O Holocausto, que vitimou milhões de judeus, ciganos, homossexuais, negros entre outros, é um dos fatos mais marcantes do século XX. As obras publicadas sobre o assunto são cada vez mais vastas e, nesta postagem, faço uma seleção daquelas que, em minha opinião, estão entre as mais relevantes.
1. Holocausto-Uma História
O livro Holocausto-Uma História, de Robert Van Pelt, procura desenredar os fatos paradoxais que levaram ao assassinato de aproximadamente seis milhões de judeus que no coração de uma civilização que se julgava o zênite da história humana.
2. Uma Criança de Sorte
O livro Uma Criança de Sorte-Memórias de Um Sobrevivente de Auschwitz, de Thomas Buergenthal, mostra todos os incríveis detalhes de uma história comovente, para que o Holocausto seja finalmente compreendido através dos olhos daqueles que sobreviveram a ele.
3. O Homem que Venceu Auschwitz
O livro O Homem Que Venceu Auschwitz, de Denis Avey, conta a extraordinária história real um soldado britânico que se infiltrou no campo de concentração de Auschwitz.
4. Cidadão do Mundo-Brasil e Holocausto
O livro Cidadão do Mundo-O Brasil Diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo (1933-1948), de Maria Luiza Carneiro, documenta e historia, de forma contundente, o rechaço oficial aos judeus não somente no período autoritário da Era Vargas, o Estado Novo, mas também na “transição democrática” do quinquênio Dutra.
5. Ensinando sobre o Holocausto
O livro Ensinando Sobre o Holocausto na Escola-Informações e Propostas Para Professores dos Ensinos Fundamental e Médio, de Nilton Mullet Pereira, instrumentaliza o profissional para o importante e sempre atual debate, junto aos alunos, relativo ao respeito aos direitos humanos.
6. O Filho do Holocausto-Memórias
No livro O Filho do Holocausto-Memórias (1941-1958), de Jorge Mautner, o leitor terá a sensação de estar diante de um álbum de fotografias, cujas imagens se transformam em movimento e descrevem, o Rio das décadas de 1940 e 1950 e depois a capital São Paulo dos anos 50 em diante.
7. Holocausto-Impacto na Vida de Pessoas
No livro Holocausto-Os Eventos e Seu Impacto na Vida de Pessoas Reais, de Angela Wood, informações históricas se combinam a emocionantes depoimentos pessoais para levar você além das estatísticas, para descobrir a fé e a coragem que guiaram os sobreviventes através de um dos momentos mais sombrios da era moderna.
8. A História de Irena Sendler
O livro A História de Irena Sendler-A Mãe Das Crianças do Holocausto, de Anna Mieszkowksa, é a dramática e surpreendente história de uma heroína ignorada – na verdade, da maior heroína da Segunda Guerra Mundial.
9. Sob o Fantasma do Holocausto
O livro Sob o Fantasma do Holocausto, de Rebecca Boehling, revela como a família Kaufmann-Steinberg foi separada pelo regime nazista e se dispersou por três continentes. A correspondência singular da família ao longo de duas gerações coloca em foco o dilema dos judeus na Alemanha nazista ante a dolorosa decisão de emigrar e para qual país.
10. Baú de Lágrimas
O livro Baú de Lágrimas-Diário Secreto do Holocausto, de Denise George, é um impressionante testemunho narrado por Nonna Bannister, uma mulher russo-americana que viu e sobreviveu a indescritíveis atrocidades quando era jovem. Por meio século, manteve sua história em segredo, enquanto levava uma vida normal e tranquila.
11. Holocausto-Judeus na Segunda Guerra
O livro O Holocausto-Historia Dos Judeus da Europa Na Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert, fala sobre o impacto causado sobre o povo judeu com a ascensão dos nazistas na Alemanha e sobre o que estava em jogo durante a Segunda Guerra Mundial.
12. Holocausto Brasileiro
O livro Holocausto Brasileiro-Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes no Maior Hospício do Brasil, de Daniela Arbex, resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena.
13. Depois de Auschwitz
No livro Depois de Auschwitz-o Emocionante Relato de Uma Jovem Que Sobreviveu ao Holocausto, de Eva Schloss, trata de experiências reais da autora no mais terrível campo de extermínio nazista. Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi.
14. Fuga de Sobibor
O livro Fuga de Sobibor, de Richard Rashke, é resultado de extensa pesquisa histórica e entrevistas com judeus ex-presidiários do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. O lugar entrou para a história por ser o cenário do mais bem-sucedido levante de prisioneiros num campo de extermínio nazista, em 1943.
15. Diário de Anne Frank-Edição Definitiva
Publicado originalmente em 1947, o livro O Diário de Anne Frank já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta versão definitiva traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro.
Ótima lista! Aproveito para deixar a sugestão do livro “Resistência – A História de uma Mulher que Desafiou Hitler”, por Agnès Humbert, uma historiadora de arte francesa que participou ativamente da Resistência durante a ocupação nazista. Vale a pena ler! Gostei muito!
Excelente lista!!
Deixo também como sugestão o ”Eu sobrevivi ao Holocausto” de Nanette Blitz Konig e ”Eu sou o último Judeu” de Chil Rajchman (de todos que ja li, esse com certeza é o mais impactante)
Obrigado pelas sugestões, Luiz
Gostei muito do livro O menino do pijama listrado, os bebes de auschwitz, o diario de anne frank e os sete ultimos meses de anne frank, estou lendo o diario de rywka e ja comprei o proximo o espiao de hitler. Adoro essa leitura!
Interessante as sugestões, mas o livro da Daniela Arbex, “Holocausto brasileiro”, não se enquadra na lista… Isto porque, conforme a descrição feita no primeiro parágrafo do post, a seleção de livros foi de acordo com leituras mais relevantes sobre o holocausto provocado pelos nazistas. Mas o livro da Arbex não retrata este evento, mas sim o genocídio de milhares de pessoas em um manicômio de Barbacena. O título faz referência ao holocausto por conta da barbárie do ocorrido e pela forma desumana com que as pessoas eram tratadas, se assemelhando de certa perspectiva do holocausto. Acho que bons livros para substituírem esse, seriam “Os afogados e os sobreviventes” do Primo Levi ou “A lista de Schindler” do Mietk Pemper (são ótimos!). haha Mas parabéns pelos outros títulos, ao menos os que já li, são excelentes! :D
Não se enquadra na temática, mas é uma boa referência, de qualquer forma. E a força de expressão também ajuda.
Adorei as sugestões de leitura.
Assisti o filme O Coração Corajoso de Irena Sendler
e gostei muito.
Excelentes sugestões de leituras.
Gostei do livro GIGANTES NO CORAÇÃO que retrata uma família de anões que conseguiu sobreviver num campo de concentração porque foram escolhido pelo Menguele para serem utilizados em experiência científicas , os relatos pessoais deles antes do inicio da guerra a prisão e deportação para o campo de concentração e as experiências terríveis com eles e diálogos com o médico nazista que morou algum tempo aqui no Brasil antes de morrer
capa do livro : http://images.livrariasaraiva.com.br/imagem/imagem.dll?pro_id=1417130&L=310&qld=100&A=-1&PIM_Id=
Que dica sensacional, Fernando!
Faltou “Eichmann em Jerusalém – Um relato sobre a banalidade do mal”, de Hanna Arendt.
A mala de Hanna é ótimo !
Prisioneiro B-3087 é bem bom também
Obrigado pela sugestão, Viviane
De nada, http://www.livrariascuritiba.com.br/prisioneiro-b-3087,product,LV332210,3175.aspx
Prisioneiro B3087 é simplesmente fantástico…traz uma riqueza nos detalhes capaz de nós remeter a época e vivenciar amargamente tudo o que 6 milhões de judeus..negros..homossexuais…ciganos..viverão com o holocausto. Esse livro foi marcante para mim.
Prisioneiro B3087 é simplesmente fantástico…traz uma riqueza nos detalhes capaz de nós remeter a época e vivenciar amargamente tudo o que 6 milhões de judeus..negros..homossexuais…ciganos..viveram com o holocausto. Esse livro foi marcante para mim.