Home/Questões/Questão: Judaísmo e Islamismo

Questão: Judaísmo e Islamismo

dezembro 14th, 2009|Questões|12 Comments


Na prova do Enem 2008, tente resolver esta questão sobre aspectos de ordem cultural e histórica que unem o islamismo e o judaísmo, duas das maiores religiões da atualidade. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Judeu e Muçulmano abraçados

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 42:

Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto.

Essa regra pode ser entendida como

a) uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.
b) um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.
c) uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.
d) uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.
e) uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra E

Habilidade: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Comentários: Apesar de parecer simples, esta questão pode ser uma “pegadinha”. Isto porque o candidato pode ficar em dúvida nas letras A e C. Apesar de algumas semelhanças nos dogmas e manifestações religiosas, o Islamismo não surgiu do Judaísmo.

[/toggle]

12 Comments

  1. Geraldo 14 de dezembro de 2009 at 16:56 - Reply

    Olá Michel,

    Esta questão é um pouco mais dificil resolução, porém devemos levar em conta também a confusão entre os filhos de Abrahão : Issac e Ismael, geralmente usa-se como exemplos dos troncos de Israel – judeus (Issac) e Islã (Ismael)

    Abraço

  2. Prof_Michel 14 de dezembro de 2009 at 16:57 - Reply

    Verdade, Geraldo, Ismael é o filho do deserto, filho não tão bastardo de Abraão.

  3. Ebrael Shaddai 14 de dezembro de 2009 at 17:44 - Reply

    Os árabes não surgiram de Israel, que era o nome de Ya'akov (Jacó), neto de Abraão, ou seja, "sobrinho" dos árabes ismaelitas. Os árabes e os judeus são povos "irmãos", filhos do mesmo pai Abraão (para os árabes, Ibrahim). Mas como a história conta, Ismael sendo filho da escrava, então os áraes passaram à história como "bastardos", e os judeus, como filhos "legítimos".

    Abs!!

  4. Prof_Michel 14 de dezembro de 2009 at 17:55 - Reply

    Exato, Ebrael, e como irmãos deveriam ser considerados e respeitar-se como tal. O fato de Ismael ter sido filho de escrava, não legitima os judeus como superiores e os árabes como inferiores. Aliás, a idéia de povo escolhido e legítimo foi resignificada com o apostolado de Jesus Cristo.

    Shalom Salaam

  5. José Paulo Dal Toé Pozzobon 10 de maio de 2010 at 19:58 - Reply

    Mas Michel, essas duas religiões tem mais semelhanças ou diferenças entre si?

    P.S: Nunca vi atentado terrorista gerado por causa do Judaísmo…

  6. Prof_Michel 10 de maio de 2010 at 22:40 - Reply

    É que existem interpretações do Alcorão (livro sagrado islâmico) que fundamentam estas práticas.

  7. José Paulo Dal Toé Pozzobon 11 de maio de 2010 at 14:01 - Reply

    Sim, sim. tu ja mencionasse uma vez na sala que eles acreditam que quem faz um atentado terrorista desses em nome de Alá, vai pra um paraíso, onde fica cheio de mulheres a disposição e etc.
    Mas essas religiões tem a ver uma com a outra?

  8. Prof_Michel 11 de maio de 2010 at 16:47 - Reply

    Tem tudo a ver, pois os postulados do Islamismo têm origem no Judaísmo. Ou seja, religiões irmãs que maltratam umas às outras. Contradições do ser humano…

  9. Victória 3 de janeiro de 2013 at 17:56 - Reply

    Prof. Michel, na explicação dessa questão diz que “o Islamismo não surgiu do Judaísmo”, porém na parte do quiz e dos flashcards (http://quizlet.com/6354212/civilizacao-hebraica-flash-cards/) que postado foi no site está escrito sobre o judaísmo que é “religão dos antigos hebreus, deu origem ao cristianismo e islamismo”. Muito contraditória, qual das duas informações está correta?

    • Michel Goulart 4 de janeiro de 2013 at 8:41 - Reply

      Boa questão, Victória. É por causa da interpretação. No caso desta questão, a alternativa diz que o islamismo surgiu diretamente do judaísmo, o que não é verdade.

  10. Priscilla de Souza Moreira 26 de setembro de 2013 at 9:35 - Reply

    Olá professor,
    Os conflitos entre esses dois povos tem se estendido até os dias de hoje, devido a volta dos israelitas para a Palestina, onde há uma constante disputa territorial. Gostaria de entender o que motivou a ONU a criar este Estado de Israel em 1948, retirando os árabes do local, mesmo sabendo que isso geraria conflitos.

  11. Klaus do Iate 2 de janeiro de 2014 at 19:48 - Reply

    Nao foi a ONU. O movimento sionista (reconstrução de um territorio nacional judeu, coisa que nao existia desde o Imperio romano), apesar de datar do sec XIX, ganhou muita força, paradoxalmente. apos o Holocausto. A regiao Palestina/Israel na pratica era governada pelos ingleses antes de 1948. Os ingleses e americanos a revelia da ONU, que queria a divisao do territorio para as duas etnias, apoiou na maciota o Movimento Sionista tomasse todo o territorio. A Inglaterra CRIOU muitos Estados que antes pertenciam a seu imperio colonial. Ela era uma potencia colonialista que mais cedo notou que apoiar movimentos anticolonialistas de suas proprias colonias era mais lucrativo. No caso, de Israel-Palestina a questão era mais delicada , mas presença do Ocidente precisava a todo preço ser mantida de modo mais intenso, por questoes da produção de petroleo e da Guerra Fria. A ONU não tinha e nao tem exercito proprio , por isso sua resoluções podem ser tacitamente ignoradas como foi invasao do Iraque pelos EUA e seus aliados.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.