Estátuas em frente a memorial em Brasília

Você que é professor de História, sabe da importância de bons vídeos no processo de ensino-aprendizagem de nossa disciplina. Porém, nem sempre encontramos material que estimule a curiosidade e desperte no aluno o gosto de aprender. Pensando nisso, o Instituto Claro, em parceria com a Conspiração Filmes e historiadores da Revista de História, está disponibilizando a coleção em DVD Histórias do Brasil, trazendo uma série de vídeos que conta a nossa história de forma diferente.

Diferencial

O diferencial da série está na abordagem! O DVD Histórias do Brasil, com dez capítulos, intercala filme e documentário, criando um cenário que permite uma verdadeira viagem no tempo. No formato filme, recria cenários históricos com excelentes atores e locações que são um show à parte. No formato documentário, conta com a participação de grandes nomes da historiografia nacional, como Mary Del Priore e Ronaldo Vainfas.

Episódios

1- Antes do Brasil: Acreditando tratar-se de um francês, um grupo de índios captura o alemão Franz Hassen. E, como os franceses são considerados inimigos da tribo, o alemão poderá ser devorado pelos índios. A única saída para Franz é convencer Pero Dias, um português ganancioso que vive entre os índios, a desfazer a confusão.

2- Escravos no Engenho: O engenho de Fernão Barreto é movido por braços de negros da terra, como são chamados os índios. Mas as fugas constantes, as doenças e as revoltas das tribos das redondezas fazem Barreto repensar a mão de obra de sua propriedade.

3- Guerra pelo Açúcar: Portugueses e brasileiros lutam para livrar Pernambuco das mãos holandesas. Endividado e ameaçado de perder seu engenho, João Azevedo não vê alternativa a não ser fazer negócio com os inimigos. Mesmo correndo o risco de perder sua vida.

4- Ouro e Cobiça: O artesão Manuel Correia confecciona imagens de santos. Com um detalhe: as imagens são ocas para esconder o ouro em pó contrabandeado por seu patrão Antônio Vidal. Apaixonado pela escrava Inácia, Manuel está prestes a cometer uma loucura por amor.

5- Leituras Perigosas: Membro de uma Sociedade Literária, o cirurgião Manuel Toledo está disposto a burlar o controle da metrópole sobre a circulação de livros. Ele compra de um contrabandista uma edição das fábulas de La Fontaine, que pretende fazer chegar ao maior número possível de leitores. Mas as autoridades estão na pista do contrabandista e podem descobrir os planos de Toledo.

6- Vida e Morte no Paraguai: Toda história tem mais de uma versão. Três soldados conhecem três divertidas versões para o ferimento do amigo Alfredo, internado no hospital do acampamento. Mas os soldados vão descobrir que na guerra nada é divertido.

7- O Sangrador e o Doutor: O ex-escravo Benedito é o maior sangrador e curandeiro da Cidade Nova. Aplica sanguessugas, arranca dentes e corta cabelo como ninguém. Graças a seu talento, consegue curar o rico advogado João Alencar. Mas nem seu talento o livrará de ter que explicar suas práticas religiosas suspeitas.

8- Propaganda e Repressão: O jovem jornalista Alves tem a oportunidade de conhecer o Estado Novo por dentro ao participar de uma reunião do Departamento de Imprensa e Propaganda. Inteligente, Alves causa boa impressão na reunião. Mas os ideais defendidos pelo DIP parecem não agradar o jovem.

9- O Sonho de Juscelino: Brasília está quase pronta. Sebastião, mordomo do presidente Kubitscheck desde os tempos do Rio, passa o cargo para o jovem Nascimento. Apesar de compartilharem a admiração pelo presidente, os dois mordomos têm visões muito distintas sobre a nova capital.

10- Entradas e Bandeiras: O mameluco Jerônimo domina os segredos da mata. Como guia de uma expedição bandeirante, é ele quem aponta o caminho, decifra os rastros dos animais, encontra comida e água. Jerônimo terá que usar todo o seu conhecimento para salvar a vida do jovem Pedro, seu patrão e meio-irmão.