Questão: Crise no Período Regencial

Home » Questões » Questão: Crise no Período Regencial

Na prova do Enem 2010, tente resolver esta questão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que fizeram do período Regencial um dos mais turbulantes da história brasileira. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Cavalaria na Sabinada

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Período Regencial. Se você ainda não tem uma visão mais ampla do período, e ainda não domina os conceitos básicos deste conteúdo, sugerimos a leitura do Resumo: Período Regencial.

Questão

Questão 31

Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos “barões do café”, para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.

O contexto do Período Regencial foi marcado

a) por revoltas populares que reclamavam a volta da monarquia.
b) por várias crises e pela submissão das forças políticas ao poder central.
c) pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida.
d) pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos “barões do café”.
e) pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: E

Habilidade: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Comentários: O candidato de ficar atento nesta questão, pois pode ser levado a assinalar a alternativa B que, por sinal, não está incorreta. Afinal, os regentes é quem indicavam os presidentes das províncias, centralizando o poder. Aliás, este foi um dos fatores responsáveis pela eclosão de várias revoltas pelo país neste período. Porém, percebam que a letra E tem um encaixe melhor e mais harmônico com o enunciado da questão. Leia o Resumo: Período Regencial.

[/toggle]

By | 2014-01-17T18:42:07+00:00 27 de junho de 2012|Categories: Questões|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

Leave A Comment