Home/Questões/Questão: História e Tempo

Questão: História e Tempo

julho 1st, 2009|Questões|10 Comments


Na prova do Enem 2001, tente resolver esta questão sobre a relação entre os fatos históricos e o tempo, comparando a Era Cristã com um dia de 24h. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Planeta terra no meio de um grande relógio

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Esta questão de história é criativa e foi bem elaborada. Ao comparar a Era Cristã com um dia de 24h, a questão mostra que o tempo é um importante fator para compreender a História, e um não vive sem o outro, afinal, os historiadores estudam os seres humanos em um determinado tempo.

Questão

Questão 45:

O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance.

– Quer dizer que a Idade Média durou dez horas? – Perguntou Sofia.
– Se cada hora valer cem anos, então sua conta está certa. Podemos imaginar que Jesus nasceu à meia-noite, que Paulo saiu em peregrinação missionária pouco antes da meia-noite e meia e morreu quinze minutos depois, em Roma. Até as três da manhã a fé cristã foi mais ou menos proibida. (…) Até as dez horas as escolas dos mosteiros detiveram o monopólio da educação. Entre dez e onze horas são fundadas as primeiras universidades.
(Adaptado de GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia, Romance da História da Filosofia. São Paulo: Cia das Letras, 1997).

O ano de 476 d.C., época da queda do Império Romano do Ocidente, tem sido usado como marco para o início da Idade Média. De acordo com a escala de tempo apresentada no texto, que considera como ponto de partida o início da Era Cristã, pode-se afirmar que

a) as Grandes Navegações tiveram início por volta das quinze horas.
b) a Idade Moderna teve início um pouco antes das dez horas.
c) o Cristianismo começou a ser propagado na Europa no início da Idade Média.
d) as peregrinações do apóstolo Paulo ocorreram após os primeiros 150 anos da Era Cristã.
e) os mosteiros perderam o monopólio da educação no final da Idade Média.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra A

Habilidade: Interpretar historicamente ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Comentários: Esta questão envolve uma mistura de debate filosófico, discussão sobre o tempo na história e uma pitada de cálculo matemático. Várias tentativas de inserir fatos históricos numa cronologia horária já foram feitas e esta é apenas mais uma na lista. Seguindo a progressão matemática lógica, chegamos ao resultado desta questão.

[/toggle]

10 Comments

  1. André Egg 2 de julho de 2009 at 15:39 - Reply

    Esta questão me pareceu muito bem elaborada, pois para acertar a resposta o aluno precisará saber que:

    (A) As grandes navegações começaram por volta de 1500, quando Espanhóis e Portugueses construíram um império mercantil que abrangeu todos os continentes;

    (B) A Idade Moderna coincide com as grandes navegações, por isso não começou no século X;

    (C) Que a fé cristã já era muito difundida mesmo quando era perseguida antes do século III – a partir de quando tornou-se religião tolerada e depois oficia;

    (D) interpretando o próprio enunciado da questão já se percebe que Paulo morreu antes do ano 75;

    (E) também pelo enunciado da questão sabe-se que os mosteiros perderam a proeminência educacional no século X – e a Idade Média terminou no início das grandes navegações.

    Essa interação entre os saberes é muito proveitosa…

  2. Prof_Michel 2 de julho de 2009 at 17:21 - Reply

    Pois é, isto é um modelo do que vai ser a prova do novo Enem: raciocínio e entrelaçamento dos saberes.

    Muito pertinentes as suas observações.

    Um grande abraço!

  3. Klaus do Iate 2 de junho de 2013 at 17:14 - Reply

    Mas os mosteiros perderam o monopolio da educação no fim da idade Media mesmo, ou como diz a Escala de tempo começando em meia-noite com cada hora valendo 100 anos “entre 10 e 11 horas são fundadas as primeiras universidades” , Logo E também está certa. Seculo X é bem mais proximo de seculo XV que do inicio do periodo V.

  4. Klaus do Iate 4 de junho de 2013 at 11:32 - Reply

    A Universidade de Bolonha foi fundada sob auspicios do Estado secular, na epoca em guerra com o papa, em 1088, ano mais próximo do fim da Idade Media (1453) que do início (476). O choque entre Estado e Igreja foi algo bem Moderno. Mas tudo bem a opção E poderia ser considerada errada porque 1088 está mais próxima do fim , mas ainda está muito na meiuca, onde as características medievais (feudalismo, supremacia da igreja) ainda eram muito fortes. Ainda ia estourar a Primeira Cruzada! Que questão mais interdisciplinar com matemática e história!

  5. Klaus do Iate 4 de junho de 2013 at 11:38 - Reply

    Os choques entre Estado e Igreja na Europa Ocidental de 1050 até a extinção da familia Hohestaufen e captura do papa Clemente VIII por rei francês é um evento tão grandioso quanto o Renascimento comercial e urbano e cheio de consequencias para historia europeia e mundial posterior. Sem estes dois eventos (choque Estado -Igreja e nascimento da burguesia) realmente a Idade Media europeia fica parecendo uma triste pasmaceira , uma pausa de mil anos, como disse Petrarca,e não o período vivo definidor que realmente foi.

  6. Klaus do Iate 11 de junho de 2013 at 8:22 - Reply

    ERRATA: Seculo XI (fundaçao da primeira universidade, sem vinculo com igreja, mas vinculada ao Estado está mais proximo do seculo XV que do seculo V.

  7. Klaus do Iate 11 de junho de 2013 at 8:24 - Reply

    Por isto a opção E tb estaria errada? Porque seria seculo XI e nao seculo X! Torno a falar que questao dificil!

  8. Klaus do Iate 11 de junho de 2013 at 8:26 - Reply

    O Mundo de Sofia é ótimo livro. O lado “conto’ dele fica meio non-sense do meio para o final , mas o resumo historico e das escolas filosoficas é muito didático.

  9. Letícia Paulina 7 de abril de 2015 at 20:26 - Reply

    questão muito bem elaborada, o raciocínio lógico é fundamental além dos conhecimentos que a pessoa adquire ao longo do tempo

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.