Na prova do Enem 2012, tente resolver esta questão sobre os desdobramentos sociais do aprisionamento de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, no contexto da Descolonização Afro-Asiática. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova, assim como o resumo que você deve ler para aprofundar neste tema.
O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando
a) a ineficiência dos sistema judiciário inglês no território indiano.
b) o apoio da população hindu a prisão de Gandhi.
c) o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa.
d) a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi.
e) a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu.
[toggle title=”Confira a resolução ;)”]
Resposta: D
Habilidade: Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
Resolução: No processo de independência da Índia, Gandhi teve grande influência por defender a desobediência civil, de forma não violenta, contra os interesses ingleses. Na charge os manifestantes são representados pela figura de Gandhi e o carcereiro se apresenta receoso.
Resumo: Descolonização Afro-Asiática
[/toggle]
A Independência da India era inevitável, mas por mais politicamente incorreto que pareça ser é fato que a Inglaterra COLABOROU com o processo diante da inevitabilidade da situação E PELA PERCEPÇÂO QUE INGLATERRA AINDA LUCRARIA COM O PROCESSO. A INGLATERRA apoiou a independência da maioria de suas colonias e conseguiu manter uma dependência economca e tecnologica de suas ex-colonias sem o custo politico-militar de mantê-las como colônias verdadeiras. Ativamente apoiou a fragmentação política de grandes blocos coloniais que poderiam desafia-las nas futuras negociações e apoiou as inimizades etnicas e religiosas antigas na Africa e Ásia, CRIANDO vários Estados “nacionais” novos.