Filme: 1492-A Conquista do Paraíso

Home » Filmes » Filme: 1492-A Conquista do Paraíso

O filme mostra vinte anos da vida de Cristóvão Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua velhice.

Filme: 1492, a Conquista do Paraíso

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 14,90)

Dados Técnicos

Diretor: Ridley Scott
Duração: 155 min
Ano: 1992
País: EUA/França/Espanha/Inglaterra
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

  • Cristóvão Colombo (1451-1506) foi um navegador e explorador europeu, responsável por liderar a frota que alcançou a América em 12 de outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha.
  • Em 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo partiu do porto de Palos com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina). Em 12 de outubro do mesmo ano, avistou a ilha de Guanani (atual São Salvador). Realizou ainda mais quatro viagens à América, achando ter chegado às Índias.
  • O filme foi lançado comercialmente nos cinemas norte-americanos, em meio às comemorações pelos 500 anos de descoberta da América.
  • A ideia de realizar um filme sobre a descoberta da América por Cristóvão Colombo partiu da roteirista Roselyne Bosch. Em suas pesquisas, Roselyne encontrou vários pergaminhos da época ainda não-traduzidos sendo que após esta descoberta ela se associou com um produtor francês para fazer com que o filme fosse então realizado.
  • O diretor Ridley Scott fez apenas uma única condição para aceitar dirigir “1492 – A Conquista do Paraíso”: que o personagem Cristóvão Colombo fosse interpretado por Gérard Depardieu.
  • O trilha sonora do filme foi gravado pelo grego Vangelis, tendo “Conquest of Paradise” como principal tema musical.

Trechos do Filme

Confira alguns trechos temáticos do filme “1492-A Conquista do Paraíso” para você assistir online ou fazer download para usar em sala de aula.

  • América: Colombo e suas caravelas avistam terra firme e entram em contato com um grupo de indígenas. A partir desse recorte é possível debater como ocorreu a chegada dos europeus ao “Novo Mundo”.
  • Colombo inicia a viagem: Colombo dá início a sua jornada rumo ao extremo oriente com as caravelas Santa Maria, Pinta e Nina. Durante o trajeto, explica como utiliza as estrelas como guia. Nessa passagem observa-se a influência da cultura árabe na península Ibérica e, essa referência pode-se desdobrar numa discussão sobre o processo da “Reconquista”.
  • Contato com os nativos: Colombo narra sua percepção do novo mundo com bastante otimismo, ao mesmo tempo em que percebe os perigos desse paraíso na Terra. Pouco tempo depois de sua chegada, consegue estabelecer contato com os nativos, sendo recebido com desconfiança por alguns deles.
  • Fé e ciência: um monge informa que a universidade de Salamanca cederá a Colombo uma audiência para que ele tente aprovar sua viagem para Oeste, em busca das Índias. Nessa conversa, fica claro que, embora Colombo seja um homem de fé na igreja católica, suas convicções científicas diferem das afirmações defendidas pelos clérigos.
  • Financiamento: Colombo conhece uma pessoa que poderá conseguir uma audiência com a rainha Isabel, da Espanha e viabilizar sua expedição. O professor poderá discutir as relações de poder na Idade Moderna e observar o papel social dos banqueiros no contexto das Grandes Navegações.
  • Negociação: Colombo procura convencer os intelectuais da universidade de Salamanca a aprovarem sua jornada rumo às Índias.
By | 2013-12-27T09:08:43+00:00 31 de julho de 2013|Categories: Filmes|Tags: , , , , , |21 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

21 Comments

  1. Klaus do Iate 1 de agosto de 2013 at 11:03

    Faz muito tempo que vi este filme, mas creio que ele perdeu oportunidade de mostrar alguns episodios interessantes da vida do Colombo
    1) Ainda em Genova ele teria tido chance de bisbilhotar arquivos papais falando sobre a origem do marfim dado pelos islandeses em tributo
    2) Cris antes de ir a Espanha foi pedir patrocinio ao pais mais poderoso da Europa na metade do sec XV, Portugal, onde o rei gargalhou dele (nao pela ideia da esfericidade do mundo ,mas pelos seus calculos errados e porque os lusos ha muito decidiram procurar pelo extremo sul africano)
    3)Cris assistiu os reis da Espanha catolica tomando Granada (ultimo reduto islamico), aqui se destacaria claramente que a Espanha que ele adotou era um Estado recem-nascido e menos poderoso que Portugal.
    4) Cris viveu o suficiente para assitir outro italiano demonstrar que ele estava errado
    O filme dá ideia que Cris batalhou para que os nativos americanos nao fossem explorados. Isto é historico?

  2. Michel Goulart 1 de agosto de 2013 at 14:52

    Provavelmente não, parece mais uma mentalidade atual de proteção ao indígena.

  3. Daniele Pimentel 3 de setembro de 2013 at 9:12

    Acho interessante os comentários do Klaus do Iate! A forma carinhosa e íntima com a qual ele apelida os personagens históricos é curiosa. Cristóvão Colombo virou o “Cris”. Tão fofo…

    Brincadeiras a parte, obrigada professor Michel por compartilhar conosco explicações e curiosidades deste belo filme. Assisti no começo deste ano justamente para ampliar meus estudos, e com suas explicações a compreensão ficou mais fácil.

    Abraços!

  4. Michel Goulart 3 de setembro de 2013 at 9:19

    Cris … hehehe

  5. Rúbia Wanessa 11 de novembro de 2013 at 20:46

    Muito interessante seus comentários sobre o filme. Meu professor de português está passando ele para nós e vamos fazer um resumo.

  6. Lazar Moiseyevich Kaganovich 1 de Fevereiro de 2014 at 13:14

    Marxismo Cultural.

  7. miryan soraya 6 de Maio de 2014 at 14:13

    eu ainda nao assisti mas deve ser bom de mais

  8. anapaula 2 de junho de 2014 at 15:53

    n gostei achei um lixo tenho q fazer um resumo deste filme e fui assistir e é um lixo

  9. Michel Goulart 2 de junho de 2014 at 16:08

    Lixo? Vocês “comunicam” cada coisa da tecla pra fora …

  10. Manu 19 de agosto de 2014 at 16:21

    alguém pode mim ajudar

  11. Michel Goulart 19 de agosto de 2014 at 18:11

    Mim?

  12. marcelly vitoria 25 de setembro de 2014 at 15:42

    nossa adorei ajudou bastante aos meus estudos

  13. V.K 21 de outubro de 2014 at 20:01

    Olha, não chega a ser um lixo, mas também não é muito bom, chega a ser entediante em varias partes mas como eu tinha que fazer um resumo eu acabei assistindo um pouco mas não aguentei e fui procurar um resumo ja feito. Mas ficou bom o seu resumo, ajudou bastante

  14. gabriella guedes 9 de novembro de 2014 at 12:12

    este lixo nao me ajudou em nada

  15. amanda 28 de Março de 2015 at 21:35

    gente me ajuda

  16. amanda 28 de Março de 2015 at 21:38

    eu quero saber a resposta como colombo conseguiu uma audiencia na universidade de salamanca

  17. Thaís 28 de junho de 2015 at 21:59

    Achei bastante interessante, não conhecia bem a história, o filme conta bastante detalhes que o livro não mostra…bem legal! ^^ e a história de Cristovão Colombo, é uma inspiração, tantas dificuldades mas não desistiu! Pena, que preciso de um resumo menor…rs

  18. Raphaela Ventura de Sousa 5 de outubro de 2015 at 18:00

    Professor..
    Quais eram o objetivo de colombo com sua viagem?

  19. Damares 29 de novembro de 2015 at 10:40

    Quais são as características românticas desse filme?

  20. marilia 4 de julho de 2016 at 13:55

    oi gostei muito do filme e minha professora passou um trabalho e eu não estou conseguindo responder algumas perguntas você pode me ajudar ?

  21. marilia 4 de julho de 2016 at 13:57

    a pergunta é a seguinte: quais foram os ensinamentos que Colombo ensinou ao seu filho ?

Leave A Comment