O livro História de Guerras e Batalhas, de William Weir, refuta muitos mitos que mantiveram o público desinformado sobre a guerra, a mais perigosa de todas as atividades humanas. Alguns mitos resultam de adulteração deliberada; outros, de ignorância ou intelerância. De qualquer modo, não há substituto para a verdade.
>> Compre na Livraria Saraiva (R$ 62,00)
>> Compre na Loja Submarino (R$ 62,00)
O livro foi lançado em 2012 e conta com 248 páginas. Ao ler, você vai saber sobre:
- A primeira batalha da Guerra de Secessão americana, que envolveu o uso de dois navios de guerra blindados, o Monitor e o Merrimac.
- Os verdadeiros motivos que levaram o general Custer a perder a sua última batalha.
- Os fatos por trás da suposta invencibilidade dos tanques alemães e os ataques aéreos americanos mais letais na Segunda Guerra Mundial.
- As batalhas do mundo antigo, o famoso mito do arco inglês e a suposta superioridade das nações ocidentais desde os primeiros tempos.
Sobre o autor
William Weir escreveu 13 livros antes deste, principalmente sobre crimes e história militar, como “50 Líderes Militares que Mudaram a História da Humanidade” e “50 Batalhas que Mudaram o Mundo”. É ex-soldado, policial do exercito e combatente de infantaria veterano da Guerra da Coréia. É editor industrial aposentado e, como autônomo escreve em revistas.
33 em 100! Pode??
Credo!
O autor ingles tendencioso de OS 100 MAIORES LIDERES MILITARES DA HISTORIA é Nigel Cawthorne
Destes maiores líderes, quantos são ingleses?
ERRATA:
A batalha como realmente ocorreu MUDOU o mundo ou só confirmou coisas que estavam ocorrendo? ( a resposta aqui deveria ser SIM).
Esta seria uma aferição para saber se uma batalha foi ou não foi decisiva?
Isto mesmo, prof. Mas reconheço que nao é muito facil responder a algumas delas.Tem que conhecer muito a época.
Gente da comundade orkutiana Historia Militar e Estrategia (HME), pessoalmente somente conheci um deles que morava no Leblon
O Weir mesmo dá estimulo que o leitor crie sua propria lista de batalhas decisivas. Mas o que fiz foi pedir a varios amigos estudiosos de historia militar que respondessem as quatro perguntas para as 50 batalhas do Weir e para quaisquer batalhas que lembrassem e o resultado foi os apenas 20% que te falei. Conclusao: decisoes tomadas ANTES da batalha propriamente dita foram mais fundamentais que a paulada na horaH. As batalhas quue alcançaram o perfil sim-nao-sim-sim , eu enviei a voce por Email ha algum tempinho
Quem são estes seus amigos estudiosos de história militar? Conheci alguns quando morei no Rio de Janeiro.
Porque falo que geralmente as batalhas mais citadas nao foram decisivas e na mioria das vezes sao apenas a cereja vermelho sangue de sundae muito grande montado muito antes. Por que se uma batalha decidiu alguma coisa ela deveria responder “adequadamente” a quatro perguntas: 1) O lado mais fraco venceu ou pelo manos as coisas estavam equilibradas justo antes da batalha? (a resposta aqui deveria ser SIM).
2) Se o resultado fosse invertido, OUTRA batalha teria corrigido as coisas e o rumo final dos acontecimentos seria semelhante ao realmente ocorrido? ( a respota aqui deveria ser NAO)
3)Se o rumo final fosse também invertido, com vitoria final de quem perdeu, o mundo mudaria muito?(a resposta qui deveria ser SIM)
4) A batalha como realmente ocorreu mundo o mundo ou só confirmou coisas que estavam ocorrendo? ( a resposta aqui deveria ser SIM).
Esta seria uma aferição para saber se uma batalha foi ou não foi decisiva?
Ha um livro chamado 100 maiores generais da historia escrito por um britanico a venda atualmente nas melhores livrarias do Brasil : Saraiva, Nobel, Da Vinci. ESqueci o nome do autor , mas é um ingles. Bom, 33% dos generais aborados por ele sao…advinhe, ingleses!
O Weir também é um pouco tendencioso com as batalhas dos EUA
Tenho o 50 batalhas. A tradução e,m portugeues é ruim. Mas o livro é muito bom ,ainda que o Weir de umas escorreegadas historicas. De todo modo, o Wier me fez pensar que talvez o conceito batalha decisiva seja algo raro. isto é das ditas batalhas decisivas do Weir somente 20% caem na definição de decisiva. Eles podem ser emblematicas de um evento historico, podem ser bonitas do ponto de vista tatico, mas NAO decidiram nada ali em 80% das vezes!
Mas eu acho que esta é uma característica de boa parte dos autores estadunidenses. A escrita é ágil e envolvente, mas falham em alguns aspectos históricos.
O autor ou a tradutora não tem a mínima noção de pesos e medidas. Sobre a batalha de Khe Sanh no Vietnam é registrado que a aviação americana lançou ao redor da base 90 toneladas de bombas, muito mais do que foi despejado na Europa durante a II Guera.
Um bombardeiro B52 pode carregar 120 toneladas do bombas e o que foi lançado ao redor de Khe Sanh é milhares de vezes acima dessas 90 toneladas…