Home/Filmes/Filme: Lincoln, de 2012

Filme: Lincoln, de 2012

janeiro 23rd, 2013|Filmes|8 Comments


Em uma nação dividida pela guerra e por fortes ventos de mudança, o presidente Lincoln percorre um caminho de difíceis ações, a fim de terminar a guerra, unir o país e abolir a escravidão. Com coragem moral e força para obter sucesso, suas escolhas nesse período crucial mudam o destino das próximas gerações.

Filme Lincoln, de 2012

Dados Técnicos

Diretor: Steven Spielberg
Duração: 150 min
Ano: 2012
País: Estados Unidos
Gênero: Drama
Cor: Colorido

Curiosidades

  • O filme é baseado no livro homônimo (em português) da historiadora Doris Kearns Goodwin e abrange os quatro últimos meses de vida de Abraham Lincoln.
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi o 16° presidente dos Estados Unidos, de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865.
  • O filme trata dos esforços do presidente, em janeiro de 1865, para passar na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos a 13ª emenda à Constituição, que iria abolir formalmente a escravidão no país.
  • Durante o período em que passa o filme, estava ocorrendo, nos Estados Unidos, a Guerra de Secessão (1861-1865), entre os estados do norte (União)  e os estados do sul (Confederados). Este conflito matou mais de 600 mil pessoas.
  • O filme ajuda a entender o funcionamento do congresso americano, as vertentes ideológicas, as disputas políticas entre republicanos e democratas, assim como os interesses ligados à manutenção da escravidão.
  • O ator Liam Neeson foi escalado em 2005 para fazer o papel de Lincoln, chegando a estudar profundamente a biografia do líder norte-americano. Porém, em 2010, ele declinou do projeto, pois já tinha 58 anos, enquanto Lincoln, na época, tinha entre 55 e 56 anos.
  • A opinião dos historiadores sobre o filme é dividida. Alguns alegam que o filme exagera na forma como aborda as escolhas feitas em torno da 13ª emenda à Constituição. Outros dizem que o filme simplifica o papel dos negros no contexto da abolição da escravatura.
  • O filme concorre a 12 oscars, dentre os quais na categoria de melhor filme, melhor ator e melhor diretor.

8 Comments

  1. Bruno Gonçalves 24 de janeiro de 2013 at 22:30 - Reply

    Um fato que não sabia que soube com o filme… As ideologias dos partidos dos democratas e dos republicanos eram totalmente diferentes naquela época… Hoje meio que houve uma inversão de ideologias….

  2. Klaus do Iate 29 de janeiro de 2013 at 12:50 - Reply

    Acho que houve uma inversao dos nomes. Hoje o simpatico partido Democrata era o defensor dos interesses mais reaças do Sul!!
    A guerra da Secessao tem muitas leituras. O mercador consumidor/fornecedor representado pelo Sul dos EUA era disputado pela Inglaterra e pela Nova Inglaterra (Norte dos EUA). O Sul bem que tentou algum apoio militar da Inglaterra ,mas ela também era abolicionista. O Sul tinha grande semelhança socioeconomica com o Brasil. Fico imaginando se o Paraguai entrasse em entendimento com a Inglaterra em fins do seculo XIX e fosse capaz de bancar a oferta que Lincoln fez aos escravos do inimigo.. .

  3. Klaus do Iate 29 de janeiro de 2013 at 12:57 - Reply

    Tao matadora do destino dos Confederados separatistas quanto a oferrta do Lincoln foram as decisoes militares do Norte. Apos uma insistencia em um choque frontal usando ferrovias para movimentar tropas numerosas, houve um impasse dos dois lados. As capitais inimigas eram muito proximas umas das outras :Richmond e Washinton. E se o rico e industrializado Norte era muito mais capaz de equipar mais e mais novos exercitos. O Sul tinha quase todos os melhores lideres com experiencia de batalha nas ultimas guerras dos EUA: A Segunda Guerra de Independencia, a conquista do Texas, a conquista da California, as guerras contra os nativos da Florida. Apesar do dominio naval, o Sul foi ousado e pos o primeiro submarino militar em campo.

  4. Klaus do Iate 29 de janeiro de 2013 at 13:04 - Reply

    Havia um certo favoritismo para o Norte, mas a guerra poderia ter durado muito mais para prejuizo dos dois lados. Até que o Norte, desistindo de ataques direto ao ponto, resolveu usar seu dominio naval, subir a bacia do Mississipi -Missouri, desembarcar Grant e Sherman na margem esquerda e atacar a retaguarda dos sulistas ,do oeste para o leste, sem usar ferrovias e sem usar comboio de suprimentos, saqueando veloz e libertando todos escravos que pode. O prejuizo economico e psicologico aos sulistas foi demais. Só restou a rendiçao e fundar grupos ridiculos como o KKK.

  5. Klaus do Iate 14 de fevereiro de 2013 at 13:30 - Reply

    O filme Lincoln dá sono.

  6. Edna alves dos Santos 3 de março de 2015 at 15:47 - Reply

    É uma sugestão?

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.