Home/Questões/Questão: Cultivo de Cana-de-Açúcar

Questão: Cultivo de Cana-de-Açúcar

agosto 17th, 2012|Questões|5 Comments


Na prova do Enem 2011, tente resolver esta questão sobre os motivos que levaram a coroa portuguesa e introduzir a cultura do açúcar no Brasil, através do cultivo de cana-de-açúcar. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Plantação de Cana-de-Açúcar

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão trata do Ciclo do Açúcar e dos motivos que levaram Portugal a escolher este empreendimento para iniciar a colonização de nosso território. Para conhecer mais sobre este contexto, sugerimos a leitura do resumo sobre o Ciclo do Açúcar.

Questão

Questão 31

O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
(CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996)

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

a) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
b) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.
d) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
e) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: A

Habilidade: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.

Comentários: A partir do momento em que o comércio de especiarias provenientes da Índia começou a diminuir, Portugal passou a direcionar seus esforços para a nova terra conquistada. Para tornar o esforço de colonização e administração territorial lucrativos, foi escolhido um produto – neste caso, o açúcar – que pudesse ser produzido a partir de boas condições geográficas e que trouxesse muitos lucros à coroa. Veja no resumo sobre o Ciclo do Açúcar.

[/toggle]

5 Comments

  1. Klaus do Iate 17 de agosto de 2012 at 12:17 - Reply

    Os lusos teriam pelo menos 4 motivos bons para implantar a cana no Brasil.
    1) O açucar era um produto com com boa procura na Europa ocidental
    2) O nordeste tinha um solo bom para a cana (massapê)
    3) Os lusos já tinham uma boa experiência em plantar e vender o produto nas ilhas africanas ocidentais que possuiam.
    realmente o Brasil começou não só a se autopagar como gerar lucro a metropole com um bonus: O plantation da cana exigia mao de obra numerosa e barata, se possivel gratis (portanto escrava) para dar lucro. Como havia impeditivos a escravização do nativo (assunto legal para discussão), comerciantes luso-brasileiros de gente entre Brasil e Africa conseguiam lucros até maiores que os dos donos de engenho no Brasil!

  2. Klaus do Iate 17 de agosto de 2012 at 12:25 - Reply

    A cana era nativa de regioes quentes e pantanosas da Indonesia e India. Alex Magno ao conquistar o vale do Indo levou aquele bambu doce pra o delta do Nilo (pantanoso como as regioes de origem). Aquele mel vegetal fez sucesso entre elite e as mumias da epoca passaram a apresentar caries mais frequentes. As ilhas de tropical sempre umido de Cabo Verde tb foram acolhedores com a cana e a Zona da Mata Nordestina tb. E alem da coleta do arabutan temos outro mecanismo de sumiço da Mata Atlantica

  3. raissa 17 de dezembro de 2012 at 21:59 - Reply

    verdade

  4. RAIMUNDO FRANCISCO 19 de maio de 2013 at 17:03 - Reply

    QUAL É A RESPOSTA DESTA QUESTÃO ACIMA?

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.