Home/Questões/Questão: Renascimento Cultural

Questão: Renascimento Cultural

junho 24th, 2009|Questões|2 Comments


Na prova do Enem 2001, tente resolver esta questão sobre as ideias progressistas de um monge franciscano do século XIII, inseridas no contexto das transformações do Renascimento Cultural. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Montagem com várias invenções do Renascimento

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 18: O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as idéias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (…) bata o ar com asas como um pássaro. (…) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”
(apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII, São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.).

Considerando a dinâmica do processo histórico, pode-se afirmar que as idéias de Roger Bacon

a) inseriam-se plenamente no espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade.
b) estavam em atraso com relação ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avanço científico da humanidade.
c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do método experimental nas invenções industriais.
d)eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na tradição e na teologia.
e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra E

Habilidade: Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Comentários: Esta questão utiliza o exemplo de um franciscano com ideias progressistas, que se posicionou contra ideias reacionárias da Igreja Católica na Baixa Idade Média. O candidato desatento pode achar que estas ideias estão inseridas no contexto histórico medieval, mas as grandes transformações culturais só foram ocorrer séculos depois, no Renascimento Cultural.

[/toggle]

2 Comments

  1. Klaus do Iate 29 de agosto de 2013 at 22:50 - Reply

    A Idade Media não era uma epoca avessa ao conhecimento. Na epoca brilhavam o imperio bizantino, o Islam , a China e o imperio asteca. Mas mesmo dentro da atrasada Europa Ocidental cristã, com sua nobreza semianalfabeta e cidades quase extintas, havia “grandes cabeções”. Infelizmente quase todos membros do clero, pois do contrario nem teriam acesso a alfabetização e ao estudo do que já se conhecia. Infelizmente porque estando dentro do “sistema”, estes intelectuais eram facilmente silenciados se suas descobertas aparentavam ameaça ao monopolio do conhecimento ou ao projeto papal de conquista de poder temporal, iniciado em 1050. Gente como Alcuino de York, Okham, Grossoteste, Dun Scoto, Tomas de Aquino…

  2. marieta teodor 31 de março de 2015 at 16:34 - Reply

    amei essa página

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.