Tem história no Nerdcast

Home » Notícias » Tem história no Nerdcast

Logo do Nerdcast

Essa foi uma contribuição do amigo nerd @defranca. Os caras do Nerdcast se auto-intitulam o “melhor podcast do muuundo”. Exageros à parte, eles já ganharam vários prêmios e, sem dúvida, o seu trabalho é primoroso e divertido. Melhor ainda, além dos papos sobre os mais variados aspectos da cultura nerd, eles também falam de história. E é aí que entra o nosso interesse imediato, e este é o tema principal deste artigo.

Nerdcast

Na palavra dos idealizadores do projeto, Nerdcast é o primeiro podcast totalmente nerd do Brasil. Criado em março de 2006, o Nerdcast é um papo bastante informal entre os criadores do site Alexandre Ottoni e Deive Pazos, e convidados variados. Eles conversam sobre os mais derivados assuntos do mundo nerd: filmes, tv, quadrinhos, história e literatura.

Quem escuta o programa, percebe que os caras gostam de história! E isto não é retórica, são horas e horas discutindo o assunto, em mais de uma dezena de temas. E eles não se contentam em falar de fragmentos do passado. Em um podcast, em especial, eles discutem o que aconteceria se a Alemanha tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial, no bom e velho “E se…”.

História

Vou dividir os temas e colocar uma breve sinopse (por eles elaborada), para facilitar a vida do querido leitor.

O último a chegar na Lua é mulher do padre: Saiba porque a humanidade foi buscar um nazista e um prisioneiro na Sibéria para chegar ao espaço, aprenda mais sobre o programa espacial do outro lado da cortina de ferro, conheça o primeiro cachorro-quente soviético e descubra se a Lua é realmente feita de queijo!

Histórias do Brasil: Império: Conheça as histórias exageradas de um imperador porradeiro, procure os franguinhos nos bolsos imundos de D. João VI, entre na fila para “conhecer” Carlota Joaquina e tome um café com o Poderoso Chefão nacional!

Máquinas de guerra – Antiguidade: Entenda o que foi o fogo grego, conheça o poder dos arcos ingleses, saiba que arma foi nomeada por um Papa, aprenda como vencer um cerco e organize-se na parede de escudos!

Mafia, Omertà e Vendetta!: Descubra como um simples negócio de proteção rural se espalhou pelos submundos das Américas, entenda a hierarquia da Cosa Nostra, conheça um verdadeiro sindicato do crime e aprenda a pronunciar Buscetta corretamente!

Operação Valquíria: Entenda por que General Ludwig Beck, General Henning Von Tresckow, General Friedrich Olbricht, Tenente Coronel Claus Von Stauffenberg e muitos outros planejaram e tentaram assassinar Adolf Hitler, saiba o que deu errado no dia 20 de julho e conheça um bem intencionado herói imortal.

1ª Guerra Mundial: Descubra que invenções da guerra você usa até hoje, conheça o assassinato mais atrapalhado da história, aprenda tudo sobre trincheiras e saiba por que essa guerra inaugurou o século XX.

A Guerra do Vietnã: saiba quando e porque começou toda essa confusão, aprenda sobre ética de guerra com Azaghâl, conheça a diferença entre derrota e “retirada estratégica” e descubra o que Emílio Santiago tem a ver com isso tudo.

Top Secret: Quais são as principais agências de inteligência do mundo? O que é preciso para entrar na ABIN? Quem roubou a primeira máquina ENIGMA? Árvores pulavam de pára-quedas na 2a Guerra? Por que agentes da CIA foram treinados pela Xerox? E qual é a lenda do espião lusitano preso no Brasil?

Japão – Quem tem Koku, tem Edo: Quais são as origens mitológicas desta terra distante? Como funcionava o feudalismo japonês? De onde surgiu a Katana? Quem eram os Shoguns? Como foi o reencontro do Japão com as culturas ocidentais na era Meiji? E o mais alarmante, quem foi o pervertido que inventou as máquinas vendedoras de calcinhas usadas?

Os verdadeiros Piratas do Caribe: Qual é a diferença entre um pirata, um corsário, um bucaneiro e um churrasqueiro? Quem foi Henry Morgan? Barba Negra? Black Bart Roberts? E como foi que deixaram essa bagunça toda acontecer?

THIS IS SPARTA!!!: Qual foi sua importância? Qual era a magnitude do império persa? Quem foram os grandes homens que precederam Xerxes, como seu pai Dario e seu avô, Ciro, o Grande? Como era o treinamento do soldado espartano, suas armas, defesas, táticas de guerra? E por que diabos eles gritavam tanto?

Todos os Nerdcasts levam a Roma: os nerds discutem sobre Júlio César, suas conquistas militares e políticas, os armamentos e a engenharia do império de 1000 anos. Filmes, livros, jogos… todas as nerdices levam a Roma!

Senta a Pua!: um pouco sobre a 2ª Guerra Mundial. Tema recorrente no mundo do cinema e dos games, de alguma forma, acaba fazendo parte da vida do nerd. O que aconteceu nos céus da Europa? Como o Brasil entrou na guerra? O que foi o esquadrão Jambock? O que era uma V2? Quais foram os projetos loucos da Luftwaffe? Por que o Jovem Nerd decidiu instalar Windows 95?

E se o 3º Reich tivesse vencido?: E se os Estados Unidos ficasse de fora da guerra na Europa, a Inglaterra fosse conquistada e a União Soviética deixada em paz? A guerra fria seria entre Alemanha e Rússia? Os EUA poderiam se tornar aliados do 3º Reich? O Holocausto seria encoberto e o Estado de Israel nunca existiria?

By | 2014-01-26T09:37:11+00:00 1 de setembro de 2009|Categories: Notícias|Tags: |7 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

7 Comments

  1. Geraldo 2 de setembro de 2009 at 10:53

    Que contribuição!! fica mais fácil e muito mais interessante para estudar e "curtir" história.

    Continuo aqui a mais uma vez pegar subsidios para meus estudos.

    Abraço

  2. Helton 2 de setembro de 2009 at 14:19

    muito interesante professor michel gostei do nerdcast
    SHOW DE BOLA

  3. Prof_Michel 2 de setembro de 2009 at 17:00

    Geraldo e Helton: Valeu o recado. Novas formas de aprender história são sempre bem vindas. Um grande abraço.

  4. Sabia 2 de setembro de 2009 at 18:26

    Nerd ? Sai de mim !!!
    posso até me dar bem nas matérias mas ODEIO escola :B E eu sou burro!! hahahahaha kkk

    xD Vlw Michel muito bom junto com história…

    Vc mesmo ja e um nerd.. haha

  5. Prof. Adinalzir 2 de setembro de 2009 at 23:31

    Valeu Michel!

    Muito interessante! Vivendo e aprendendo com você!

    Abraços, 🙂

  6. True João 7ºB 3 de setembro de 2009 at 18:09

    Muito legal esse negócio de aprender história divertida.

    Ao mesmo tempo que você aprende, você se diverte, e existe um equilíbrio entre os dois, não é como a maioria dos jogos educativos que são chatos, neste você realmente se diverte, o que é um incentivo à mais.

  7. Prof_Michel 3 de setembro de 2009 at 18:29

    Pois é, ainda acho que a diversão não deve ser uma meta na educação, mas a consequência de um trabalho bem feito.

Leave A Comment