Home/Notícias/Balaiada em Quadrinhos

Balaiada em Quadrinhos

Maio 13th, 2009|Notícias|5 Comments


Encontrei esta sugestão no blog Gibiteca, da amiga Natania. Legal por que vem ao encontro das aulas que estamos fazendo sobre revoltas no Período Regencial. O roteirista Iramir Araújo lança este mês Balaiada: A Guerra do Maranhão, inspirado na revolta popular ocorrida no séc. XIX. A arte é de Ronilson Freire e Beto Nicácio.

Quadrinhos sobre a Balaiada

O roteiro segue as características do movimento maranhense e o desenvolvimento pode ser acompanhado no blog da dupla de artistas.

 A Balaiada começou em 1838, na então Província do Maranhão. Na época, a região, tradicionalmente algodoeira, passava por uma crise econômica, devido à concorrência com o algodão produzido nos EUA. Os problemas econômicos eram mais sentidos pelas classes mais baixas da sociedade: vaqueiros, sertanejos e escravos.

Quando seu irmão foi detido, o vaqueiro Raimundo Gomes deu início à revolta, invadindo a cadeia com o apoio de um contingente da Guarda Nacional. Em seguida, juntaram-se a ele o fabricante de balaios Manuel Francisco dos Anjos Ferreira e Cosme Bento, ex-escravo líder de três mil escravos fugidos.

Para combater a revolta, o governo enviou tropas comandadas pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva. O Maranhão voltou à paz em 1841, e Lima e Silva foi condecorado Barão de Caxias.

5 Comments

  1. Murilo Patricio 26 de Maio de 2009 at 18:47 - Reply

    hum. interessante essa postagem só pra lembrar Guarda Nacional era o exercito de soldados , ok? comandado por Padre Diogo Feijó ok ? minha duvida:
    que que era essa guarda nacional eles defendiam as pessoas, como é que funcionava isto ?
    Abraços.

  2. João Victor de Mattia Passos 26 de Maio de 2009 at 19:03 - Reply

    prof disse que iria colocar segunda sobre o periodo regenecial para prova e só colocou só balaiada

  3. Prof_Michel 27 de Maio de 2009 at 12:49 - Reply

    João, não tive tempo de colocar antes por um problema no arquivo. Mas vou disponibilizar. Um abraço.

  4. Prof_Michel 27 de Maio de 2009 at 12:59 - Reply

    Murilo, a Guarda Nacional foi ativada no período Regencial, em 1831, e tinha força e equipamento equivalente ao exército hoje. Estava vinculada ao governo regencial e só eram recrutados pessoas com certa renda. Um abraço

  5. isaque paiva 29 de Abril de 2015 at 16:05 - Reply

    QUAIS FORAM OS GRUPOS SOCIAS ? ME AJUDA

Leave A Comment