Infográfico: As Navegações Portuguesas

Home » Infográficos » Infográfico: As Navegações Portuguesas

Neste infográfico, você vai conhecer alguns aspectos importantes sobre as grandes navegações portuguesas. Aprenda sobre as rotas dos navegadores portugueses, os motivos que levaram os navegadores à conquista dos mares, a chegada de Cabral ao Brasil, as características das embarcações portuguesas, entre outras informações legais.

Este infográfico foi produzido por Casa Publicadora Brasileira, todos os direitos reservados.

Para conhecer o contexto em que ocorreram as grandes navegações, sugerimos a leitura do nosso resumo sobre a Expansão Marítima. Confira também outros artigos legais sobre as grandes navegações e aumente o seu conhecimento

Para acessar o infográfico, clique na imagem abaixo

Infográfico sobre as navegações portuguesas do século XV e XVI

Como usar em sala de aula

Este infográfico me chamou a atenção por abordar algumas questões importantes sobre o tema das grandes navegações. Em sala de aula, o professor pode usá-lo para destacar

  • A importância das especiarias para os europeus e a corrida ibérica para encontrar novas rotas que levassem às Índias.
  • A rota dos principais navegadores portugueses, de Dom Henrique de Avis a Pedro Álvares Cabral. O professor pode destacar a morte de Bartolomeu Dias no então Cabo das Tormentas.
  • As tecnologias de navegação, com destaque para as naus e caravelas, que possibilitaram aos portugueses enfrentar o Oceano Atlântico. Aborde também o medo dos monstros marinhos.
  • A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e o registro das novas terras por Pero Vaz de Caminha. O professor pode debater se a chegada de Cabral foi intencional ou por acaso.
By | 2014-10-04T10:27:21+00:00 23 de julho de 2013|Categories: Infográficos|Tags: , , , |10 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

10 Comments

  1. Klaus do Iate 29 de julho de 2013 at 9:08

    Bartolomeu Dias morreu no cabo Tormentas? Mas nao deve ter sido na primeira viagem porque ele participou de outra expedi’cao apos descobrir o extremo sul africano.

  2. Klaus do Iate 29 de julho de 2013 at 9:13

    Outra coisa a destacar sao:1) o regime de ventos e correntes no A que dificulta muito barcos sem remo e sem motor a navegar colado na costa africana por perto da atual Namibia, na epoca costa do Esqueleto, portanto o sujeito TEM que se afastar muito, quase costear o Brasil para entao seguir pro leste. 2) O regime dos ventos no Indico (mon’coes) que obriga quem est’a na costa do atual Mo’cambique a esperar o semestre certo para ir para India e voltar dela. Islamicos e chineses ja sabiam disto ,mas s’o Vasco da Gama foi a primeira expedi’cao europeia a saber disto

  3. Thais 29 de julho de 2013 at 21:31

    Sou professora de Historia da rede publica de São Paulo e gostaria de saber se há como salvar os infograficos deste site. Em minha escola não temos internet disponivel nas salas de aula o que impede portanto o uso desta ferramenta. Grata.

  4. Jacqueline 2 de agosto de 2013 at 14:11

    Cara Thaís, também sou professora da rede pública. Vou usar o gráfico da seguinte forma: levarei o meu notebook, com o modem para acessar a internet. Vou conectar o computador ao datashow, entrar no site e exibir este infográfico para os alunos.

  5. Andressa Rodrigues 20 de agosto de 2013 at 8:03

    Adoreii oo Site!!

  6. eduarda 20 de agosto de 2013 at 8:05

    a nao muito de historia mas gosro eu sou uma aluna

  7. eduarda 20 de agosto de 2013 at 8:06

    a eu sou aluna mas nao sei muito de historia mas gosto

  8. diego 14 de setembro de 2013 at 10:07

    como axa akelas perguntas

  9. Maria 26 de outubro de 2013 at 10:50

    muito bom o site,vou precisar deste conteudo!

  10. Maria Eduarda Porto 10 de dezembro de 2014 at 16:53

    Gostei mt me ajudou bastante…
    : )

Leave A Comment