Home/Livros/Livro: Cale-se – A MPB e a Ditadura Militar

Livro: Cale-se – A MPB e a Ditadura Militar

janeiro 28th, 2013|Livros|3 Comments


O livro Cale-se: Mpb e Ditadura Militar, de Manu Pinheiro, trata das letras das canções compostas nos anos mais duros da ditadura (1964 a 1974), e reforça a ideia de que a música serviu – e serve – como uma importante ferramenta de comunicação.

Livro Cale-se, Mpb e a Ditadura Militar

>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 32,00)

O livro foi lançado em 2011 e conta com 88 páginas. Ao ler, você vai conferir

  • A análise de um dos períodos considerados mais marcantes da História do Brasil e a produção cultural do país àquela época.
  • Uma época em que a censura restringia o acesso da população brasileira à informação, a música (aqui representada pelo segmento MPB) tornou-se um porta-voz.

3 Comments

  1. Robertinho Mpb 1 de outubro de 2013 at 15:52 - Reply

    Livro muito bom, e importante para a história do Brasil, e as cancões que soavam como protesto e forma de relatar e conscientizar as pessoas sobre a arbitragem e ditadura da época, maneira esta que levou grandes nomes da música para o exílio em outros países. O título do livro se inspira na musica de Chico Buarque de Olanda, o qual o cálice também pode ser entendido como uma ordem de calar-se. Leiam.

  2. lenir Carvalho 29 de agosto de 2014 at 22:06 - Reply

    preciso receber resumo, artigo e nomes de livros relacionados sobre MPB no período ditadura militar nos anos 1964 a 1985, que irão me ajudar na minha pesquisa para minha monografia desde já agradeço.

  3. João 9 de novembro de 2015 at 10:35 - Reply

    Gostaria de saber se esse livro possui apenas as letras ou conta a história de cada música, obrigada!

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.