Home/Jogos/10 maiores jogos eletrônicos da história

10 maiores jogos eletrônicos da história

junho 13th, 2009|Jogos|12 Comments


Estou fazendo esta lista devido à saudade que me bateu dos games que eu jogava quando era criança (não faz muito tempo…). Acompanhei o desenvolvimento dos consoles quando ganhei meu Atari 2600, e, desde então, nunca mais parei de jogar. Fazer uma lista dos melhores games da história não é fácil, pois existem várias fontes de referência e nem todas são unânimes. Além disso, algumas fontes não são confiáveis e apresentam resultados absurdos.

Por este motivo, utilizei a IGN como referência para compor esta lista. A IGN é um portal de entreterimento com foco em jogos de videogame. O portal foi criado em 1996, com conteúdos das mais diversas plataformas e consoles, sendo um dos 200 portais mais visitados do mundo. Atualmente, atinge uma média de 800 mil visitantes por dia. Estes dados oferecem uma certa credibilidade, não é?

Eu já joguei todos os jogos da lista e confesso que não fiquei surpreso. Parece exagero o fato da lista indicar que três dos melhores jogos pertencem à empresa japonesa Nintendo. Todavia, são games fantásticos. E se você discordar da lista abaixo, estamos abertos a discussão.

1- Super Metroid

Melhores-Jogos-Super-Metroid

Super Metroid  é o terceiro jogo da série Metroid, lançado em 1994 para o Super Nintendo. O jogo foi o primeiro a conter 24 Megabits no cartucho de Super Nintendo, o que foi um avanço na época, com gráficos mais apurados e som de ótima qualidade.

2- Star Wars: TIE Fighter

Melhores-Jogos-Star-Wars

Star Wars: TIE Fighter é a sequência do jogo Star Wars: X-Wing e o primeiro jogo de Star Wars que você joga do começo o fim no lado do Império Galáctico. Trata-se de um simulador de voo espacial, que utilizou um sistema gráfico de poligonais avançado e tem uma trilha sonoro épica.

3- Street Fighter II

Melhores-Jogos-Street-Fighter-II

Street Fighter II é um jogo eletrônico de luta lançado em 1991 para arcade pela Capcom. Street Fighter II ajudou a popularizar o gênero dos jogos de luta, abrindo espaço para diversos outros. É uma das franquias mais bem-sucedidas da Capcom e também é considerado por muitos um dos melhores jogos de todos os tempos. O jogo também inovou ao forçar o protagonista a viajar por diferentes países através de cenários locais.

4- StarCraft

Melhores-Jogos-Starcraft

StarCraft é um jogo de estratégia em tempo real (para alguns o melhor de todos os tempos do gênero), produzido pela Blizzard Entertainment, mesma criadora da série Warcraft. A história principal acompanha a guerra entre três espécies galáticas: os Terrans, os Zerg e os Protoss. O jogo até hoje possui milhares de fãs, a maior parte deles na Coreia do Sul.

5- Sid Meir’s Pirates!

Melhores-Jogos-Pirates

 Sid Meier’s Pirates! é um jogo baseado na versão clássica de Pirates! O jogo é baseado na época da pirataria de barcos à vela no Caribe, nos anos de 1620 a 1680, em qual o seu personagem pode viver adotando a nacionalidade de ingleses, espanhóis, holandeses ou franceses. O jogo inovou ao conduzir o jogador a um mundo aberto e não-linear.

6- Super Mario 64

Melhores-Jogos-Super-Mario-64

Super Mario 64, criado em 1996, foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Este jogo revolucionou o gênero 3D, da mesma maneira que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.

7- Sid Meier’s Civilization II

Melhores-Jogos-Civilization-II

Civilization II foi criado em 1996, pelo programador Sid Meier. Neste jogo de estratégia por turnos, cada jogador deve desenvolver uma civilização da pré-história até a idade contemporânea, administrando os aspectos domésticos de sua civilização, desenvolvendo tecnologias, e quando necessário, guerreando com seus vizinhos.

8- Tetris

Melhores-Jogos-Tetris

Tetris foi desenvolvido em 1984, por programadores russos. O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extra ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo.

9- Zelda: Ocarina of Time

Melhores-Jogos-Zelda-Ocarina-Time

Zelda: Ocarina of Time, criado em 1998, foi o quinto jogo da série Zelda e o primeiro jogo da franquia totalmente em 3D. O protagonista é o jovem guerreiro Link. O jogo é considerado um dos mais bem feitos da história e um dos mais bem avaliados na indústria de games, com personagem carismático e excelentes jogabilidade.

10- Super Mario Bros

Melhores-Jogos-Super-Mario-Bros

Super Mario Bros. foi lançado em 1985. Considerado um clássico dos jogos eletrônicos, foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral e foi o mais vendido de toda a história dos videogames.  O jogo está o topo da lista porque ajudou a revitalizar a indústria de videogame na era pós-Atari, tirando-a da grande crise que vivia. Além disso, atraiu milhões de jogadores para o videogame.

12 Comments

  1. Elis Zampieri 13 de junho de 2009 at 19:12 - Reply

    Oi Michel! Incluiria nessa lista Pacman. Adoro esse jogo!
    Abraço, Elis

  2. Frederico 13 de junho de 2009 at 22:56 - Reply

    Olá Michel,

    Fazer lista dos "melhores jogos" é como tentar selecionar "os melhores filmes" ou os "melhores times de futebol". Dependendo do critério, muda tudo.

    Apesar de concordar com os jogos que você citou, não poderia deixar de apresentar outros, usando o critério "jogos que fizeram história".

    Na minha opinião "Doom" é presença obrigatória em uma lista como essa. Além dele ter impulsionado os chamados FPS ("first person shooters", ou "atirador em primeira pessoa"), ele inaugurou o deathmatch, ou seja, jogos em rede onde "todo mundo mata todo mundo", fórmula de sucesso até hoje. Na esteira dele (e da mesma produtora) temos o Quake, que explorou o 3D "de verdade".

    Também temos "Tomb Raider", que, além de utilizar uma estrutura tridimensional, coloca uma mulher no papel principal de um jogo de aventura e mescla ação, aventura e um enredo muito bacana (melhor que os enredos dos dois filmes baseados na franquia).

    Temos também os jogos da Lucas Arts, baseados no mecanismo Scrumvm: Maniac Massion, Indiana Jones, Monkey Island, Full Throtle, Sam & Max, The Dig e vários outros. Ele possuiam um elemento de exploração misturado com humor (marcante especialmente nos diversos Monkey Island). Inclusive The Dig tem uma história interessante. Ele seria um filme do Spielberg, mas a produção sairia tão cara (por conta dos efeitos especiais) que eles acabaram aproveitando o roteiro (fantástico, diga-se de passagem) em um jogo.

    Bom, existem outros, mas aí seria necessário fazer outras listas com outros critérios. 🙂

    Um abraço e até mais.

  3. Prof_Michel 14 de junho de 2009 at 10:31 - Reply

    Elis, Pacman é um clássico, certamente, e fazem parte da lista da IGN. Não entre os cinco, todavia.
    Frederico, tua análise foi muito inteligente. Concordo que listas são relativas e dependem muito do critério utilizado. Aliás, joguei todos os jogos que vc citou e, realmente, fizeram história. Acho que vou fazer outras listas em breve. Valeu a visita.

    Um grande abraço a todos

  4. Larissa de Souza 15 de junho de 2009 at 20:02 - Reply

    Eu jogo muito mario e tetris.Esses jogos são bem legais.:D

  5. Henrique 19 de junho de 2009 at 18:47 - Reply

    Nada contra o Civilization, mas prefiro Age of Empires III

  6. Igor Fontana 24 de junho de 2009 at 16:01 - Reply

    Boa Michel •
    😀

  7. Sabia 27 de agosto de 2009 at 16:15 - Reply

    Eita, Tetris é chato!
    MARIO EM 1°, é isso ai hahaha muito melhor q Zelda
    mario DETONA!!

  8. ROBSON 22 de Abril de 2010 at 3:27 - Reply

    Muito bom este post amigo. Concordo quase inteiramente com ele.

  9. carlos 5 de novembro de 2012 at 16:06 - Reply

    cadê o sonic?

    • Michel Goulart 5 de novembro de 2012 at 17:39 - Reply

      O Sonic é excelente, mas não entra na lista dos melhores de todos os tempos.

  10. Mila 20 de novembro de 2012 at 14:15 - Reply

    Guitar Hero tmb

  11. Klaus do Iate 14 de Fevereiro de 2014 at 16:28 - Reply

    Nada contra o Civilization, mas prefiro Age of Empires III (concordo em genero, numero e grau)

Leave A Comment