Nesta postagem, vamos apresentar a você 20 recursos para você aprender mais sobre a Grécia Antiga, o povoamento do território, as fases de sua história, o desenvolvimento da democracia, os conflitos externos e internos e o papel das cidades-Estado.

Para que possamos enriquecer esta lista, contamos com vocês!!! Assim, se possível, deixe nos comentários as suas sugestões de recursos que possam ser acrescentados aqui. E, assim, vamos aprendendo cada vez mais!

ÍNDICE
1- Resumos e Videoaulas
2- Questões e Atividades
3- Paródias e Músicas
4- Mapas Mentais e Vídeos
5- Atlas Histórico e Imagens
6- Infográficos e Visitas Virtuais
7- Curiosidades e Biografias
8- Livros e Documentos
9- Filmes e Documentários
10- Quadrinhos e Jogos

1- Resumos e Videoaulas

  • [Resumo] Grécia Antiga: neste resumo, você vai conhecer sobre a Grécia Antiga, uma das civilizações mais fascinantes e criativas da antiguidade, da qual herdamos a filosofia, a democracia e vários outros aspectos culturais.
  • [Teleaula] O mundo grego-de Creta à Grécia heróica: nesta teleaula, conheça os primórdios da civilização grega e o trajeto feito pelos gregos desde a colonização pelos jônios, dórios e aqueus, até o período que remonta à famosa Guerra de Troia. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 14m07]
  • [Teleaula] O mundo grego: Grécia antiga, clássica e helenística: nesta teleaula, percorra os caminhos que levaram ao surgimento da democracia grega, as rivalidades entre Atenas e Esparta, as guerras contra os persas e as conquistas de Alexandre. [Autor: Telecurso, Fonte: Youtube, Duração: 15m29]

2- Questões e Atividades

  • [Quiz] Grécia Antiga: teste conhecimentos com quizzes e flashcards e confira vários recursos que ensinam sobre este tema histórico.
  • [Questões] Períodos, Política e Escravidão: conjunto de questões objetivas sobre a os períodos históricos da Antiga Grécia; a ideia de cidadania entre os antigos gregos; o significado da instituição do escravismo para esta civilização da antiguidade clássica.
  • [Atividades Educativas] Grécia Antiga: estas são atividades educativas infantis variadas, como caça-palavras, cruzadinha e labirinto. O tema é aspectos relacionados à mitologia grega, os templos, os guerreiros espartanos e a magnífica arquitetura grega.

3- Paródias e Músicas

  • [Música] Mulheres de Atenas: esta música é uma representação da vida das mulheres atenienses durante a Grécia Antiga, assim como relação com os maridos e seu papel doméstico. [Autor: Chico Buarque, Fonte: Google Drive, Duração: 04m07]
  • [Paródia] Democracia é o Auge Então: esta paródia apresenta praticamente todas as fases da história da Grécia Antiga. Inicia com a ilha de Creta, passando pelo povoamento por jônios, eólios, dórios; a formação da democracia e a conquista do território por Alexandre da Macedônia.

4- Mapas Mentais e Vídeos

  • [Mapa Mental] Grécia Antiga: este mapa mental aborda vários aspectos da Grécia Antiga através de recortes temáticos. Assim, temos a formação dos Genos e das Cidades-Estado; a relação entre Atenas e Esparta; os diversos conflitos envolvendo os antigos gregos.

5- Atlas Histórico e Imagens

  • [Atlas Histórico] Egeu às Vésperas da Guerra do Peloponeso: este atlas histórico traz informações importantes sobre a guerra civil entre Atenas e Esparta, mostrando os principais palcos da batalha. Aponta as regiões gregas que estavam aliadas à Atenas e aquelas aliadas à Esparta.
  • [Imagens] Monumentos, Guerras e Eventos: conjunto de imagens sobre a Grécia Antiga, com ênfase momentos dos períodos históricos da civilização, como o Templo de Atenas, o Cavalo de Troia, a Batalha de Salamina, ruínas do Palácio de Cnossos.

6- Infográficos e Visitas Virtuais

  • [Visita Virtual] Palácio de Cnossos: nesta visita virtual, visite as ruínas cretenses, que ficaram famosas devido à lenda de que o rei Minos, de Creta, mandou construir um imenso labirinto embaixo do palácio, habitado por um minotauro.

7- Curiosidades e Biografias

  • Não disponível ainda

8- Livros e Documentos

  • Não disponível ainda

9- Filmes e Documentários

  • [Documentário] Construindo um Império-Grécia: este documentário apresenta alguns feitos da civilização grega, como a vitória nas Guerras Médicas, a veracidade das histórias de Homero e a construção do Parthenon. [Autor: History Channel, Fonte: Youtube, Duração: 43m56s]

10- Quadrinhos e Jogos

  • [Jogo] Alexander-Dawn of an Empire: neste jogo de estratégia, defenda a base do general macedônio de ataques dos inimigos, criando tropas e colocando-os nas linhas corretas para conseguir evitar que eles passem a sua linha de defesa. [Autor: Max Games, Fonte: Click Jogos, Em inglês]