O Holocausto, que vitimou milhões de judeus, ciganos, homossexuais, negros entre outros, é um dos fatos mais marcantes do século XX. As obras publicadas sobre o assunto são cada vez mais vastas e, nesta postagem, faço uma seleção daquelas que, em minha opinião, estão entre as mais relevantes.
1. Holocausto-Uma História
O livro Holocausto-Uma História, de Robert Van Pelt, procura desenredar os fatos paradoxais que levaram ao assassinato de aproximadamente seis milhões de judeus que no coração de uma civilização que se julgava o zênite da história humana.
2. Uma Criança de Sorte
O livro Uma Criança de Sorte-Memórias de Um Sobrevivente de Auschwitz, de Thomas Buergenthal, mostra todos os incríveis detalhes de uma história comovente, para que o Holocausto seja finalmente compreendido através dos olhos daqueles que sobreviveram a ele.
3. O Homem que Venceu Auschwitz
O livro O Homem Que Venceu Auschwitz, de Denis Avey, conta a extraordinária história real um soldado britânico que se infiltrou no campo de concentração de Auschwitz.
4. Cidadão do Mundo-Brasil e Holocausto
O livro Cidadão do Mundo-O Brasil Diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo (1933-1948), de Maria Luiza Carneiro, documenta e historia, de forma contundente, o rechaço oficial aos judeus não somente no período autoritário da Era Vargas, o Estado Novo, mas também na “transição democrática” do quinquênio Dutra.
5. Ensinando sobre o Holocausto
O livro Ensinando Sobre o Holocausto na Escola-Informações e Propostas Para Professores dos Ensinos Fundamental e Médio, de Nilton Mullet Pereira, instrumentaliza o profissional para o importante e sempre atual debate, junto aos alunos, relativo ao respeito aos direitos humanos.
6. O Filho do Holocausto-Memórias
No livro O Filho do Holocausto-Memórias (1941-1958), de Jorge Mautner, o leitor terá a sensação de estar diante de um álbum de fotografias, cujas imagens se transformam em movimento e descrevem, o Rio das décadas de 1940 e 1950 e depois a capital São Paulo dos anos 50 em diante.
7. Holocausto-Impacto na Vida de Pessoas
No livro Holocausto-Os Eventos e Seu Impacto na Vida de Pessoas Reais, de Angela Wood, informações históricas se combinam a emocionantes depoimentos pessoais para levar você além das estatísticas, para descobrir a fé e a coragem que guiaram os sobreviventes através de um dos momentos mais sombrios da era moderna.
8. A História de Irena Sendler
O livro A História de Irena Sendler-A Mãe Das Crianças do Holocausto, de Anna Mieszkowksa, é a dramática e surpreendente história de uma heroína ignorada – na verdade, da maior heroína da Segunda Guerra Mundial.
9. Sob o Fantasma do Holocausto
O livro Sob o Fantasma do Holocausto, de Rebecca Boehling, revela como a família Kaufmann-Steinberg foi separada pelo regime nazista e se dispersou por três continentes. A correspondência singular da família ao longo de duas gerações coloca em foco o dilema dos judeus na Alemanha nazista ante a dolorosa decisão de emigrar e para qual país.
10. Baú de Lágrimas
O livro Baú de Lágrimas-Diário Secreto do Holocausto, de Denise George, é um impressionante testemunho narrado por Nonna Bannister, uma mulher russo-americana que viu e sobreviveu a indescritíveis atrocidades quando era jovem. Por meio século, manteve sua história em segredo, enquanto levava uma vida normal e tranquila.
11. Holocausto-Judeus na Segunda Guerra
O livro O Holocausto-Historia Dos Judeus da Europa Na Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert, fala sobre o impacto causado sobre o povo judeu com a ascensão dos nazistas na Alemanha e sobre o que estava em jogo durante a Segunda Guerra Mundial.
12. Holocausto Brasileiro
O livro Holocausto Brasileiro-Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes no Maior Hospício do Brasil, de Daniela Arbex, resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena.
13. Depois de Auschwitz
No livro Depois de Auschwitz-o Emocionante Relato de Uma Jovem Que Sobreviveu ao Holocausto, de Eva Schloss, trata de experiências reais da autora no mais terrível campo de extermínio nazista. Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determinação e do amor de sua mãe, Fritzi.
14. Fuga de Sobibor
O livro Fuga de Sobibor, de Richard Rashke, é resultado de extensa pesquisa histórica e entrevistas com judeus ex-presidiários do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. O lugar entrou para a história por ser o cenário do mais bem-sucedido levante de prisioneiros num campo de extermínio nazista, em 1943.
15. Diário de Anne Frank-Edição Definitiva
Publicado originalmente em 1947, o livro O Diário de Anne Frank já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta versão definitiva traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro.
Os bebês de a Auschwits. Autoria Wend Holde.
É um livro forte de sobrevivência.
“Ravensbrück. A História do Campo de Concentração Nazista Para Mulheres”, de Sarah Helm é um livro impactante e imperdível!!!!!!
Só de ler os títulos e ver as capas, e ler um pouquinho, já me emociono, é impossível, se humanos formos, se temos uma consciência verdadeiramente Divina, não nos colocarmos mentalmente nestas situações. Vejo filmes muitos e documentários sobre a segunda guerra, mas livro mesmo só o MENINO DE PIJAMA LISTRADO, terei de comprar estes livros, uma a um, e chorando sei que lerei, e com dor no coração, mas lerei, para que nunca eu esqueça. Há mistério em tudo isto, não vi ainda um livro que fale sobre a questão espiritual desta perseguição sobre os judeus, alguém sabe algum livro que fale sobre a questão ideológica e genealógica e espiritual desta perseguição ? Não deve ter livros referentes a isto pois os autores, JUDEUS, não tomam como foco a sua genealogia e formação de uma nação que é testemunha VIVA até hoje dos milagres e da presença de DEUS, um DEUS questionado, mas não pode ser ignorado, pois está ali´, ainda , um povo VIVO, que há milênios vive para ELE. Todavia ficou explicito que o complô diabólico quase teve êxito, quase, pois de 8 milhoes de judeus que vivam pelo mundo, principalmente europa, 6 milhoes foram mortos, mais um ano e HITLLER teria conseguido dizimar este povo completamente e TODA SUA MEMÓRIA E HISTÓRIA, que é a história de DEUS COM O HOMEM. Isto me impressiona demais. Não foi simples perseguição a seres humanos,, foi além, pois Hittler não destruiu os países europeus que se aliavam a ele, mas, em cada país, os judeus deveriam ser mortos ou entregues, nosso Brasil não ficou de fora não do ato covarde. O fato de que os judeus não aceitam JESUS CRISTO como o MESSIAS não os fazem pensar que esta perseguição está intrinsecamente ligada a isto. Jesus que veio dos Judeus, e os judeus não o quiseram e então JESUS veio para o MUNDO TODO, no entanto não deixa de ser que JESUS veio dos judeus, um povo separado por DEUS, independente de tudo. Sim, para mim é claro e óbvio que esta perseguição foi fisica e espiritual, numa tentava , mais uma, na Biblia tem outras semelhantes, de se dizimar e extinguir os judeus, simplesmente pr serem HERANÇA ESPIRITUAL DE DEUS e genealogica de CRISTO. Quem souber se ha algum livro que aborde esta linhagem d e pensamento por favor me indiquem, [email protected]
Recomendo “Sonderkommando: no inferno das câmaras de gás”, com relatos do sobrevivente Shlomo Venezia. O Sonderkommando, “comando especial”, era um grupo de homens judeus saudáveis que eram selecionados dos comboios para trabalharem encaminhando os condenados para as câmaras, retirarem seus corpos de lá, queimá-los no crematório, moer os ossos que não viravam pó e, por fim, levar o pó para ser lançado em um rio. Recomendo muitíssimo o filme “O filho de Saul”, que trata de um membro do Sonderkommando. Há quem diga que mudará a forma de se fazer filmes sobre o Holocausto.
Recomendo: A História de Irena Sendler. Uma história fascinante!
Holocausto é uma farsa q se mantém pela repressão daqueles q tentam contar a verdade. Propaganda de guerra pra justificar as barbaridades cometidas pelos aliados. É o avô das armas de destruição em massa do Sadan Hussein.
Uma sugestão: As Mulheres do Nazismo, qual seria o papel delas no Holocausto durante a Segunda Grande Guerra? Da autora Wendy Lower, historiadora norte-americana, uma história reveladora de como as mulheres foram seduzidas pelo regime nazista, tornando-se perpetradoras do Holocausto…
Sugestão,
Neve, no Amanhecer
Sugiro também o livro do autor brasileiro Augusto Cury – O colecionador de lágrimas. Livro fantástico onde fala desde a infância do Hitler até a ascensão da Solução Final.
vale a pena ler a guerra de clara,inverno na manhã,o pianista,lista de schindler e enquanto o papa silenciava