Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre o Feudalismo, a divisão dos feudos, as questões político-econômicas, as relações sociais, a suserania e vassalagem e as obrigações dos servos.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Feudalismo: neste resumo, você vai conhecer sobre a organização política, social e econômica na Europa durante o Feudalismo. Vai aprender sobre a estrutura dos feudos, as relações sociais do período e o funcionamento da economia agrícola.
  • [Teleaula] O Sacro Império Romano-Germânico e o cristianismo feudal: nesta teleaula, você entenderá por que, durante esse modo de organização social, a Europa perdeu a noção de Estado, se dividindo em muitos reinos. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 10m59s]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Feudalismo: teste seus conhecimentos sobre este assunto com o quiz. Aprenda os principais conceitos desta aula e fique fera para provas, vestibulares e concursos.
  • [Questões] Economia, Sociedade e Obrigações Servis: questões objetivas sobre aspectos da economia durante a vigência do feudalismo europeu; as relações sociais horizontais e verticais durante a Idade Média; e algumas das principais obrigações dos servos para com os senhores feudais.
  • [Atividades Educativas] Cavaleiros e Princesas: estas são atividades educativas infantis variadas, como caça-palavras, cruzadinha e labirinto. O tema é aspectos relacionados às construções medievais, a sociedade feudal e o papel da mulher na Idade Média.

3- Paródias e Músicas

  • [Paródia] Feudo é Terra: esta paródia aborda os elementos fundamentais para entender o necessário sobre o Feudalismo. Desde os elementos germânicos incorporados à cultura romana no início do século VIII,, passando pelas relações sociais e obrigações servis.

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] Feudalismo: este mapa mental apresenta vários aspectos acerca do Feudalismo, como o termo Idade Média e a ruralização da sociedade europeia, a partir do século V; mostra aspectos da economia rural medieval e as características sociais da época.

5- Atlas Histórico e Imagens

  • [Atlas Histórico] Europa em 1330: este atlas histórico mostra como estava a situação geográfica da Europa na Idade Média, a partir do século XIV. Mostra os principais reinos e feudos medievais, assim como a população em alguns dos principais territórios europeus.

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Infográfico] Feudo Medieval: neste infográfico, um feudo medieval foi recriado através do sistema de criação de cenários do jogo Age of Empires. Confira a divisão do feudo, o manso senhorial, servil e comunal, assim como as relações sociais.
  • [Infográfico] Castelo Medieval: neste infográfico, conheça as dependências de um castelo medieval por volta do séc. XIV. Apresenta o sistema de defesa e proteção, assim como a organização interna de forma a garantir conforto para a nobreza.

7- Curiosidades e Biografias

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • [Filme] Coração Valente: este filme retrata a figura histórica de William Wallace, guerreiro, patriota escocês e herói medieval. O realizador tenta conferir ao protagonista uma faceta mais romântica e idealista e menos sanguinária. [Direção: Mel Gibson, Duração: 177 min, Ano: 1995, Trailer: Youtube (Em inglês)]
  • [Filmes] Filmes sobre a Idade Média: lista de filmes sobre a Idade Média, abordando vários aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais do período. Esta lista inclui, também, filmes que abordam aspectos sobre o feudalismo europeu.

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Crush the Castle: neste jogo, use a catapulta para destruir todos os castelos do reino inimigo. Ative o mecanismo e jogue pedras pesadas para liquidar os inimigos. Complete vários níveis para destravar objetos de arremesso mais poderoso. [Autor: Armor Games, Fonte: Jogos 360, Em inglês]