Home/Filmes/Filme: Pearl Harbor, de 2001

Filme: Pearl Harbor, de 2001

Abril 4th, 2014|Filmes|11 Comments


No filme Pearl Harbor, de 2001, pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Rafe se apaixona pela enfermeira Evelyn e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país.

Capa do filme Pearl Harbor

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 19,90)
>> Compre na Loja Submarino (R$ 19,90)

Dados Técnicos

Diretor: Michael Bay
Duração: 183 minutos
Ano: 2001
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido

Curiosidades

  • Pearl Harbor é uma base naval dos Estados Unidos e o quartel-general da frota estadounidense do Pacífico, na ilha de O’ahu, Havaí, perto de Honolulu. O ataque a Pearl Harbor, por parte do Japão, em 7 de dezembro de 1941, provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
  • No filme, os dois amigos dão um jeito de entrar em seus aviões e abater diversos inimigos no ar. Na vida real, nenhum dos pilotos conseguiram abater tantos aviões.
  • Os personagens são enviados para a missão de bombardear Tóquio, mas, na verdade nenhum piloto de caça foi enviado para esta missão.
  • O filme mostra uma cena onde o presidente americano Franklin Delano Roosevelt levanta de sua cadeira de rodas, o que nunca aconteceu.

11 Comments

  1. Klaus do Iate 4 de Abril de 2014 at 9:36 - Reply

    Romance meloso, patriotadas americanas, pouco compromisso em ser fiel a Historia, mas tem cenas de batalha ótimas, portanto vale ser visto. Prefiro Circulo de Fogo (cerco alemao a Stalingrado na 2aGG).

    • Michel Goulart 4 de Abril de 2014 at 16:13 - Reply

      O filme Círculo de Fogo vai ser postado aqui, com certeza.

  2. Klaus do Iate 4 de Abril de 2014 at 9:55 - Reply

    Dois aspectos cruciais da agressao japonesa são frequentemente “esquecidos”.
    O Japão sempre com menos materia-prima que a necessária para seus sonhos de expansao tinha problemas desde início da decada de 30.
    Para sanar este problema o alto comando japonês estava dividido entre atacar sul (“democracias capitalistas”) ou norte (URSS). Os partidários de atacar o norte eram os mais coerentes e prevaleceram no inicio. A Russia era despovoada, rica nos recursos ambicionados, já era inimiga de longa data e agora tinha um regime politico-economico odiado até pelos Aliados Ocidentais, sem contar que o pacto com Alemanha foi construido exatamente para detonar Russia em duas frentes.
    Só que 1)os japoneses tomaram uma surra do Zukov pouco antes de Hitler invadir Polônia, na batalha de Kalkin Gol. 2) Hilter fechou um pacto com Stalin.
    O grupo defensor do ataque ao sul então cresceu! As potências ocidentais davam apoio de suprimento aos chineses , que junto com sua enorme população, impediam a conquista da China com quem o Japão já lutava há anos. Se Japão invadisse as colonias francesas, holandesas e inglesas teria grandes chances de vitória, porque as metropoles estavam muito ocupadas com Hitler,as vezes, chegando a desviar tropas coloniais para Europa. Seria vitória facil. O problema é que o principal exportador de recursos para Japão era exatamente os EUA, que também exportava pra China suprimentos.
    E aqui a causa do ataque “traiçoeiro” a Pearl Harbor: Os EUA notando a movimentação de tropas japonesas para Sul, iniciaram um EMBARGO de petroleo ao Japão. Para que os defensores do Plano SUL fossem bem sucedidos, teriam que usar seus 6 meses de petroleo estocado para varrer a marinha americana do Pacifico e tranquilamente ir ocupar as colonias dos europeus e finalmente, cheios de recursos, tomar a China.

  3. Klaus do Iate 4 de Abril de 2014 at 10:01 - Reply

    É dificil exagerar a importância da batalha de Kalkin Gol. Mas que general inverno , é ela que está por trás da derrota de Hilter na Russia. Com a derrota massacrante e a mudança de diretrizes do alto comando japonês, Stalin pode derramar tropas e mais tropas, da Asia para Europa, sobre Hitler, sem medo da ataque japonês.

  4. Daniele Pimentel 8 de Abril de 2014 at 9:55 - Reply

    Meloso ou não, gosto demais desse filme! E tem que ser muito idiota para esperar alguma fidelidade de Hollywood. Se alguém quer ver algo com significados históricos é preferível escolher a documentários ou algo mais sério. Hollywood é fantasia…

  5. Daniele Pimentel 8 de Abril de 2014 at 9:57 - Reply

    A propósito, ótima postagem profº Michel! As fãs do Ben agradecem! Doa a quem doer!

    • Michel Goulart 8 de Abril de 2014 at 11:24 - Reply

      Só não gostei do Ben Affleck no filme Demolidor. Agora tem que ver o Batman 🙂

  6. Klaus do Iate 9 de Abril de 2014 at 0:14 - Reply

    Daniele, não me considero idiota, porque realmente nao espero nada de rigor histórico de Hollywood. Espero de documentários, livros etc. Mas tenho direito de descrever o filme como ele aparenta para mim: meloso, sem rigor histórico e com batalhas bem bacanas. Ou já caímos em uma ditadura e sou tão idiota que eu ainda nao sei?

  7. Daniele Pimentel 15 de Abril de 2014 at 13:26 - Reply

    Não se ofenda Klaus do Iate! Sinta-se a vontade para comentar, o que você faz com muito critério, aliás. Apenas fiz o mesmo que você, expus minha opinião, e muito mais a respeito dos que assistem filmes hollywoodianos achando que vão encontrar alguma fidelidade ou esperando avidamente por isso, caso seja roteiro de conteúdo histórico ou baseado em fatos reais. Desculpe se de alguma maneira o ofendi. A palavra idiota só vai se enquadrar para os que estão no contexto que descrevi (em minha opinião, é claro).

  8. Klaus do Iate 15 de Abril de 2014 at 14:55 - Reply

    Tá beleza, Daniele.

  9. Dana 2 de Fevereiro de 2017 at 11:20 - Reply

    É um poderoso filme, muito poderoso em termos de riqueza de conteúdo, entretenimento, brilho e força de impressões. Este filme me deu alimento para o pensamento. Meu segundo filme favorito Michael Bay é o “13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi” ( http://assistirfilmes.co/7-13-hours-the-secret-soldiers-of-benghazi-2016.html ) Este é um grande filme!

Leave A Comment