Na prova do Enem 2009, tente resolver esta questão sobre os locais que serviam de habitação para os reis absolutistas, no contexto do antigo regime na França. A resolução está logo abaixo da questão, com comentários e habilidades cobradas na prova.

Salão dos espelhos no Palácio de Versalhes

Para ter mais informações sobre este exame nacional, fique atualizado nas notícias sobre o Enem.

Questão

Questão 51:

O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França, de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais.
(ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987)

Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é

a) o palácio de Versalhes.
b) o Museu Britânico.
c) a catedral de Colônia.
d) a Casa Branca.
e) a pirâmide do faraó Quéops.

[toggle title=”Confira a resolução ;)”]

Resposta: Letra A

Habilidade: Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Comentários: O Palácio de Versalhes representou o desenvolvimento da monarquia absolutista na França. Seus luxuosos cômodos e a decoração sofisticada imprimiam a distinção social e cultural responsável pela reafirmação da autoridade real no país. Nenhuma das outras alternativas está relacionada ao absolutismo francês .

[/toggle]