Na prova do Enem 2010,  tente resolver esta questão sobre as ideias de Maquiavel acerca da forma como um príncipe ou rei deveria agir em relação aos súditos de seu reino. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Pintura de Nicolau Maquiavel, historiador e escritor do Renascimento

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do período absolutista. Para saber mais sobre este assunto, sugerimos a leitura do Resumo: Absolutismo. Além disso, você pode consultar a biografia de Maquiavel no artigo 4 importantes teóricos do Absolutismo.

Questão

Questão 28

O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe, São Paulo: Martin Claret, 2009.

No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na

a) inércia do julgamento de crimes polêmicos.
b) bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
c) compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas.
d) neutralidade diante da condenação dos servos.
e) conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: E

Habilidade: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Comentários: Maquiavel, através da máxima, “Os fins justificam os meios”, defendia que o príncipe, para manter a ordem no seu reino, poderia, se conveniente, usar da força ou mesmo da violência. Leia o Resumo: Absolutismo.

[/toggle]