Questão: Economia na Era Vargas

Home » Questões » Questão: Economia na Era Vargas

Na prova do Enem 1999, tente resolver esta questão sobre as mudanças econômicas que ocorreram no Brasil a partir do primeiro governo de Getúlio Vargas, denominado Era Vargas. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Desenho de Getúlio Vargas em meio a mudanças na economia

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 35

Os textos abaixo relacionam-se a momentos distintos da nossa história.

“A integração regional é um instrumento fundamental para que um número cada vez maior de países possa melhorar a sua inserção num mundo globalizado, já que eleva o seu nível de competitividade, aumenta as trocas comerciais, permite o aumento da produtividade, cria condições para um maior crescimento econômico e favorece o aprofundamento dos processos democráticos. A integração regional e a globalização surgem assim como processos complementares e vantajosos.”
(Declaração de Porto, VIII Cimeira Ibero-Americana, Porto, Portugal, 17 e 18 de outubro de 1998)

“Um considerável número de mercadorias passou a ser produzido no Brasil, substituindo o que não era possível ou era muito caro importar. Foi assim que a crise econômica mundial e o encarecimento das importações levaram o governo Vargas a criar as bases para o crescimento industrial brasileiro.”
(POMAR, Wladimir. Era Vargas – a modernização conservadora)

É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas nos textos são:

a) opostas, pois, no primeiro texto, o centro das preocupações são as exportações e, no segundo, as importações.
b) semelhantes, uma vez que ambos demonstram uma tendência protecionista.
c) diferentes, porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações.
d) semelhantes, porque consideram a integração regional necessária ao desenvolvimento econômico.
e) opostas, pois, para o primeiro texto, a globalização impede o aprofundamento democrático e, para o segundo, a globalização é geradora da crise econômica.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra C

Habilidade: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.

Comentários: Esta questão utiliza um texto da história recente, e um outro do período varguista. O primeiro, falando do processo de globalização, e como uma política de integração regional pode melhorar economia de um país. O segundo, destacando que a substituição de importações favoreceu o desenvolvimento industrial, a partir do governo de Getúlio Vargas.

[/toggle]

By | 2014-01-21T17:13:41+00:00 14 de junho de 2009|Categories: Questões|Tags: , , , , |9 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

9 Comments

  1. Anonymous 25 de junho de 2009 at 0:10

    Pena que você só deixe postados comentários positivos sobre a suas definições…

  2. Prof_Michel 25 de junho de 2009 at 8:50

    Não, apenas quero que, quem faça a crítica, me olhe no olho. Traduzindo: deixe o nome e uma forma de contato. Nada a ver comentar ou agir de forma anônima.

  3. Janaína 2 de outubro de 2012 at 14:30

    Gostei da questão e acertei. Essa foi fácil, daria pra acertar, mesmo sem estar por dentro dos assuntos, pois também se trata de interpretação de texto. Lógico que o conhecimento sobre o assunto é fundamental e logo Era Vargas, tem que saber mesmo porque questões desse assunto sempre têm em vestibulares e ENEM.

  4. Michel Goulart 2 de outubro de 2012 at 15:38

    Sim, Era Vargas está entre os temas mais cobrados do Enem. Falaremos disso mais adiante!

  5. Vanderleia 25 de outubro de 2012 at 21:02

    Oh povo invejoso. Prof. Michel você está de parabens, seu site é otimo. E se alguem ai não gostou faça o favor de procurar outro site pra estudar e não ficar fazendo criticas destrutivas!! Falta de educação. Tem gente que só vive procurando defeito no trabalho dos outros porque se incomoda em não ser capaz de fazer MELHOR!! Affs

  6. Michel Goulart 25 de outubro de 2012 at 21:37

    Hehe, aquele comentário já faz tempo, Vanderleia. Hoje, me preocupo mais com as centenas de spams que aparecem no blog todos os dias.

  7. Neilson Souza 20 de junho de 2013 at 15:09

    Professor parabéns o site é muito bom! Gostaria de ver um super simuladão de história há essa possibilidade?Abraço!

  8. renata vitorono 7 de outubro de 2013 at 7:55

    Legal Gostei esta me ajudando a estudar para a prova da caixa de 2013 ou 2014 desde ja estou me antenando nas questoes se puder me mandar mais dicas vai ser otimo ! bjs

  9. marian 12 de novembro de 2013 at 21:37

    ui muito legal

Leave A Comment