de impostos, acidentes mais serios que os de Goiania. Investir mais nas armas convecionais me parece ajuizado para uma guerra mundial pela agua da Amazonia. O contraponto é que toda vez que se investiu mais no exercito, ele ganhou um peso politico desproporcional (pos Paraguai, pos 2aGG). Portanto antes de fortificar o exercito, temos que deixar bem claro qual seu papel constitucional e escolher sempre como seu chefe supremo na pratica um civil. Porque em toda epoca e lugar, apesar do discurso, os exercitos foram sempre montados ANTES para lidar com inimigo interno. Uma opçao seria ter um exercito miliciano como o da Suiça.

  45. Prof_Michel 27 de julho de 2010 at 15:23 - Reply

    Uau, que comentáriozão. E eu sentindo falta de comentários por aqui, hehehe. Keyvin, as tuas colocações são polêmicas, mas concordo com você. Si vis pacem para bellum, ou seja, se queres paz, prepara-te para a guerra. Um país com boa estrutura militar coíbe invasão ou retaliação bélica de outros países. Só acho que não deve passar, necessariamente, pela criação de armas nucleares, sob o risco de acontecer como no filme "A Estrada".

  46. Anonymous 2 de agosto de 2010 at 22:58 - Reply

    Meu nome eh marcos e sou parte do exercito americano apesar de ser brasileiro nato, chequem o site http://www.globalfirepower.com e vejam que o Brasil eh listado como n.8 do ranking mundial, claro bem longe dos primeiros sete colocados porem de longe superior em toda a America Latina.

  47. Prof_Michel 3 de agosto de 2010 at 13:59 - Reply

    Marcos, dei uma olhada no link que você passou. O autor do ranking diz que ele é despretencioso. Além disso, este ranking não considera a posse de armas nucleares. Ninguém quer armas nucleares, mas ela com certeza desiquilibra uma guerra. O Brasil é listado em n. 8 principalmente por causa da marinha.

  48. vinnyfelype 14 de novembro de 2010 at 14:01 - Reply

    meu nome e FELYPE,contrariando alguns comentarios,nao seria tao facil os EUA invadir o BRASIL,alem de ser um pesadelo politico economico e tatico para os EUA,uma guerra contra o brasil ia levar anos o numero de mortos de ambos os lados seria grande,pq,para manter um forca de ocupacao teriam q invadir o brasil por terra.travando guerra,nas vielas,nas cidade nas praias,nao substimem nossas tropas de elite!!!!temos um total de 45 milhoes de homens com idade para entra em combate!a mrinha vem se modernizando!! se a marinha conseguir por um tempo negar o uso do mar aos EUA um ex.de cada 10 americanos 5 forem abatidos em combate,isso vao repercutir nos EUA,ninguem gosta de perder filho!!a fab vem se modernizando tb..dando resistencia …etc….seria melhor para os EUA..incentivar um pais sul -americano a nos atacar…e bancando em secreto..o poder belico do mesmo!!!

    • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 7:08 - Reply

      E investindo em 5a colunas, porque nao ia faltar brasileiro colaborando com os yankees

  49. Prof_Michel 14 de novembro de 2010 at 15:58 - Reply

    Vinny, as tuas observações fazem sentido. Não seria muito fácil, um exército estrangeiro – mesmo os EUA – dominar o nosso país.

  50. kb2 20 de dezembro de 2010 at 10:52 - Reply

    ai galera essa pesquisa é muito atido ja vi sites que apontam o Brasil em 8°

  51. william 7 de Janeiro de 2011 at 15:54 - Reply

    meu nome é william vi muitas coisas que me fasen duvidar da aliança dos eua e sei que eles tem muitas coisas a esconder, nosso país tem um poder militar rasuavel no ranck mundial mas não faz parte ainda dos mais fortes muitas pessoas achão que so porque somos pacifico não devemos investir nas forças armadas mas para ter paz precisamos mostras que estamos a altura dele como senpre somos motivo de chacota dos eua eu vo diser uma verdade os brasileiros são os mais otimistas do mundo nossa frase é braço forte se eles virem vão pagar caro pela inssolência eu futuramente espero servir e faser uma carreira no exercito tenho fé que até lá estaremos preparados para qualquer inimigo mas ja devemos nos preparar agora melhor previnir que remidiar procurem no yotube iluminates para so ter uma idéia do que vcs podem descobrir vcs sabem que os eua querem a nossa querida amozônia mas é nossa e niguem tira de nos quero seguir carreira e mi tornar general supremo do brasil e mudar essa situação de subimição aos maiores pois nos temos um pais abençoado por deus …mas ainda tenho fé que poliicos futuros ajudem a esse processo.

  52. JasonPurley 20 de Janeiro de 2011 at 3:08 - Reply

    porra no ranking da onu o exercito japones ta em segundo O_O muito errado isso ae

  53. william 20 de Janeiro de 2011 at 17:30 - Reply

    meu nome é william :acho que se investirmos em material bélico possamos com seguir a independência tecnológica o brasil tem muito potencial para ser um dos primeiros em armamento e força não me conformo com esses políticos que vem tantas guerras e não pensam em melhorar o nosso armamento tantos caças de ultima geração se eu fosse o presidente compraria o 1 lugar dos caças e todo o poder necessário para defender esse país maguinifico e tão invejado pelos outros países cheio de água e alimento deviam investir mais em nossas defesas é investir no futuro …os eua são hoje os primeiros são so por serem temidos pelos outros uma entrevista que vi com o ex presidente lula ouvi ele fala assim :
    -eu entrei na sala de reuniões e ninguem se levantou mas quando o buchi ex presidente dos eua todos se levantaram menus eu porque ninguém levantou pra mim ai ele veio e mi comprimento normalmente .
    isso que lula fez mostrou que na quela sala que ele foi so tem puxa saco do mais forte menos nosso ex presidente que não se levantou isso mostra que não somos inciguinificantes mas temos armas que ja estão ultrapassadas queria poder mudar isso agora mas ainda não entrei no exercito quando cumprir meu objetivo de mi tornar general supremo do brasil isso vai mudar muito nosso país estara entre os 1 do mundo não gosto dos eua penssam so no poder supremo invadem guerras dos outros so pra ganhar poder
    um dia eles pagaram pela ganância quando eu conceguir eles vão pagar muito caro por nos subestimar e por caçoar das nossas forças .
    peguem um dolar olhem nele verão uma pirami com um olho :essa piramide significa o poder abissoluto que eles acreditam querem dominar o mundo mas nunca conceguiram se depender di mim eu darei conta deles rapidamente com nosso exercito tenho muito potencial em estratégias conheço muitos oficiais e militares que ja mi disseram que tenho capacidade o nosso pais tem futuro eu amo minha pátria faria td pra ela ser a melhor do mundo tenham fé que um dia esse pais vai liderar …obrigo brasil

  54. Artur 12 de Fevereiro de 2011 at 20:48 - Reply

    Os dados são de 2002 porque hoje em dia os americanos são uns bost@,os chineses só tem gente mesmo porque os cara não tem nem um avião steath(não me lembro como é que se escreve o nome),os aviões invisíveis a radares já existem a tanto tempo e eles ainda não tem nenhum,o exército alemão tem os melhores tanques do mundo,além de ser auto-disciplinados e conseguiram deixar a bagaça do afeganistão um pouco tranquila na área deles,mas por questões antigas eles não podem ter armas nucleares nem um exército de milhões,mas são ricos pra caramba,os paquistaneses e indianos não tem muito o que fazer então ficam brincando de WAR,e os israelenses sem os EUA era um povo de quatro,quer dizer,eles estão de quatro pros estados unidos,mas na visão deles é melhor está de quatro pra um país do que pra vários.Os russos na verdade ganham guerra pelo desajuste das tropas,napoleão perdeu por causa do inverno,mas hitler perdeu por ser um péssimo dirigente político e ser manipulado muito facilmente,assim em vez de fazer um grande ataque de primeira a moscou e leningrado e mobilizar o exército que esava naa´frica para kursk a vitória na união soviética seria inevitável além de que os alemães só não ganharam porque hitler se negou a mandar suprimentos a russia,então a verdade é que os russos são muito sortudos,por sempre enfrentarem péssimos líderes militares,se foçe eu com um exército dominava aquela bagaça em menos de 1 ano.

    • Luan 20 de Maio de 2012 at 2:46 - Reply

      entao por que nao domina???senhor genius só quer se mostrar

  55. sara 15 de Março de 2011 at 22:46 - Reply

    Armas nucleares não são garantia de cadeira na ONU ou todo esse respeito. São garantia do pais possuidor virar um alvo nuclear. Não basta ter ogivas. São muitas as variáveis. Como seriam laçadas, temos embarcações ou submarinos com essa capacidade? Temos mísseis transportadores? E aviões?? F-5 botox não da né. E as jacas (F-103), o que foram delas ? A coisa é bem mais complicada.

  56. william 17 de Março de 2011 at 14:53 - Reply

    bom acho que um país pacífico é vulnerável a outros que tem grande poder bélico um país pacífico é submisso a os que são poderosos como eua russia etc agora se vc é um país forte em armamento com certeza é mais respeitados agora vc pode dizer que estou mentindo mas olha as cadeiras dos líderes da onu todos bem armados e com bombas nucleares lógico que se um pais como o brasil for investir em poder bélico eles pensá riam 2 vezes antes de querer uma guerra ou algo do tipo vc não acha??

  57. genival 22 de Março de 2011 at 15:37 - Reply

    olha, parabéns pela lista. realmente vc foi excelente ao elaborar essa lista. bem, primeiro, é preciso observar que, hoje não tem exército que se compare aos eua, e qualquer declaração de que os eua fica atrás de qualquer país é conversa fiada. quero lembrar que segunda guerra os eua foi decisivo por causa das bombas no japão e que negar a realidade desses exércitos não é inteligente.
    para se ter uma idéia, os eua tem 1.000 mísseis intercontinentais do tipo icbm, cada um com a capacidade de transportar 14 ogivas nucleares, ou seja, se um desses mísseis for lançado em direção do brasil, poderá exterminar 14 cidades de uma única só vez como: são paulo, rio, curitiba, salvador, porto alegre, recife, campo grande, manaus,etc. não tem russia q cerca tal potência, desculpe, superpotência…????????????????????
    alguém tem alguma pergunta?????

  58. barney 12 de Abril de 2011 at 21:42 - Reply

    Os russos financiaram o vitnan do norte durante a querra eos americanos sofreram para ganhar imagina se trocassem os vitnamitas por russos os estados unidos nao seriam a maior potencia mundial

  59. Vitor 24 de Maio de 2011 at 18:57 - Reply

    eu nao sei nada de exercecito masi sem duvidas pra min EUA tem um exercito muito grande e muito forte

  60. Vitor 24 de Maio de 2011 at 18:59 - Reply

    Mulheres no exercito ruso heheheeh

    • Luan 20 de Maio de 2012 at 2:49 - Reply

      Magine as loira na batalha?Os americano pirava tudo!Seria uma gerra vencida hehe

  61. Prof_Michel 24 de Maio de 2011 at 19:04 - Reply

    Pois é! Deixa o exército muito mais bonito. Vai dizer…

  62. Claudio Moreira Pereira Júnior 2 de junho de 2011 at 15:16 - Reply

    Nossa,além de ser uma matéria que eu ainda nem começei a estudar,estou adorando muito, professor uma pergunta: as mulheres podem participar de guerras?eu notei que na Russia a foto apresenta mulher, as mulher são bem treinadas?

    • Yohan Cardoso 30 de Março de 2012 at 13:30 - Reply

      As mulheres podem sim participar de guerras pois em Israel a mulher é obrigada a servir durante 2 anos e o homem 3.

  63. Prof_Michel 2 de junho de 2011 at 16:05 - Reply

    Não, não. A foto é só ilustrativa. Não é um exército de verdade.

  64. freemind 20 de julho de 2011 at 0:02 - Reply

    NOSSA MAE, É DE RIR PARA NÃO CHORAR. TEM UM TAL DE LAURO DANIEL QUE DIZ QUE 'LEU E PESQUISOU???', ENTÃO CHEGOU A CONCLUSÃO QUE OS RUSSOS SÃO MELHORES QUE OS EUA, QUE TIRANDO O FATO DE OS RUSSOS DEFENDEREM UM TERRITÓRIO MAIOR QUE QUALQUER OUTRO,NAS GUERRAS EM QUE ESTEVE ENVOLVIDO, SEMPRE TEVE DESEMPENHO MEDIANO OU RUIM, MESMO COM 3 VEZES MAIS EFETIVO QUE A ALEMANHA, QUE LUTAVA EM 'DUAS FRENTES, ASSIM COMO OS EUA, OU VC NA SUA PESQUISA ESQUECEU OU NÃO FOI INFORMADO QUE OS COMBATES DO PAÇIFICO ESTÃO ENTRE OS MAIS SANGRENTOS DA HISTORIA DAS GUERRAS, BEM COMO ISSO NÃO SOU EU QUE DIGO, E SIM QUASE TODOS OS MAIORES ESPECIALISTAS EM GUERRAS, NUCLEARES OU NÃO,( OS EUA, EMBORA UMA GRANDE MASSA DE INTELECTUAIS DE ESQUERDA PRINCIPALMENTE NO BRASIL, PORQUE NO BRASIL, CONVENCIONOU-SE QUE PARA PARECER CULTO E INTELIGENTE TEM QUE SER DE ESQUERDA, BEM, OS EUA, ATÉ HOJE, NUNCA PERDERAM UM ÚNICO COMBATE EM QUE ESTIVERAM ENVOLVIDOS. ISSO DO PONTO DE VISTA MILITAR, NÃO POLITICO, ONDE A GUERRA DO VIETNAN FOI DECIDIDA, OU VC AINDA NÃO SE CONVENCEU QUE UM EXERCITO QUE LUTAVA EM CASA, COM ARMAMENTO E TREINAMENTO SOVIETICO, ALEM DE UM HISTÓRICO DE PELO MENOS 20 ANOS DE GUERRAS, QUANDO TEM UMA CONTAGEM DE 5 SOLDADOS MORTOS PARA CADA 1 DE SEU INIMIGO, É POR QUE VC REALMENTE ESTÁ PERDENDO A GUERRA. MAS AINDA PARA COMPLETAR, TEM ALGUNS MALUCOS QUE ACHAM QUE O BRASIL TEM CONDIÇÕES DE LUTAR UMA GUERRA SOZINHO, POR FAVOR, A CADA 10 SOLDADOS BRASILEIROS QUANDO COLOCADOS EM SITUAÇÃO DE COMBATE REAL, EU ARRISCO DIZER QUE 7 SE ACOVARDARIAM TOTALMENTE, NÃO FAZ PARTE DA CULTURA, NEM DA INDOLE, O BRASILEIRO É COMO DIZ A PIADA, CONFORME DEUS FAZIA O MUNDO E COLOCAVA CATÁSTROFES EM DETERMINADOS LUGARS E AO NÃO COLOCAR QUASE NENHUMA POR AQUI, FOI QUESTIONADO PELOS ANJOS, SENHOR, POR ESSE PAÍS QUE SERÁ O BRASIL NÃO TEM NENHUM DOS DESASTRES NATURAIS DOS OUTROS? ENTÃO DEUS DISSE, ESPERA PARA VER O POVO QUE VAI MORAR ALI, NÃO É NECESSARIO NENHUM OUTRO DESASTRE. VAMOS ABRIR UM POUQUINHO A MENTE E TENTAR SER MENOS BAIRRISTAS, ATÉ PORQUE POR ISSO AQUI NÃO VALE A PENA.

    • João 25 de outubro de 2012 at 13:54 - Reply

      Freemind, cala a sua boca seu lixo…! Você é o tipico brasileiro ridiculo que deveria morrer…!!! ..l..

      BRASIL PATRIA AMA…! S2

  65. freemind 20 de julho de 2011 at 0:12 - Reply

    OUTRA COISA, OS EUA NUNCA EM SUA HISTORIA, INVADIU UM PAÍS, SEM QUE ESTE DE ALGUMA FORMA O ATACASSE PRIMEIRO, SEJA POLITICA OU MILITARMENTE, VINDO ASSIM DE ENCONTRO A SEUS INTERESSES, ENTÃO OS EUA NUNCA VÃO TENTAR INVADIR O BRASIL, MEUS CAROS, DO BRASIL, SE CONSEGUE TUDO SIMPLESMENTE COMPRANDO, POIS A CORRUPÇÃO, ESSA SIM É INFELIZMENTE DA NOSSA NATUREZA.

    • Yohan Cardoso 30 de Março de 2012 at 13:28 - Reply

      Mas simularam um ataque terrorista no seu país para dar ínicio a uma guerra culpando quem não tinha nada a ver com a ESTÓRIA.

  66. Prof_Michel 20 de julho de 2011 at 9:12 - Reply

    Este tema tem muitos comentários por ser polêmico, além de ferir, de certa forma, o orgulho nacional. Se guerra não fosse um assunto instigante, certamente Sun Tzu não estaria entre os mais vendidos atualmente, depois de mais de 2500 anos.

  67. Medrade 20 de julho de 2011 at 17:04 - Reply

    muito bom! professor vc acha que BOLIVIA pode entrar em guerra com CHILE, devido aos conflitos que eles tem por territorio boliviano ocupado pelos chilenos (saida ao mar do pacifico)? se entrase tenho certeza q a venezuela do CHAVES apoiaria a bolivia, isso nao causaria um desequilibrio em sul da america?

  68. Prof_Michel 20 de julho de 2011 at 17:10 - Reply

    Faz sentido, Medrade. Mas a análise ainda é superficial, considerando os interesses envolvidos entre os diferentes países na América do Sul.

  69. Edson Sotto Mayor 23 de Fevereiro de 2012 at 17:22 - Reply

    Com estes arsenais de bombas atómicas nucleares, minimo desentendimento entre as potências uhhh era uma vez o planeta terra!!!

    • Michel Goulart 23 de Fevereiro de 2012 at 21:40 - Reply

      Isto explica, em parte, o medo que os países do ocidente (leia-se OTAN) têm do Irã fabricar uma bomba atômica.

  70. Sargento renan 13 de Março de 2012 at 1:16 - Reply

    Hoje no ano de 2012 o brasíl já possui armas núcleares,O brasíl possui 2 submarinos nucleares novinhos em folha

    • Michel Goulart 13 de Março de 2012 at 3:33 - Reply

      Sargento, quando estes submarinos nucleares foram comprados?

  71. Yohan Cardoso 30 de Março de 2012 at 13:15 - Reply

    Vejam esse documentario do youtube sobre a melhor e mais treinada Aeronautica do mundo >>>>> http://www.youtube.com/watch?v=o8RsuRPykbo
    São 5 partes.

  72. Yohan Cardoso 30 de Março de 2012 at 13:25 - Reply

    Em questão de armas nucleares saiu um comentário nesses ultimos anos que foi falado na ONU que Israel não declara a quantidade exata de suas ogivas nucleares, por isso os próprios americanos dizem que Israel possa ter o maior número de ogivas do mundo. Eu acredito nisso pois a tecnologia bélica Israelense é muito avançada, e tambem usada pelos americanos em troca de proteção a Israel.

  73. mmj eb brasileiro 14 de Abril de 2012 at 20:04 - Reply

    willan acho que deveria de desisitir de ser o general supremo do brasil porque esse cargo sera meu e eu serei o homem a levar o nome da nossa patria a altura desista porque o cargo e meu você escreve varias palavras erradas e ainda quer ser o general supremo do brasil!! tenha dó né

  74. scrpodl 15 de Abril de 2012 at 20:03 - Reply

    Discordo da lista!
    Eu sou soldado do Exercito Brasileiro e quase um “expert” em assuntos militares.
    Na minha opinião os melhores são os Russos, pois como disse o Lauro Daniel eles nasceram para a querra e fazerem armas!
    Os americanos tentam se “promover” pelos seus filmes e games,mas não tem coragem para enfrentar uma guerra como os Russos.Só o poder nuclear Russo da pra fazer o planeta sumir do universo.
    Os Americanos tem tecnologia militar mais moderna,mas a dos Russos é mais eficiente,resistente,barata e em maior quantidade.
    Na 2 Guerra Mundial o Exercito Alemão era o mais moderno do mundo, mas suas modernísimas armas não serviram pra nada diante da coragem e bravura dos Russos.
    Enquanto os Americanos coçavam a bunda na frente ocidental os Soviéticos lutavam de verdade na frente oriental.
    Se não acreditam na minha opinião,pesquisem e vão ver que o que eu falei é verdade.

    • Michel Goulart 15 de Abril de 2012 at 20:31 - Reply

      Comentário registrado, Juliano. Ocorre que a lista não trata da bravura dos soldados, mas uma série de fatores que envolve aparato militar, treinamento, investimento e potencial nuclear.

    • Bruno 26 de Abril de 2012 at 22:26 - Reply

      Haha os russos quase foram esmagados pelos alemães na segunda guerra e a Russia só conseguiu virar o jogo porque o frio Russo na época da invasão era extremo de mais para o exército alemão fora que a falta de suprimentos na campanha contra a U.R.S.S fez com que os alemães perdessem soldados de mais e o que sobrou se rendeu, se você pesquisar vai ver que a U.R.S.S foi quem mais teve baixas passando de 20 milhões de soldados perdidos então acho melhor pesquisar um pouco mais sobre a história.
      Outra que nem de longe os soldados Russos são mais bem treinados que os americanos visto que a melhor unidade militar do mundo é são os SEAL basta pesquisar em qualquer lugar.

      • Michel Goulart 27 de Abril de 2012 at 7:57 - Reply

        Engraçado que as condições geográficas ajudaram a Rússia e a Inglaterra em vários momentos históricos, com os mesmos inimigos.

        Olha que coincidência! No caso da Rússia, o clima protegeu o país da invasão francesa e alemã. No caso da Inglaterra, a localização protegeu o país da invasão francesa e alemã.

      • Luan 20 de Maio de 2012 at 2:56 - Reply

        SEAL é bom mas acho os Army Rangers melhores hehehe

      • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 7:25 - Reply

        Lá vem de novo o general Inverno. Stalin venceu Hitler porque desviou todas as tropas que quis da Asia (soube de fonte segura que japao ficaria quieto) e desviou todas as fabricas que quis para atras dos Urais. E conseguiu isto porque o regime era totalitario. Hitler também tinha a sua disposicao todos os recursos alemaes, mas resolveu insistir com uma unica cidade besta ao inves de tomar todo o rico sul sovietico que tava a sua mao. Os aleames passaram pelo menos dois veroes em territorio russo. O papinho do genral inverno foi acentuado por historiadores angloamericanos. Tao importante quanto o que se narra é quem narra.

  75. Bruno 26 de Abril de 2012 at 22:17 - Reply

    Dizer que a Russia tem mais poderio militar que o EUA é brincadeira né! basta ver o investimento anual de cada país em tecnologia militar para ter uma idéia, até antes do corte de orçamento devido a última crise o investimento total do EUA era de 329 bilhões contra 48 bilhões da Russia, só um cego não ve que EUA é superior em exercito e além disso ainda conta com o maior número de aliados na Europa que também tem grande poderio militar como França, Inglaterra e Alemanha além da Coreia do Sul na Ásia.
    Brasil não investe muito no exército, educação, saúde e segurança pública porque ta ocupado de mais investindo em estádio de futebol que não serve pra nada!

    • Luan 20 de Maio de 2012 at 2:58 - Reply

      o estádio vai servir para o Brasil leva goleada em 2014……kkkkkkkkkkkk

  76. Marcelo 25 de Maio de 2012 at 13:16 - Reply

    As forças armadas brasileiras tinham que servir para alguma coisa. Deveriam participar de conflitos internacionais com frequência. O Brasil não quer ser membro do conselho de segurança da ONU? Então. Tem que ir para as guerras no mundo. Se aliar a seus aliados políticos e participar de guerras como a do Iraque , Afeganistão etc… Só ficam pensando em fronteiras? Piada. Milicada do Brasil é só encosto para mamar como os políticos brasileiros.

    • Elivelton 5 de novembro de 2012 at 9:15 - Reply

      Marcelo, Falar que teve Guerra no Iraque e Afeganistão é brincadeira, fizeram um verdadeiro massacre mataram pessoas inocentes por causa do petróleo, os verdadeiros bandidos e sempre foram são os Estados Unidos e a Inglaterra.
      Acho que antes de falar besteira você deveria se informar mais.
      Pra quem acha que o Brasil é fraco no setor militar, é só pesquisar sobre o submarino nuclear que é uma verdadeira bomba, que ninguém quer ver perto do seu litoral.

  77. hum 6 de outubro de 2012 at 11:22 - Reply

    O Brasil é um país burro ele destroi ele mesmo quase todos os dias

  78. jiovani 5 de novembro de 2012 at 22:06 - Reply

    MUITO BOM SEU POST!

    PRA QUE DUVIDA DOS EUA,VEJAM NO YOU TUBE SEUS ”SOLDADOS ROBOS”QUE FUTURAMENTE SERAO SUBSTITUIDOS POR HOMANOS NA GUERRA,OS EUA SEMPRE SERAO UMA POTENCIA MILITAR,PARA CADA SOLDADO EXISTEM 2 RESERVAS OS CARA SAO MUITO ODIADOS PORQUE SAO MUITO INTELIGENTES!

    • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 7:28 - Reply

      O americano medio se parece com Homer Simpson.

  79. Lucas 19 de novembro de 2012 at 12:08 - Reply

    Brasil só não tem uns dos maiores poder militar do mundo porque não quer e porque não tem inimigos porque é amigo de todo mundo..

  80. Sierra Delta Golf 22 de novembro de 2012 at 19:48 - Reply

    Interessado pela HISTÓRIA MILITAR? Então não deixe de checar o http://sierradeltagolf.blogspot.com.br/ ! Analisamos conflitos em diferentes épocas da História da Humanidade, mas sempre com uma vies de diversão. E por falar em diversão, não deixem de ouvir tambémo nosso podcast, o Roger That, Commander!

    Antenciosamente,
    Guillermo Murúa

  81. wagner 22 de dezembro de 2012 at 19:05 - Reply

    Gente, vamos ser sinceros e técnicos. A Rússia tá falida, tanto economicamente como militarmente. Os norte americanos continuam sendo a maior potência militar do mundo. Eles investem pesado em tecnologia e sempre estão em guerra. Issó é um fato, e contra fatos não há argumentos.
    O Brasil poderia ser de longe a maior força militar da américa latina, mas como disse nossos amigos, com uma vizinhança tranquila, para que nos preocuparmos não é? Mas isso pode ser um erro fatal…abraços

  82. Fred 18 de Janeiro de 2013 at 14:53 - Reply

    Viva a América !!!!!
    Go USA !!!

  83. Toni suarez 15 de Março de 2013 at 11:11 - Reply

    Coreia do norte 6 colocado ta de brincadeira ….Até o peru e melhor……..

  84. Francisco Nogueira 11 de Abril de 2013 at 11:36 - Reply

    O Paquistão ? A serio ? Lá por ser a melhor potencia Muçulmana não quer dizer que tenha que estar nesta lista. E Portugal deveria estar pelo menos em 10 lugar. Porque as Forças Especiais e os Fuzileiros Portugueses são dos exércitos mais bem treinados e preparados do mundo.

  85. ProfFrancisco Leal 27 de Abril de 2013 at 10:17 - Reply

    Sem dúvida equipar e numerar um exército é muito importante. Porém, muito mais importante que isso – é investir pesadamente na educação de um país e assim esperar o retorno vitorioso da nação!

    • Michel Goulart 27 de Abril de 2013 at 10:21 - Reply

      É um grande sonho pensar isso de um país que sequer tem um projeto de nação.

  86. menderson 5 de junho de 2013 at 13:38 - Reply

    largem de bobagem o melhor e os estados unidos boto fe neles se eles quiserem destroem o mundo

  87. SAULO 24 de julho de 2013 at 15:48 - Reply

    Cleverson, o que adianta ser melhores na selva ? sinceramente esse é um pais burro. sera que quando tiver alguma coisa aqui eles vão deixar os caras entrar aqui e fazerem a algazarra que se DEUS quiser não vai acontecer, mas se acontecer os caras vão entrar aqui e ir la pra banda da floresta amazônica lutar com vocês ? ao invés de destruir os quarteis e as bases aéreas e navais que estão na cidade ? se todo esse dinheiro que os cara investem em armas fosse pela paz ou ajudar o proximo o mundo seria bem melhor, mais como não é assim ESSE PAIS É UMA PIADA MESMO. desculpem as autoridades mas qual é o brasileiro que não é ciente disso ?

  88. TKTP 20 de dezembro de 2013 at 17:56 - Reply

    Posso estar enganado, mas a Alemanha não deveria constar nesta lista também?

    • Klaus do Iate 21 de dezembro de 2013 at 14:21 - Reply

      E a Suica também!

  89. Ihago Albuquerque 21 de dezembro de 2013 at 2:09 - Reply

    Apesar de algumas potências bélicas possuírem arsenal nuclear eu penso que isto não seria um perigo para o Brasil, pelo menos não para a nossa Amazonia. Pois como a ambição desses países são por nossas riquezas naturais, para que haja um domínio desses países na Amazonia acho que não faria sentido utilizar dessas bombas já que o impacto ambiental seria devastador para as nossas reservas ambientais. Isto obrigaria ao país invasor a adequar-se à guerra na selva o que favoreceria o exército brasileiro que possui mais experiência nesta modalidade de guerra.

  90. Clodoaldo 21 de dezembro de 2013 at 9:35 - Reply

    O Brasil já é uma pocilga fracassada caindo aos pedaços. Estamos praticamente em 2014 e não temos nem o básico ainda (educação, saúde e transportes). Então é melhor deixar pra lá esse negócio aí de querer investir em exercito, armas etc. É querer pagar de idiota perante todo mundo. Vamos primeiro reformar o barraco que está despencando e tentar formar uma nova geração de jovens capacitados para melhorar essa espelunca aqui no futuro.

    • Michel Goulart 21 de dezembro de 2013 at 9:35 - Reply

      Falou tudo, Clodoaldo

      • Clodoaldo 21 de dezembro de 2013 at 10:03 - Reply

        Pois é Michel. O pessoal vê esses listas aí de exércitos e quer que o Brasil esteja aí no meio também. Tipo, não quer perder. O alienado fica com o ego ferido e fica esperneando igual uma criança histérica birrenta. É a mesma coisa que querer ir para a guerra munido de estilingues, arcos e flechas, paus e pedras, achando que está pronto para enfrentar qualquer um. Piada para dizer o mínimo. O Brasil está em um estado catastrófico que dá até medo só de imaginar. Então a melhor coisa a se fazer é esquecer os outros, acordar para a realidade, e começarmos a focar em nós mesmo. Botar a mão na massa e tentar melhorar esse cortiço aqui, do contrário continuaremos nesse mesmo ciclo: o tempo vai se passando, nós vamos ficando velhos, as novas gerações mantém os mesmos vícios, os discursos e as mentiras continuam as mesmas e o Brasil continua na mesma merda de sempre.

      • Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 7:31 - Reply

        Perfeito, Clodoaldo!

  91. Odair Lopes da Silva 21 de dezembro de 2013 at 14:09 - Reply

    Na minha humilde opinião o Exercito brasileiro é fachada, governo mantem porque é obrigado, mas quem coordenas são forças revolucionarias como ASFARC , PCC e outros, onde os políticos corruptos brasileiro enfiam nosso dinheiro…. com esse comunismo petista ele usam as desses meios para manipular a população desde os que que não gostam de politica chamado idiotas uteis até os trocha que recebe o bolsa família, comendo nas costas dos estado e obedecendo as ordens dele.

  92. Joao 22 de dezembro de 2013 at 9:40 - Reply

    porque temos o mesmo gasto que alguns países q estão no ranking mas não estamos nem perto de chegar onde estão em quesito militar?

  93. Klaus do Iate 23 de dezembro de 2013 at 7:33 - Reply

    Desvio de grana, como em todos os outros gastos com coisa publica.

  94. Wilson Berger 24 de dezembro de 2013 at 8:31 - Reply

    Concordo plenamente com Keyvin.O fato de ser um paiz passifista,não justifica termos uma forca armada ridicula.Temos reservas naturais que excitam certas nacões.Ja tivemos no passado,faabricas de armamentos rasoaveis.(Engesa,F.N.A.etc.)Que fim,levou o tanque Ozorio?

  95. Arimathea Barbosa 29 de Janeiro de 2014 at 11:19 - Reply

    Belo trabalho.
    Vale salientar que nossas tropas são as melhores no tocante a guerra na selva. Mas, o bom nisso tudo mesmo, é que temos um exército “ocioso” pela relação de paz e harmonia que partilhamos com todos.

  96. Heitor 10 de Março de 2014 at 10:51 - Reply

    Resumindo, se tiver a terceira guerra mundial, estamos fudidos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  97. cezar 28 de Março de 2014 at 15:09 - Reply

    nossa guerra é contra a corrupção, estamos morrendo todos os dias nos hospitais sem atendimento médico, morrendo na mão dos criminosos sem segurança alguma, morrendo de vergonha por falta de cultura devido falta de investimento, morrendo atacado por agrotóxicos e conservantes, alimentação barata devido necessidade financeira, os impostos brasileiros nos matam todo o momento… etc… devia existir no brasil pena de morte pra corrupto, isso é terrorismo, roubar a própria nação…

  98. carlos binas 20 de julho de 2014 at 15:31 - Reply

    Cara, pra mim a melhor lista até agora é a deste video:
    https://www.youtube.com/watch?v=fXfo_kI8iZs

  99. paulo 19 de setembro de 2014 at 19:38 - Reply

    esse cara é mais uma viúva do Tom Cruise..e precisa pesquisar mais antes de postar tanta baboseira.. colocar o exercito da coreia do sul á frente de Israel e colocar o exercito dos Eua á frente do exercito russo? grande idiota !

    • Michel Goulart 19 de setembro de 2014 at 19:41 - Reply

      Viúva do Tom Cruise? Acho que você queria ser a esposa dele. Só pode

  100. silva 8 de dezembro de 2014 at 22:33 - Reply

    o melhor exercito do mundo são os russo ,não tem medo de lutar,na segunda guerra morreram mais de 25.000,000 milhoes de soldados e os americanos se aproveitaram pra ficar com os despojos de guerra e é por isso que eles se acham os melhores.

  101. silva 8 de dezembro de 2014 at 22:38 - Reply

    meus amigos ja estamos em guerra,no Brasil estar matando mais que muitas guerras declaradas por ai.
    e o rio///////////// a policia do rio e tao bem armada que ganha de qualquer exercito de pais de terceiro mundo.e esses soldados americanos sao uma piada so conhece a guerra de muitos e muitos km de distancia.
    eles sao fa da policia do rio que vive diariamente numa guerra e querem saber como e,as tatica,e muito mais

  102. Eduardo Mendes 13 de Maio de 2015 at 23:58 - Reply

    Muitos comentários sobre as forças armadas Brasileira, uns acha piada outros chuta teoria de 5 coluna. Na verdade, as forças armadas Brasileira, erroneamente e ao contrario do EUA se restringe a informar ao povo Brasileiro seus trabalhos e sua inovações. Talvez se camuflando com o efeito surpresa como fez no Paraguai. Agora com o centro de comunicação do Exercito, sua revista verde oliva entre outros canais, as forças armadas vem divulgando seu trabalho junto a sociedade. Se o tivesse feito na época de sua administração de 64 a 85 mostrando a evolução econômica e o avanço tecnológico que conquistou, Eu não teria o o desprazer de assistir, MENSALÃO, PETROBRÁS, BNDS, PORTO DE CUBA, PRIVATARIA, COPA SUPER FATURADA, SAUDE PUBLICA FALIDA, ETC,ETC. Só teremos um Exército forte, quando tivermos um governo forte.

  103. Felipe 25 de junho de 2015 at 11:46 - Reply

    Traduzindo se tiver uma guerra quem vai completar o exercito somos nos trabalhadores estudantes e de preferencia pobres ou de classe media. Ja ouviram dizer que os EUA afirma que a amazonia e deles ? Imagina se eles invade para cercar a amazonia ?
    Nosso exercito e bem especializado em batalha na floresta, exatamente para que quando os EUA vier Invadir estaremos preparados, ate porque bombas nucleares quando se trata de amazonia nao combina, o Brasil se sairia melhor na mata mais nao resistiria a ameaças dos EUA, que poderia dominar outras areas do Brasil e podendo forçar o brasil a entregar a amazonia, é amigos isso nao e mentira. PT afundando o Brasil dividas bilionarias, porque nao aproveitar este momento para invadir ? Dilma trazendo 6000 mil medicos cubanos para o Brasil sera que e pra ajudar ? ou para implantar o comunismo no brasil ? e amigos nao queremos um Brasil Cubano … “Mds que pais e esse ? ” e eu vivo nele !

  104. Willian Vasques 30 de setembro de 2015 at 11:51 - Reply

    Olá,

    “Imaginários mundos diferentes”
    Hoje o que segura a guerra acho que uma palavra (NUCLEAR), sim a chave que segura as guerras em todo mundo, ninguém quer viver em um mundo destruído, imagina que você quer conquistar algo, mas acaba danificando severamente seu prêmio, sim, talvez ou não ou um Coreano Nortista pense assim, lance misseis nucleares no planeta todo e se abriguem no sub-solo até o planeta se recompor como Esse planetinha não tivesse se reconstruído pacientemente aos poucos. É talvez um estrategista militar tente igualar as suas forças para o começo de sua campanha.

    – Sacrifícios da Guerra

  105. Vinicius 16 de Fevereiro de 2016 at 13:20 - Reply

    De que vale viver num pais “pacífico”, em termos de conflitos internacionais, se somos roubados pelo próprio governo que deveria nos proteger. De que vale viver em um país onde morrem milhares de pessoas assassinadas nas ruas todos os anos.

  106. Ricardo Durão Ereto 29 de Maio de 2016 at 15:35 - Reply

    eu acho que tem países que fazem a industria da guerra ainda não aconteceu de fato quando houver escassez de água potável ou outra substância essencial a tendencia de submissão será maior eu acredito que as inteligencias fazem estragos nos países sem dá um tiro sequer veja Brasil, Argentina, venezuela, tudo tem coisas muito esquisitos que desestabilizaram os governos o Temer foi informante da CIA dos United States e deu um tapetão , golpe de governo

  107. Etevaldo oliveira da silva 21 de dezembro de 2016 at 18:44 - Reply

    sim somos um pais pacifico e guerra so nos tras dor oque ocorre eque tudo se indica que teremos um comtra ataque para nos defender e na verdade nao sei porque iam nos atacar ou vai mesmo mas caso histo vier acomteçer talvez estaremos preparados .

Leave A Comment