Home/Questões/Questão: Movimento Abolicionista

Questão: Movimento Abolicionista

novembro 28th, 2009|Questões|7 Comments


Na prova do Enem 2009, tente resolver esta questão sobre o movimento abolicionista no Brasil, liderado por figuras como Joaquim Nabuco, e que acabou levando à abolição do escravismo no país. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Charge de Ângelo Agostini mostrando o movimento abolicionista

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 39:

O abolicionista Joaquim Nabuco fez um resumo dos fatores que levaram à abolição da escravatura com as seguintes palavras: “Cinco ações ou concursos diferentes cooperaram para o resultado final: 1.º) o espírito daqueles que criavam a opinião pela idéia, pela palavra, pelo sentimento, e que a faziam valer por meio do Parlamento, dos meetings [reuniões públicas], da imprensa, do ensino superior, do púlpito, dos tribunais; 2.º) a ação coercitiva dos que se propunham a destruir materialmente o formidável aparelho da escravidão, arrebatando os escravos ao poder dos senhores; 3.º) a ação complementar dos próprios proprietários, que, à medida que o movimento se precipitava, iam libertando em massa as suas ‘fábricas’; 4.º) a ação política dos estadistas, representando as concessões do governo; 5.º) a ação da família imperial.”
(Joaquim Nabuco. Minha formação. São Paulo: Martin Claret, 2005, p. 144 (com adaptações)).

Nesse texto, Joaquim Nabuco afirma que a abolição da escravatura foi o resultado de uma luta

a) de idéias, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que libertavam seus escravos, de estadistas e da ação da família imperial.
b) de classes, associada a ações contra a organização escravista, que foi seguida pela ajuda de proprietários que substituíam os escravos por assalariados, o que provocou a adesão de estadistas e, posteriormente, ações republicanas.
c) partidária, associada a ações contra a organização escravista, com o auxílio de proprietários que mudavam seu foco de investimento e da ação da família imperial.
d) política, associada a ações contra a organização escravista, sabotada por proprietários que buscavam manter o escravismo, por estadistas e pela ação republicana contra a realeza.
e) religiosa, associada a ações contra a organização escravista, que fora apoiada por proprietários que haviam substituído os seus escravos por imigrantes, o que resultou na adesão de estadistas republicanos na luta contra a realeza.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra A

Habilidade: Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

Comentários: Esta questão aborda as forças responsáveis pelo fim da escravidão no Brasil, em 1888. Existe apenas uma alternativa que contempla o conjunto de fatores que Nabuco apresenta em seu texto.

[/toggle]

7 Comments

  1. Anonymous 28 de novembro de 2009 at 18:27 - Reply

    oi o prof voce nao poderia colocar um link no teu blog para entrar no meu http://www.todomundogostadochris.blogspot.com

    Luan
    7b

  2. Prof_Michel 29 de novembro de 2009 at 17:11 - Reply

    Luan, amanhã eu vou dar uma olhada com calma.

  3. Igor Fontana 30 de novembro de 2009 at 10:55 - Reply

    Acertei essa Michel 😉

  4. Silvana Nunes .'. 30 de novembro de 2009 at 14:01 - Reply

    Salve !
    Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER… em
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
    Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
    Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira … e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.'.

  5. Prof_Michel 30 de novembro de 2009 at 14:41 - Reply

    Oi, Silvana, acho que nunca tive um comentário tão extenso. Gostei das tuas idéias. Você deveria participar do movimento: "Eu, Você, Todos pela Educação". Valeu a visita e o comentário. Um grande abraço.

  6. Igor Fontana 30 de novembro de 2009 at 16:58 - Reply

    Esse comentário deveria valer por 3 =D

Leave A Comment