Questão: Terrorismo

Home » Questões » Questão: Terrorismo

Na prova do Enem 2002, tente resolver esta questão sobre as diferentes formas de terrorismo que se manifestam em diferentes períodos históricos – o terrorismo dentro ou fora do Estado. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Terroristas com imagem de Bin Laden

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 28:

1: “(…) O recurso ao terror por parte de quem já detém o poder dentro do Estado não pode ser arrolado entre as formas de terrorismo político, porque este se qualifica, ao contrário, como o instrumento ao qual recorrem determinados grupos para derrubar um governo acusado de manter-se por meio do terror”

2: Em outros casos “os terroristas combatem contra um Estado de que não fazem parte e não contra um governo (o que faz com que sua ação seja conotada como uma forma de guerra), mesmo quando por sua vez não representam um outro Estado. Sua ação aparece então como irregular, no sentido de que não podem organizar um exército e não conhecem limites territoriais, já que não provêm de um Estado.”
(Dicionário de Política (org.) BOBBIO, N., MATTEUCCI, N. e PASQUINO, G., Brasília: Edunb, 1986).

De acordo com as duas afirmações, é possível comparar e distinguir os seguintes eventos históricos:

I- Os movimentos guerrilheiros e de libertação nacional realizados em alguns países da África e do sudeste asiático entre as décadas de 1950 e 70 são exemplos do primeiro caso.
II- Os ataques ocorridos na década de 1990, como às embaixadas de Israel, em Buenos Aires, dos EUA, no Quênia e Tanzânia, e ao World Trade Center em 2001, são exemplos do segundo caso.
III- Os movimentos de libertação nacional dos anos 50 a 70 na África e sudeste asiático, e o terrorismo dos anos 90 e 2001 foram ações contra um inimigo invasor e opressor, e são exemplos do primeiro caso.

É correto o que se afirma apenas em

a) l.
b) II.
c) l e II.
d) l e III.
e) II e III.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra C

Habilidade: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

Comentários: Estes fatos históricos ligados ao terrorismo, encaixam-se em discussões feitas em Geografia e Atualidades. É uma questão de humanas, no sentido literal.

[/toggle]

By | 2014-01-24T18:15:59+00:00 11 de julho de 2009|Categories: Questões|Tags: , , , , |10 Comments

About the Author:

Professor, historiador e blogueiro, já trabalhei em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Comecei a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula.

10 Comments

  1. Pérola Negra 11 de julho de 2009 at 21:31

    Olá Professor Michel,
    Eu sou Professora de Português e fico satisfeita em encontrar pessoas que também se preocupem com o futuro de nossa nação.
    Espero sempre encontrar cúmplices para a boa Educação.

    Pérolas a você!
    pertodasletras.blogspot.com

  2. Prof_Michel 12 de julho de 2009 at 19:49

    Oi, Pérola, obrigado pelo carinho. Um grande beijo

  3. Sonia Regly 13 de julho de 2009 at 0:38

    Já publiquei, ficou muito bonito. Passe por lá e dê o seu parecer. Obrigada

  4. Ana Paula 13 de julho de 2009 at 16:45

    Olá professor, estou no último ano de história e gostei de seus artigos. Sobre a Revolução Francesa, assisti um documentário e me chamou atenção o jornalista (não me recordo seu nome – acho que Marrah)que mais insitava as mortes na guilhotina e teve um quadro pintado em sua homenagem como se fosse um mártir. Meu tema de mestrado será a imprensa. Abraços.

  5. pedagogica mente blogando 13 de julho de 2009 at 16:57

    olá, michel.quando eu crescer,quero ser igual a você! kkkkkkkkkkseu blog continua bárbaro:inteligente, oportuno e bonito,além de tudo!parabéns!vera

  6. Prof_Michel 13 de julho de 2009 at 21:00

    Oi, Ana Paula, seja bem vinda. Que bom que você gostou do blog. Tenho uma colega historiadora cujo tema de TCC é também a imprensa. Um grande beijo

  7. Prof_Michel 13 de julho de 2009 at 21:04

    Obrigadooooo, Vera. Vamos seguindo em frente… o trabalho é árduo, mas vale a pena 😉

  8. Gean 12 de agosto de 2009 at 21:06

    Michel,
    Na minha opinião o terrorismo seria uma ''revolução'' uma forma de lutar pelo querem.
    Poderia se comparar, talvez, ao iluminismo, pessoas contra seu estado querendo mudanças, ou a revolução francesa, mas nos dos casos deve se tirar um pouco de agressividade, e armamento.

    Obs: Quando falo em armamento, não compara hoje com aquela epoca e sim o poder do estado comparado ao poder dos revoltados, hoje os terroristas tem muito mais poder.

  9. Sabia 27 de agosto de 2009 at 16:28

    Muito interessante esta questão !! Gostei de ler!

  10. Stefano 7 de Janeiro de 2010 at 19:17

    EUA são os grandes terroristas

Leave A Comment