Home/Questões/Questão: Carlos Lacerda

Questão: Carlos Lacerda

fevereiro 1st, 2010|Questões|2 Comments


Na prova do Enem 2008, tente resolver esta questão sobre o jornalista Carlos Lacerda e seu papel na república brasileira, a pressão sobre Getúlio Vargas e outros presidentes do período democrático. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Jornalista Carlos Lacerda cercado por vários aliados

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 61:

O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse.
(Hélio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da missão cumprida. In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptações)).

Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevantes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetória democrática do país, conclui-se que

a) a cassação do mandato parlamentar de Lacerda antecedeu a crise que levou Vargas à morte.
b) Lacerda e adeptos do getulismo, aparentemente opositores, expressavam a mesma posição político-ideológica.
c) a implantação do regime militar, em 1964, decorreu da crise surgida com a contestação à posse de Juscelino Kubitschek como presidente da República.
d) Carlos Lacerda atingiu o apogeu de sua carreira, tanto no jornalismo quanto na política, com a instauração do regime militar.
e) Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra E

Habilidade: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Comentários: A questão trata de Carlos Lacerda, um dos maiores opositores de Getúlio Vargas, e responsável direto pela dor-de-cabeça de Juscelino Kubitsheck. O embate entre Kubitscheck e Lacerda é o tema desta questão. No mais, eliminamos alternativas absurdas e/ou anacrônicas.

[/toggle]

2 Comments

  1. J. G. Fajardo - Pintor e Desenhista Hiperrealista 21 de março de 2010 at 1:18 - Reply

    Excelente o trabalho de pesquisa abrangente sobre Carlos Lacerda. Mais uma boa contribuição para a memória do país. Sou artista plástico, pintor e fiz um óleo sobre madeira com a figura do jornalista e político Carlos Lacerda, para a exposição A Cara do Rio-2010. Está exposto no Centro Cultural dos Correios junto com trabalhos de mais de 100 artistas, que homenageiam a cidade do Rio. Possivelmente fará parte do calendário oficial da capital. O título de minha pintura é "O Mago das Palavras". Alguns admiradores do tribuno apreciaram a pintura que contém elementos de seu universo intelectual, afinal, Lacerda era um homem da palavra falada, escrita, gravada, impressa… enfim, era um homem do verbo. Obrigado pela oportunidade,
    J. G. Fajardo – pintor de retratos

  2. Prof_Michel 21 de março de 2010 at 21:56 - Reply

    Oi, Fajardo, certamente seus quadros devem ser de grande qualidade, considerando que o seu pensamento e escrita também são. Sucesso, amigo!

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.